Responsive image

Ardência ao urinar: causas, sintomas e tratamento

A ardência ou incômodo ao urinar é muito comum nas mulheres, mas nem todas procuram tratamento por achar que o sintoma é passageiro. Quem está lidando com esta situação não deve desprezá-la, pois o incômodo pode ser um sinal de que há outra infecção no canal urinário.

Infelizmente, nós mulheres temos uma anatomia que favorece a contaminação do trato urinário, por isso, é importante descobrir a causa da dor e ir atrás do tratamento.

Causas

A única forma de você saber exatamente o que está acontecendo com o seu corpo é procurar um médico, pois não há apenas uma causa para a ardência na hora de fazer xixi. Essa dorzinha pode ser sinal de várias coisas, como infecção urinária, DST ou cistite.

ardência ao urinar

Foto: (c) Can Stock Photo

Veja as doenças que podem originar a ardência e qual a causa de cada uma:

Cistite: Inflamação da bexiga ou do trato urinário baixo. É causada pela pouca ingestão de água e consumo em excesso de café e refrigerante (o ácido liberado após a ingestão destes líquidos reflete na urina). Relações sexuais também podem causar cistite, pois o pênis pode levar bactérias para a bexiga, para evitar que isto ocorra, vá ao banheiro após a relação.

-> Cistite: causas, sintomas e tratamentos

DST: Sexo sem camisinha pode ser a porta de entrada para doenças como a gonorréia, vaginite, herpes genital, clamídia que apresentam como sintoma, a ardência ao urinar.

-> DST’s: como evitar 7 doenças sexualmente transmissíveis

Infecção urinária: normalmente, as mulheres já são mais suscetíveis à infecção. O motivo de termos tal “afortunada” sorte é o nosso desenho anatômico: a entrada da vagina fica muito próxima do ânus, o que facilita, quando limpamos erradamente a região, a entrada de bactérias no trato urinário.

-> Confira como prevenir a infecção urinária

Pedras no rim: Quem já sofre com este mal ou consume muito sal, deve ficar atento à dificuldade para urinar.

-> Pedra nos rins: sintomas, tratamento e prevenção

Sintomas

Os principais sintomas, além da ardência ao urinar são:

• Dor
• Dificuldade para urinar
• Vontade excessiva de ir ao banheiro
• Eliminação da urina em pequeno volume
• Urina com mau cheiro
• Presença de muco
• Queimação ao urinar
• Desconforto
• Dor na bexiga

Como a ardência é um reflexo de diferentes infecções ou distúrbios, descubra quais são os sintomas relacionados com cada doença:

Cistite: por ser uma infecção da bexiga, a cistite dá uma vontade imensa de urinar e provoca dores. Mas neste caso, os sintomas não são tão severos, sendo considerados até leves quando estão no início.

Infecção urinária: urina com cor turva, cheiro forte e dor.

DST: fora a ardência, quem está contaminado com uma doença sexualmente transmissível também sente dor durante o sexo, tem corrimento e, em alguns casos, pode sentir a vagina ressecada e apresentar vermelhidão na área.

Tratamento

O tratamento da ardência começa com a descoberta do que a ocasionou. Após saber exatamente a causa, o seu médico poderá receitar medicamentos ou apesar aconselhar que você tome muita água e um analgésico.

medicamentos

Foto: (c) Can Stock Photo

Quando a causa é mais séria, provavelmente você precisará tomar um antibiótico específico ou outros medicamentos como pomadas (principalmente quando a dor é originária de uma doença sexual transmissível).

No início a cistite é tratada com muita água e analgésico para dor, já a DST só tem uma solução: antibióticos, pomadas ou tratamentos mais específicos. A infecção urinária é curada conforme o grau da infecção, dependendo do caso o médico poderá receitar antibiótico.

Evitando a dor

Como, por ano, uma mulher em cada cinco terá infecção urinária, é sempre uma boa idéia prevenir a doença para que ela não atrapalhe a sua rotina.

• Para urinar normalmente diminua o consumo de açúcar, refrigerantes e aminoácidos como o leite e a carne (lembre-se: não é para cortar estes alimentos da sua dieta, apenas não se deve consumi-los em excesso).

• Também comece a beber suco de oxicoco, a frutinha é um pouquinho difícil de ser achada em supermercados, mas você a encontra em lojas de produtos naturais.

• Evite deixar o absorvente interno por muito tempo no seu corpo, faça a troca regularmente.

• Beba muita água para limpar o trato urinário (cada vez que você faz xixi, as bactérias são levadas embora pela água).

Por Samantha Alievi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Candidíase | O que é a doença e como tratá-la
# Prisão de ventre: sintomas e tratamentos
# [Prevenção de doenças] – Coceira vaginal: entenda os motivos
# [Corrimentos – Tire suas Dúvidas] – Corrimento vaginal: causas, tratamento e prevenção

1 Comentário em Ardência ao urinar: causas, sintomas e tratamento
  • Amanda disse:
    Oi, eu não estou com nenhum desses sintomas, só queria saber se é normal a entrada do canal urinário doer ao tocar. Eu sempre tive isso, sempre dói quando toco, queria saber se é normal. E eu esses dias, me limpei de mal jeito ao ir ao banheiro, e ficou dolorido, o que faço quando isso acontecer? Abraços
  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Ser profundamente amado por alguém nos dá força; amar alguém profundamente nos dá coragem. Lao-Tse