Como engravidar rápido

O momento definitivo chegou: você decidiu ser mãe! A realização do sonho nem sempre é como imaginamos e o caminho até a gestação pode ser longo. Para encurtar a sua jornada até a concepção, não deixe de conferir as nossas dicas para engravidar rápido!

Descubra o período certo!

Não basta apenas parar de tomar pílula, o organismo também precisa estar com um campo fértil para que o seu bebê seja bem recebido. Veja como saber a hora certa de ter relações e aumentar as chances da gravidez.

Primeiramente descubra como funciona o seu ciclo menstrual: quando você descobre o dia da ovulação fica muito mais fácil para engravidar, pois os espermatozóides precisam encontrar o óvulo para poderem ser fecundados. O período fértil, quando há a ovulação, dura seis dias e o cálculo para descobri-lo é o seguinte:

calendário menstruação

Foto: Divulgação

– Pegue o calendário e calcule qual seria a data da próxima menstruação (o primeiro dia do ciclo, quando desce o sangue). Você não tem idéia de quando pode descer? Ok, então veja qual a média dos seus ciclos menstruais.

– Por exemplo, em janeiro o sangue desceu 23 dias depois da menstruação de dezembro, em fevereiro veio depois de 23 dias. Neste caso, o seu ciclo dura 23 dias.

Depois de descobrir a data da próxima menstruação através da média do seu ciclo, conte quatorze dias para trás.

Não estou conseguindo calcular, o que eu faço?

Não se preocupe, o cálculo é realmente chatinho de ser feito! Para te auxiliar a não errar na conta, você pode usar um kit de ovulação vendido em farmácias. Este kit tem um ponto positivo e um negativo, o lado bom dele é: você vai ter um resultado eficaz que diz exatamente o dia anterior à sua ovulação.

O lado ruim é que se você fizer o teste em um dia que não está ovulando o resultado será negativo e você terá que ir usando o teste (geralmente vêm apenas cinco coletores de urina) até saber o dia ideal.

O valor deste kit varia entre R$ 28 a R$ 38. (quanto mais coletores tiver, mais caro é o produto).

Se você está sem dinheiro e ainda não tem certeza da data da ovulação, faça um teste caseiro bem simples: quando aquele muco clarinho aparecer na calcinha, passe ele no polegar e no indicador e veja a consistência dele.

-> Teste caseiro para saber se estou grávida

Se o mesmo esticar quando você separar os dedos e romper facilmente, isso significa que a ovulação ainda não está acontecendo. Caso ele estique e mantenha-se, parta para a cama, pois é hora de fazer um bebê!

Dicas práticas para engravidar

Estas dicas são quase como receitinhas da vovó, mas dão super certo!

– Faça exames, não espere tentativas frustradas para só então procurar um médico. Agende uma consulta no ginecologista e veja como seu sistema reprodutor está funcionando.

Se a sua menstruação é irregular, fique atenta e faça exames para saber se há cistos no seu ovário, pois a síndrome dos ovários policísticos diminui a taxa de fertilidade da mulher devido ao desequilíbrio hormonal provocado pelo cisto.

teste de gravidez

Foto: (c) Can Stock Photo

– Esta é uma crença, mas muitas mulheres gostam de segui-la: após a relação, permaneça deitada de barriga para cima por, pelo menos, 15 minutos e não lave a vagina para não matar alguns espermatozóides.

– Evite sabonetes íntimos (que alteram o ph da vagina) e cremes e pomadas. Ambos podem atrapalhar a sua taxa de fertilidade durante o período fértil.

– Tenha uma dieta saudável e aproveite os nutrientes dos alimentos que ajudam o seu corpo a estar no ponto ideal. Coma ovos, vegetais, folhas verdes, carne sem gordura, pães integrais e suco de frutas. Estes produtos contêm vitaminas que auxiliam o equilíbrio hormonal e previnem o aborto.

– Evite stress e ansiedade. Para isso, comece a fazer uma atividade física!

– Durante o período fértil, diminua a ingestão de carboidratos como massas e arroz, pois eles alteram o ph da vagina.

– Não fume ou beba álcool (ambas reduzem consideravelmente as chances de uma gravidez.)

– Faça a relação sexual quando o seu corpo estiver numa temperatura mais elevada. Para saber a hora certa, faça um pequeno diário e tire a sua temperatura nos mesmos horários. Depois analise em quais horários o seu corpo absorve mais calor.

Por Samantha Alievi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo & Divulgação

Confira também

# Menstruação atrasada: é normal a menstruação atrasar?
# Como saber se estou grávida?
# [Teste de Gravidez] – Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de gravidez?
# [Sintomas de Gravidez] – Quando começam a aparecer os primeiros sinais de gravidez?

Loading...
1 Comentário em Como engravidar rápido

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção. Antoine de Saint-Exupéry