Como escolher o bolo de casamento ideal

Sem um bolo de casamento, sem dúvida seu casamento não seria o mesmo, afinal de contas, o bolo é um símbolo tradicional da festa e marca a comemoração. Geralmente, o corte do bolo serve para que os noivos realizem o tradicional brinde e tirem fotos descontraídas.

bolo de casamento

Foto: (c) Can Stock Photo

Como existe uma grande variedade de bolos de casamento, é importante avaliar todas as opções com bastante calma, para que o tipo de bolo para casamento seja o mais adequado para a cerimônia em questão.

Levando em conta as dificuldades que você pode ter ao escolher o bolo do seu casamento, separamos algumas dicas que podem facilitar a escolha, considerando diferentes sabores, decorações, estilos e outros fatores ligados ao bolo.

Confira algumas dicas essenciais para escolher o bolo de casamento ideal

1. Como escolher um bom profissional responsável pelo bolo

Um dos primeiros passos é encontrar um profissional bastante conceituado, que esteja disposto a colocar as suas ideias em prática, sejam elas simples ou extravagantes.

Mais do que oferecer opções que estejam dentro do orçamento do casal, o profissional que vai confeccionar o bolo deve ter um portfólio acessível, para que você tenha condições de visualizar as outras obras feitas por ele. Só não deixe para fazer isso nos últimos instantes, pois os melhores confeiteiros costumam ter a agenda lotada.

2. Qual será o estilo do bolo?

Diversos elementos precisam ser considerados na hora de definir o estilo do bolo de casamento:

• Salão onde o evento será realizado
• As cores da decoração
• O tipo de cerimônia (tradicional, temática, etc.)

Além da parte externa do bolo, é importante não errar no recheio. Você pode optar por um bolo comum, com a cobertura desejada e o recheio comestível, ou você pode ter um bolo artificial, que tenha a cobertura desejada, mas cujo recheio seja oco ou de um material não apropriado para a ingestão, oferecendo outro bolo aos convidados.

• Confira abaixo algumas fotos de bolo de casamento:

Caso opte pela segunda alternativa, o bolo artificial ficará exposto e o bolo que será comido deve permanecer na cozinha do local, sendo servido após o corte simbólico do outro bolo.

O estilo do casamento é um dos grandes detalhes para a decoração do bolo, pois casamentos mais românticos requerem:

• Bolos brancos ou em tons mais claros
• Decorações com laços
• Tendo flores e outras figuras delicadas

Por sua vez, os casamentos mais ousados e informais podem ter coberturas em tonalidades mais marcantes e com detalhes personalizados, como noivinhos parecidos com o casal.

Em relação ao aspecto do bolo, os modelos mais comuns têm três andares e são redondos. No entanto, você pode usar a sua criatividade e montar um bolo em formatos diferenciados.

3. Saiba como escolher o sabor do bolo

A preferência dos noivos também deve estar refletida no sabor do bolo, afinal, não adianta ter um bolo com um belo visual se o gosto for desagradável. Ao degustar inúmeros tipos de bolos antes da escolha, dê preferência por sabores que possam ser apreciados pela maioria dos convidados.

Em geral, os bolos de casamento mais populares são os feitos com:

• Pasta americana
• Glacê mármore
• Creme de manteiga
• Marzipan
• Trufas de morango, entre outros sabores

Caso a data marcada seja em um período de calor ou caso a festa aconteça ao ar livre, (As vantagens de um casamento ao ar livre) recomenda-se evitar coberturas que possam derreter sem a devida refrigeração. As mais resistentes usadas em casamentos são as de marzipan e de pasta americana.

Outra tendência é não ter medo de fazer combinações de sabores, fugindo dos convencionais bolos de nozes e chocolate com massa branca. Dependendo da personalidade dos noivos, é possível arriscar e incluir geleias de frutas, mousse de maracujá e outras opções criativas, que podem ser misturadas com massas mais básicas, desde que o resultado não fique enjoativo ou estranho.

Ao seguir as nossas dicas, você terá como escolher o bolo de casamento ideal para o seu matrimônio!

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo & Divulgação

Confira também

# O significado das cores na decoração do casamento
# Lista de presentes de casamento: saiba o que pedir
# [Check list de casamento] – Lista de preparativos para casamento
# [Cálculo de bebidas] – Bebidas para o casamento: como calcular

Loading...
3 Comentários em Como escolher o bolo de casamento ideal

Deixe seu comentário