Responsive image

Sintomas da menstruação

Os sintomas da menstruação não são apenas uma cólica incessante e a TPM – enjôos, dor de cabeça e até tontura também estão associadas com o início do ciclo menstrual.

Se você sempre sofre antes de descer o sangue, dê uma olhada no nosso post e descubra se o seu sintoma tem a ver com a menstruação ou está relacionado com algo a ser tratado.

Veja o seu histórico

É normal que os sintomas da menstruação comecem a mudar com o tempo. Quando você era mais nova a cólica era forte como agora? Houve algum sintoma que apareceu depois de uma época? Comigo foi assim, nunca tive cólicas, mas depois de um tempo passei a ter.

Quando isto ocorreu procurei um ginecologista e é isto que você deve fazer. Caso você não esteja se sentindo bem, procure um especialista para descobrir o que está acontecendo, às vezes você precisa mudar de pílula ou até a sua alimentação está errada.

Os sintomas

A menstruação é caracterizada pela perda de sangue que pode durar de três a oito dias, bom isso você já sabe, mas antes disto ocorrer como você se sente?

sintomas da menstruação

Foto: (c) Can Stock Photo

Antes do início do ciclo algumas mulheres sentem:

• Dor de cabeça: Pode durar até dois dias e sempre cessa quando a menstruação desce.

• Mau humor: Típico da TPM.

• Dor abdominal: a famosa cólica.

• Seios inchados e sensíveis.

• Ansiedade: nos outros dias você é uma pessoa calma, mas no período da menstruação você fica extremamente nervosa.

• Indisposição: seu corpo fica mole, não dá nem vontade de sair de casa.

• Dores nas costas: as suas costas parecem que levam pesos a mais e você sente os músculos puxarem.

• Diarréia: no período pré-menstrual acontece o aumento da produção de um hormônio chamado prostaglandina, que pode causar o trânsito mais rápido do conteúdo do intestino, ou seja, aquilo que você come é rapidamente excretado.

• Vômito: quando ocorre, muitas garotas se confundem achando que podem estar grávidas, mas a ânsia e o vômito também são sintomas da menstruação.

• Vertigem: sensação de tontura e confusão.

• Desmaio.

• Suor frio.

• Dor nas coxas.

A intensidade da dor varia, em algumas mulheres o desconforto é aturável, em outras, a dor é moderada, causando mal estar.

-> Até quantos dias é normal a menstruação atrasar?

E há um grupo de garotas em que a dor é tão intensa que fica impossível continuar a sua rotina normal, sendo necessária a interrupção de suas atividades. Esta dor pode durar de dois a sete dias e merece ser analisada pelo ginecologista.

O motivo da dor

As cólicas são chamadas de dismenorréia, e você que está lendo este texto ou tem ou conhece alguém que tenha, pois a mesma atinge cerca de 50% das mulheres. A dor da dismenorréia é suportável, você toma um remédio e pronto, a dor no baixo ventre cessa.

menstruação dor

Foto: (c) Can Stock Photo

Mas quando você sente dor intensa, desmaia, tem dor de cabeça ou outros sintomas, você está passando pela exmenorréia, que é a produção da prostaglandina em excesso. Neste caso, a prostaglandina é tão intensa no organismo, que ela passa a contração, através da corrente sanguínea, para outros órgãos além do útero.

Tratamento

Saiba que a aflição anterior aos dias da menstruação pode acabar! Portanto, procure o seu ginecologista, pois há tratamento tanto para dismenorréia, a cólica mais ‘leve’, quanto para a exmenorréia – há no mercado medicamentos para bloquear a produção em excesso da prostaglandinas e você não precisará ter que lidar com enjôos e desmaios antes da menstruação.

-> Problemas comuns durante a menstruação

Mas fique atenta; este remédio só deve ser prescrito pelo seu ginecologista, não procure usar o que o farmacêutico passou sem saber exatamente a causa da dor, pois algumas doenças, como a endometriose, podem estar causando tanto sofrimento.

Para saber se você tem alguma doença ou apenas sofre com a exmenorréia, o seu gineco vai levantar o seu histórico e realizar exames físicos ginecológicos (pode ocorrer de ele pedir alguns exames suplementares, de sangue, por exemplo, para tentar descobrir a causa da dor).

-> Conheça os principais exames ginecológicos

Caso você só sofra com uma cólica forte, um método seguro e tranqüilo para diminuir a dor é usar a pílula anticoncepcional que minimiza a TPM e também os sintomas da menstruação.

Outra dica é evitar comer muitas frituras, gorduras, não se empanturrar de café e praticar exercícios físicos que aliviam a TPM e as cólicas.

Por Samantha Alievi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Chás para descer a menstruação
# O que é menstruação irregular?
# [Dúvidas sobre Menstruação] – Menstruação atrasada, o que pode ser?
# [Atraso Menstrual] – Menstruação atrasada: é normal a menstruação atrasar?

loading...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A medida do amor é amar sem medida. Victor Hugo