Queda de cabelo: causas, prevenção e tratamento

Acordar e ver aquele monte de fios repousando sobre o travesseiro dá uma aflição! Quem convive com a queda de cabelo constante pode até acabar se acostumando com a situação, mas saiba que este fenômeno não é normal e há tratamento.

Queda de cabelo

Foto: Divulgação

Descubra as causas e como tratar da queda de cabelo!

Motivos da queda do cabelo

Para vocês saberem quantos fios estão perdendo diariamente, preste atenção no chão do banheiro, na escova de pentear e nas suas roupas e cama.

Se a quantidade vista é sempre grande, sendo algo em torno de 100 fios, é hora de investigar o que está causando tal perda.

-> Como saber se o cabelo está caindo além do normal

Os principais motivos que levam o fio a se desprender do couro cabeludo são:

Genética: as mulheres também sofrem com a calvície e 5% delas apresentarão algum grau da doença. Para saber se você está dentro desta porcentagem, preste atenção no seu histórico familiar.

Fatores hormonais

Anemia

Alterações na tireóide: Caso você também tenha problema para emagrecer, consulte um médico para saber se há alguma alteração na sua tireóide.

Alisamento: os produtos químicos usados para alisar ou clarear o cabelo também são responsáveis por enfraquecer a estrutura do cabelo.

Secador de cabelo: a alta temperatura do secador pode queimar o couro cabeludo e tirar toda a proteção do fio.

Remédios: alguns medicamentos podem interferir na saúde do cabelo, causando a sua queda.

Vitaminas em excesso: quem toma muitos suplementos vitamínicos ou tem uma dieta rica em certos alimentos pode ter como conseqüência a diminuição dos fios no couro cabeludo.

Evitando a queda dos fios

Se a queda do seu fio não tem a ver com a sua saúde, procure adotar algumas medidas para evitar que o seu cabelo fique mais no chão do que na sua cabeça.

Lavando o cabelo

Foto: (c) Can Stock Photo

Veja atitudes que prejudicam o couro cabeludo e, conseqüentemente, geram a queda:

Banhos quentes: Quando a água quente atinge o couro cabeludo, as células sebáceas que protegem os fios são destruídas. Procure tomar banhos mornos e se a temperatura estiver muito baixa, lave o corpo com a água quente e só depois lave os cabelos com água morna.

Dormir com o cabelo molhado: a água deixa o cabelo fragilizado e quando colocamos a cabeça no travesseiro, estamos quebrando e amassando a estrutura do fio.

Falta de vitaminas: Uma dieta sem carne, iodo, zinco e vitaminas A e C pode gerar a queda dos fios.

Stress: O stress produz uma substância que manda um recado para os fios: deixem de crescem e entrem em repouso.

Tratamento

Quando há uma queda em excesso é fundamental procurar uma dermatologista que poderá receitar desde medicamentos de uso oral até terapias capilares que usam feixes de luz vermelha ou infra-vermelha para curar o couro cabeludo.

Médico receita

Foto: (c) Can Stock Photo

Os shampoos e loções podem até ajudar temporariamente, mas para ter um resultado efetivo é necessário tratar a causa da queda.

Se for algo genético ou doença, a solução só virá com a consulta a um especialista, já para os outros casos, é aconselhável mudar os hábitos citados acima.

Também é importante prestar atenção nas caspas, se o seu cabelo sempre apresenta aqueles incômodos pontinhos brancos, procure fazer a lavagem do fio com produtos específicos para dermatite seborreica.

-> Saiba como combater a caspa: tratamento caseiro

Caso você tenha mudado os hábitos, está saudável e já usou todos aqueles shampoos de comercial, a minha dica é usar o Shampoo Kerium DS Intensivo Anticaspa da La Roche-Posay e o Kerium Antiqueda Loção Capilar, também da La Roche Posay. Ambos são caros, mas tratam satisfatoriamente a caspa e a queda de cabelo.

Uma dica caseira para auxiliar a recuperação do seu cabelo é estimular a circulação do sangue no couro cabeludo. Massageia a área com a ponta dos dedos e escove os fios várias vezes ao dia. Pode até parecer que mais fios estão caindo, mas você estará apenas retirando o cabelo que já está sem vida.

Por Samantha Alievi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Como cuidar dos cabelos tingidos no verão
# Como hidratar os cabelos em casa
# [Alimentação balanceada] – Alimentos que combatem a queda dos cabelos
# [Combater a queda de cabelo] – Tratamento para queda de cabelo feminino

Loading...
1 Comentário em Queda de cabelo: causas, prevenção e tratamento
  • Stephanie Amarante disse:

    tbm gostei uma boa dica escove seu cabelo pra baixo pois isso ajuda a articulação e percebir que o meu cabelo começou a crescer mais rapido e sempre corte as pontinhas tbm, pois as pontas duplas atrapalha o crescimento.

  • Deixe seu comentário