Responsive image

Quando começam a aparecer os primeiros sintomas de gravidez?

Os sintomas básicos da gravidez, como enjoo, atraso da menstruação, inchaço e dores nas mamas, podem ser conhecidos pela maioria das mulheres de forma exaustiva, porém, nem sempre sabemos quando esses sintomas começam a aparecer, ainda mais porque cada mulher tem suas características próprias e nem sempre podem ser aplicadas a elas as regras comuns.

teste de gravidez positivo

Foto: (c) Can Stock Photo

Sensibilidade aguçada

Antes que seja possível perceber que a menstruação está atrasada em alguns dias, muitas mulheres garantem que conseguem saber que estão grávidas. Algumas afirmam até mesmo que no dia seguinte à fecundação já sabiam que estavam grávidas, precisando até mesmo o dia em que o feto foi concebido.

-> Menstruação atrasada, o que pode ser?

Embora essas mulheres possam realmente ter essa sensibilidade, a maioria das mulheres só vai desconfiar de uma gravidez ao notar o atraso na menstruação. Isso porque, embora existam alguns sintomas que possam determinar a gestação, nem todas as mulheres os possuem, como enjoos e tontura.

Há ainda mulheres que possuem menstruação irregular, que varia de alguns dias até semanas, e por isso não podem determinar a gravidez apenas por um atraso em seu ciclo menstrual, percebendo a gravidez mais tardiamente.

Nestes casos, a mulher só vai desconfiar de uma gravidez quando aparecem outros sintomas.

Primeiros sintomas de gravidez

O inchaço e a maior sensibilidade dos seios são umas das primeiras alterações que o corpo da mulher sofre ao engravidar. Eles são causados devido ao aumento nos níveis do estrógeno e da progesterona, mas podem ser apenas sintomas pré-menstruais ou consequência de uma desordem hormonal. No entanto, são fortes indícios de gravidez.

Gravidez

Foto: (c) Can Stock Photo

Além disso, enjoos e vômitos são comuns já nas primeiras semanas de gravidez, causados pela progesterona presente no organismo.

Como logo no início da gravidez o corpo se volta todo para o desenvolvimento do feto, em que há a produção do complexo embrião-placenta, sobra pouca energia para a gestante, causando cansaço e muito sono. Por isso, é importante descansar o máximo possível no início.

Por fim, por volta da primeira semana após a ovulação, é possível que ocorra um leve sangramento marrom ou rosado, que pode vir acompanhado de cólicas. A causa se deve à implantação do ovo fecundado na parede do útero, mas não ocorre com todas as mulheres.

-> Confira uma lista completa com os primeiros sintomas da gravidez

Liberação do óvulo

Ao ter o óvulo liberado pelo ovário e a seguir ser fecundado, seu próximo destino é o útero, para onde o óvulo se dirige através das trompas. Depois de mais ou menos 8 dias após a concepção do bebê, este óvulo fecundado se aloja no útero, onde passa a se chamar embrião. Neste momento, tem início a produção de HCG, hormônio que a qualquer suspeita de gravidez será detectado pelos testes de farmácia ou então o exame de sangue, o Beta HCG.

É possível que ao realizar algum teste, os níveis de hormônio ainda estejam baixos, dando resultado negativo. Por isso, em caso de dúvidas, você deve realizar outro exame em 3 ou 4 dias.

-> Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de gravidez?

Caso você perceba que sua menstruação atrasou e possui alguns dos sintomas citados, as chances de gravidez são bastante reais.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Lista de exames importantes na gravidez
# Cursos para gestantes on-line e gratuito
# [Tudo sobre Gravidez] – Gravidez psicológica | Sintomas, como tratar
# [Gravidez Semana a Semana] – Alimentos que devem ser evitados durante a gravidez

6 Comentários em Quando começam a aparecer os primeiros sintomas de gravidez?
  • celia disse:
    Fiz amor dia 07/dez ( estava totalmente desregulada com o anticoncepcional ) esperando vir a próxima menstruação para regular.
    No dia 15/dez a minha menstruação chegou e terminou no dia 20/dez…
    Porem desde que parou a menstruação não pára de vir todo dia uma borra marrom ( sem odor ).
    Posso estar gravida?
  • stephanie disse:
    é capaz fika gravida no mesmo diia que tira a virgindade ??
  • stephanie disse:
    num sei se esto gravida faz pouco dias mais nem tava ligando pq isso so podia ser bobagem minha mais teve um dia que do nada minha irma fico olhando pra minha barriga fico mais de uma hora reparando do nada eu perguntei oq ouve ela veio no meu ovido e disse pq eu não dava atenção pra ele ela quis dizer ( pro bebe ) desse pois fiquei com medo de tha gravida
    minha pergunta é : é capaz uma criança senti uma gravidez ??
  • aninha disse:
    tenho 26 anos ,em 2011 div uma gravides muito rapida nao sei de quanto tempo mais fiz uma curetagem por falta de batimentos sem muitas esprecaçoe .em dezembro de 2012 outra gravides outra curetagem por causa de uma gravidez de 9 semanas sem batimentos cardiacos nao tive sangramentos nem dores .tenho ovario policistico e utero bicono leve.o que pode estar acontecendo
  • Criss disse:
    Tive relações sexuais o dia antes do meu período fértil, não usamos nenhum tipo de proteção, isso aconteceu no dia 18/11 hoje é 1/12 , a minha menstruação está prevista para 05/12 , eu quero mto engravidar , depois do dia 18/11 voltamos a ter relações sem nenhum tipo de proteção , posso estar grávida? Eu tenho medo de fazer o teste e dar negativo pois desejo mto estar grávida
  • minix disse:
    minha namorada começou a ter enjou mas n tem nem uma semana q agente fez sexo sera q ela ta gravida ? to com medo
  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud