Como eliminar o esverdeado do cabelo

Loiras por natureza ou loiras pela tinta, fato é que essas mulheres ficam com um certo receio antes de entrarem no mar ou numa piscina, por exemplo.

Não por causa da escova ou da chapinha, mas é porque os cabelos descoloridos podem sofrer com a ação do cloro ou do sal, adquirindo o já conhecido tom de verde. Sem falar no tom esverdeado que o cabelo pode ganhar após a tintura.

Confira a seguir algumas dicas do que fazer para evitar esse efeito!

cabelo loiro

Foto: (c) Can Stock Photo

Por que o cabelo fica verde?

Cabelos loiros são mais ressecados e porosos do que as outras tonalidades. Misture isso a uma substância chamada sulfato de cobre, acrescente o cloro usado para tratar piscinas e pronto, você ficará com o cabelo um tanto verde.

– O sulfato de cobre se liga à queratina (principal substância capilar), deixando o aspecto esverdeado nos fios. Nem só o sulfato de cobre pode deixar o cabelo verde.

– O Sol também pode oxidar a estrutura interna dos fios e deixa-los mais ressecados, porosos e…verdes. Quando não foram bem aplicadas, algumas tinturas (as mais claras e com pigmentos prateados) também podem deixar o cabelo verde.

Dá pra evitar?

Evitar completamente só se você não entrar na piscina. Entretanto, essa é uma tarefa meio impossível no verão, certo? As dicas são:

1. Hidrate os semanalmente para evitar o ressecamento, evitando que os fios fiquem porosos e “prontos” pra receber o sulfato de cobre.

2. Se puder, evite molhar o cabelo.

3. Mantenha-o preso num rabo de cavalo.

4. Abuse de chapéus e bonés.

5. Passe produtos hidratantes sem enxágue (leave-in) específicos para situações ‘verão’, como Sol, mar e piscina.

Dá pra tirar o esverdeado?

Vai depender do quão verde seu cabelo ficou. O mais indicado é ouvir a avaliação de um profissional para que ele lhe indique qual o melhor procedimento a ser feito. Na maioria das vezes, os profissionais aplicam uma nova camada de cor nos cabelos.

eliminar o esverdeado do cabelo

Foto: (c) Can Stock Photo

Existem também produtos feitos para esse fim. Um deles é o Clarifier, da Senscience, mas ele só pode ser usado (e só é encontrado) em salões de beleza. Se você quiser, pode tentar algumas receitas caseiras que dão uma amenizada no problema.

Uma delas é: lave os cabelos com um xampu anti-resíduos; em seguida, aplique leite integral em todo o cabelo, deixando agir por 30 minutos; pra finalizar, aplique uma máscara para cabelos loiros. Caso seus cabelos continuem verde, repita a aplicação de leite quantas vezes achar necessário para eliminar a cor esverdeada.

Outra receita é: misture ao xampu uma leve quantidade de água oxigenada de 20 volumes.

Se ainda assim seu cabelo continuar verde, não hesite em procurar um bom profissional de beleza. Se seu cabelo ficou verde depois da tintura, não se atreva a tentar corrigi-lo sozinha.

Para corrigir a tonalidade dos fios, vá até um salão de beleza, pois para cabelos esverdeados devido à tinta não há receitas caseiras. Isso vai depender da cor original dos seus fios, do quão manchado ele ficou e do estado dele (se está muito quebradiço ou ressecado).

Cuidados

Se já no dia-a-dia a gente precisa dar uma atenção especial aos fios descoloridos, imagina quando aliamos piscinas e mar! A regra é hidratação e proteção. Faça uma hidratação por semana (com máscaras recheadas de queratina e vitaminas para reporem a massa dos fios), invista em protetores solares capilares (sim, eles já existem) e abuse dos leave-in após o banho de mar/piscina.

Quando possível, proteja seus cabelos dos raios solares. Não prenda seus cabelos ainda molhados, e penteie-os com pentes de dentes largos para não quebrar os fios. Dê um tempo de outras químicas, e caso não consiga se separar do secador e da chapinha, use produtos termo ativados para proteger o cabelo do calor.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens:  (c) Can Stock Photo

Confira também

# Alimentos que aumentam o brilho dos cabelos
# Como cuidar dos cabelos tingidos no verão
# [Cabelo caindo, o que fazer?] – Queda de cabelo: causas, prevenção e tratamento
# [Creme sem enxágue] – Saiba como usar corretamente os cremes sem enxágue

Loading...
1 Comentário em Como eliminar o esverdeado do cabelo
  • Laise Rios disse:

    para tirar o esverdeado do cabelo faça um shampoo com os seguintes produtos: ( um pouco de vinagre de maçã , umas gotinhas de shampoo e um pouco de condicionador )
    lave o cabelo normal depois aplique esta formula enluvando todo o cabelo , pelo menos uns 5 minutos e é só enxaguar .

  • Deixe seu comentário