Ciclo menstrual: veja alguns distúrbios menstruais

O ciclo menstrual faz parte da natureza de todas as mulheres, contudo, para uma parcela delas, nem sempre ele é saudável e a chegada da menstruação acaba sendo um momento de sofrimento. (Cólica menstrual forte: dicas e tratamentos)

Os distúrbios menstruais, que causam aumento da quantidade, freqüência ou duração do sangue, são mais do que um simples incômodo: eles acarretam em fraqueza e até anemia!

Como funciona o nosso ciclo

Numa menstruação saudável o ciclo acontece da seguinte forma: os hormônios desencadeiam um processo de liberação do óvulo para que ele seja fecundado e enquanto isso, o útero começa a se preparar para este óvulo que logo se tornará um embrião.

menstruação colicas

Foto: (c) Can Stock Photo

Quando não há o encontro do óvulo com o espermatozóide começa a ocorrer a descamação do endométrio, que origina a menstruação.

A menstruação normal dura entre 3 a 5 dias, e em alguns casos ela pode ir um pouco além chegando até sete dias, mas após o quinto dia, o fluxo diminui consideravelmente. (Sintomas da menstruação)

Num ciclo saudável, a quantidade de sangue perdido é como a metade de um copo de requeijão, ou seja, uns 80 ml. Também é comum que, juntamente com o sangue, também saia um tecido, que é o tecido endometrial.

Quando os hormônios entram em parafuso e começam a enviar ao tecido endometrial sinais para continuar a descamação, acontece a menstruação prolongada ou em excesso. Também há casos em que o sangue simplesmente não sai, o ciclo é irregular e nem sempre vem na data certa.

Como saber se o meu ciclo é anormal

Nem todas as garotas conseguem identificar se o seu ciclo é saudável, pois os sintomas nem sempre são claros. Para descobrir se a sua menstruação está normal, preste atenção:

Duração do ciclo: Deve ser no máximo até oito dias

Intervalo: Quanto tempo demora para a sua menstruação descer? O considerado anormal é um intervalo maior que 35 dias e menor que 25 dias.

Fluxo: se você usa mais de três absorventes (grandes) por dia e se sente fraca, você pode estar tendo uma perda maior que a normal.

Variação do ciclo: sua menstruação vem em 25 dias em um mês e no outro demora 31 dias.

Agora que você já sabe se é saudável ou não o seu ciclo, veja quais os principais sintomas de quem tem distúrbios menstruais:

• Sangramento superior a sete dias
• Sangramento com intervalos irregulares
• Sangramento prolongado e com intervalos irregulares
• Sangramento entre ciclos
• Três meses sem menstruar

É preciso avaliar o motivo de cada um destes casos, se você ficou vários meses sem menstruar e não está grávida, você pode estar com o distúrbio chamado “amenorreia secundaria”, bastante comum entre atletas que realizam exercícios físicos em excesso.

-> Menstruação atrasada, o que pode ser?

Já a oligomenorreia, que provoca ciclos irregulares e descontinuados, pode ser reflexo da síndrome dos ovários policísticos, que também causa aumento de pêlos pelo corpo e espinhas.

Causas

As causas do distúrbio menstrual estão ligadas ao desequilíbrio de hormônios como estrogênios e progesterona. O estresse também pode ser considerado culpado, pois nos meses em que você está muito ansiosa, é até normal que a menstruação demore em descer.

Veja outras possíveis causas:

• Exercícios físicos em excesso: o fluxo menstrual pode ser suspenso
• Falta de ovulação
• Desenvolvimento de pólipos e miomas
• Síndrome dos ovários policísticos
• Fibrose

Tratamento

Se a sua menstruação está lhe dando problemas, consulte rapidamente o seu médico, pois os distúrbios menstruais têm cura!

Como a causa pode ser desde desequilíbrio hormonal até a Síndrome dos ovários policísticos, é preciso primeiro avaliar a situação e depois tomar a medicação recomendada. Pode ocorrer de o seu ginecologista lhe receitar pílula anticoncepcional que ajuda a regularizar os hormônios.

Caso o seu problema seja fibrose, talvez seja necessário realizar uma cirurgia para remover o tecido muscular que cresceu dentro do útero.

Por Samantha Alievi
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Corrimento vaginal: causas, tratamento e prevenção
# O que é menstruação irregular?
# Até quantos dias é normal a menstruação atrasar?
# Menstruação atrasada: é normal a menstruação atrasar?

Loading...
1 Comentário em Ciclo menstrual: veja alguns distúrbios menstruais
  • dalva reis disse:

    Boa noite, gostaria da fazer uma pergunta sobre menstruação irregular, pois minha sobrinha está menstruando a mais de três meses, a mesma colocou DIU, portanto parou de tomar anticoncepcional.

    Dalva.

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção. Antoine de Saint-Exupéry