Será que vale a pena perdoar uma traição?

Considerada um dos maiores motivos para um relacionamento terminar, a traição divide opiniões. Para alguns, um simples pensamento ou uma olhada já é considerado trair. Para outros, a traição só acontece quando envolve sentimentos.

Se você está passando por isso e não sabe direito o que fazer, veja a seguir os pontos positivos e os negativos ao perdoar uma traição:

Três pontos positivos:

1. Você fica em paz consigo mesmo (a)

Digamos que você consiga perdoar de verdade. Mas de verdade mesmo! Não vale dizer que perdoa e no fundo ainda ficar ressentida com o ato do (a) parceiro (a).

perdoando uma atraição

Foto: (c) Can Stock Photo

Quando perdoamos alguém do fundo do coração, ficamos mais leve. Sentimos que finalmente podemos seguir com a vida sem ficar levando em conta os erros do outro.

2. Sua relação fica mais forte

Isso também só acontece quando, além de você perdoar realmente, o outro estar consciente dos atos. E mais: é preciso que ele (a) se arrependa. Uma vez que ambos decidem passar por isso juntos, a relação segue amis fortalecida do que nunca.

-> Veja 10 passos essenciais para superar uma traição

O nível de confiança, claro, precisa ser restaurado, e aquele que traiu precisa mostrar com atos (não com palavras) que isso não irá se repetir. Se assim de fato acontecer, pode ter certeza de que vocês se sentirão mais ligados do que nunca.

3. Você não coloca tudo a perder

Suponhamos que, além de um relacionamento estável, você também já tenha uma família. E muitas vezes, não vale a pena jogar tudo isso fora devido a um deslize do outro. Além de desgastante, um processo de divórcio acaba com a autoestima de qualquer pessoa. Se você for capaz de perdoar, você salvará não só seu relacionamento como também não irá desestruturar sua família.

Três pontos negativos:

1. O fator confiança

Ao perdoar uma traição, você terá que fazer um esforço extra pra que a confiança no outro não desabe. É normal ficar desconfiado (a) e com medo de que o outro possa fazer isso novamente, mas pra isso existe um limite.

-> Ele diz que me ama, mas trai. Por que homens agem assim?

É preciso que o outro reconheça que foi um erro que não se repetirá. Mas até aí, você também precisa querer acreditar nisso, e não ficar duvidando de tudo que ele disser.

traição

Foto: (c) Can Stock Photo

2. Autoestima lá embaixo

Por mais que quem tenha errado tenha sido o outro, é normal se sentir culpado (a) também. Ficamos achando que a culpa está nós, que não somos bons o suficiente para a pessoa. Nossa autoestima vai para o chão, por mais que você tenha perdoado.

3. Colocar a culpa no outro

Muitas pessoas que são traídas às vezes não enxergam que elas mesmas foram as responsáveis pelo o que aconteceu. E são muitas as falhas de um dos parceiros que podem levar o outro a trair. Mas digamos que você tenha sido um (a) parceiro (a) exemplar, e que não havia motivos para que seu amado (a) te traísse. Todas as vezes em que vocês brigarem haverá a tentação de tacar na cara do outro o fato dele (a) ter te traído. E isso é um fator negativo a ser levado em conta quando se perdoa uma traição.

-> Confira como se manter fiel em uma relação: dicas

Apesar de ter esclarecido alguns pontos, só você poderá analisar o que seu coração diz. Trair não é um erro qualquer. É algo que prejudica a ambos. Assim como decidir perdoar ou não é uma decisão que só pode ser tomada por você. Evite escutar palpites alheios, já que apenas você sabe o que acontece no seu relacionamento. E, independentemente do que você decidir, entenda que as pessoas erram e que perfeição não existe!

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Saiba quais são os tipos de ciúmes | Descubra o seu!
# 10 tipos de homens que as mulheres detestam
# [Será que ele me ama] – Ele não me dá mais atenção. Será que tem outra?
# [Sinais de traição] – Como descobrir se seu namorado tem outra: passo a passo

Loading...
5 Comentários em Será que vale a pena perdoar uma traição?
  • wagner reatto disse:

    primeiramente, parabéns pelo texto.

    a resposta, para mim, é que não vale a pena não.

    trair é uma opção. não aceitaria ser tratado como tal.

  • Adriana disse:

    Infelizmente não vale a pena. Quem faz uma vez, faz várias. Podem até discordar nas palavras, mas a vida mostra que essa é a mais pura verdade.

  • Pedro disse:

    Não vale a pena NUNCA!

  • Bia disse:

    Não vale a pena pois acaba a confiança

  • natalia disse:

    Vale a pena quando se ama

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    Só existe uma lei no amor; tornar feliz a quem se ama. Stendhal