Cólica menstrual forte: dicas e tratamentos

Dá até um friozinho na barriga quando o período menstrual está próximo; dali a uns dias você vai ter que passar novamente pela tortura da cólica. Há as sortudas que não sentem nada, só um leve desconforto, mas para boa parte das mulheres, esta é a época que o útero se contrai de tal forma, que você se contorce e fica isolada num canto, só esperando que aquela dor vá embora.

cólica menstrual

Foto: (c) Can Stock Photo

A cólica menstrual é causada por uma substância que contrai o útero para que ele elimine o endométrio, uma camada interna do útero, que sai em forma de sangramento.

-> O que é menstruação? Confira as fases do Ciclo Menstrual

Se você já realizou uma consulta no ginecologista e ele constatou que as cólicas não são originadas por um problema ginecológico, as nossas dicas poderão te ajudar, mas se você nunca foi ao médico, sente dores terríveis que nunca diminuem, vá se consultar! A endometriose pode estar causando tanto sofrimento.

Dicas

1. O stress pode favorecer o aumento da cólica menstrual. Dizer para você evitar se estressar é fácil, mas se possível, tente mudar a sua postura diante dos problemas. Procure por terapias alternativas que lhe darão bem-estar e conseqüentemente a diminuição das temíveis cólicas menstruais.

2. Outro fator que contribui para as cólicas é a alimentação, que pode estar carecendo de produtos ricos em magnésio e cálcio, que previnem a cólica e têm ação antiinflamatória. O leite, a aveia, alguns peixes e os vegetais escuros têm nutrientes que regulam o metabolismo e relaxam os músculos, tente incluir pelo menos um deles na sua dieta.

3. Os exercícios físicos também ajudam a reduzir a dor devido à liberação de endorfina, que funciona como um analgésico natural. O bem estar causado pela substância tem como conseqüência a diminuição dos níveis de cortisol (responsável pelo stress) e o relaxamento dos músculos.

4. Durante a semana do período menstrual, evite tomar chá preto, refrigerante à base de cola, álcool e café. Estas bebidas contêm cafeína, que acentua as contrações dos músculos da região do baixo ventre, entre eles, o útero.

Tratamento

Quando a cólica é muito forte, a única solução é um analgésico ou em alguns casos, um antiinflamatório. Não vá até a farmácia e peça a ajuda do balconista, procure um médico que vai receitar o remédio ideal para a sua dor.

medicamentos contra cólica

Foto: (c) Can Stock Photo

Quem odeia remédios ou ainda não foi ao médico, pode tentar algumas soluções caseiras

– Coloque uma bolsa de água quente no abdômen e fique bem quietinha na cama. O calor da água dilata as veias ajudando o fluxo sanguíneo e relaxa a musculatura do útero.

– Se você não tem uma bolsa, deite de bruços com um travesseiro comprimindo a sua barriga. A dor é amenizada com este ato, mas se você tem cólica com dor nas costas, isso fica impossível, então fique na posição fetal e abrace um travesseiro.

– Tomar um banho morno relaxa os músculos e auxilia na diminuição da intensidade da dor. Uma massagem no abdômen também é uma boa dica, faça movimentos circulares no sentido horário fazendo uma leve pressão na região abaixo do umbigo. O movimento não deve ser muito forte, é preciso que seja confortável para você e não cause aumento da dor.

– Tomar pílula anticoncepcional ajuda a diminuir a cólica, algumas mulheres até não sentem nenhuma dor depois que começaram a fazer o seu uso. Contudo, se você não tem uma vida sexual ativa e seu ginecologista não indicou nenhum remédio, não faça o uso da pílula por conta própria.

Cada mulher tem uma taxa hormonal, se você tomar o mesmo remédio que a sua amiga, você poderá estar aumentando um hormônio que já está em excesso. Pílula somente com a indicação do ginecologista!

Por Samantha Alievi
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Chás para descer a menstruação
# Sintomas da menstruação
# [Dúvidas sobre Menstruação] – Menstruação atrasada, o que pode ser?
# [Atraso Menstrual] – Até quantos dias é normal a menstruação atrasar?

Loading...
1 Comentário em Cólica menstrual forte: dicas e tratamentos
  • Aline disse:

    Nossa adorei essas dicas muito boas 😀

  • Deixe seu comentário