Pedra nos rins: sintomas, tratamento e prevenção

As pedras (ou cálculos renais) atingem cerca de 7% da população brasileira. Quem já teve garante que as dores são horríveis, por menores que as pedras sejam.  Este é um problema de saúde rodeado de mitos e verdades que às vezes deixam as pessoas mais confusas ainda. Portanto, descubra a seguir quais os sintomas, o tratamento e como evitar a formação de pedras.

O que é e como se formam?

“Mas são pedras mesmo?”, muita gente se pergunta. Na verdade, essas ‘pedras’ se parecem mais com cristais devido à formação que adquirem. As pedras podem se formar a partir do acúmulo de sais minerais que o próprio corpo produz (ou ingerimos), como cálcio, ácido úrico e magnésio. Esse acúmulo não ocorre de uma hora para outra, e pode levar anos até que você venha a sentir os sintomas.

consulta médica dor nos rins

Foto: (c) Can Stock Photo

Os cálculos renais não necessariamente ficam apenas nos rins. Eles podem se desenvolver nos ureteres ou na bexiga, podendo também se locomover entre esses órgãos, uma vez que eles são interligados. Não se sabe direito o que leva o corpo a acumular esses sais, embora existam alguns fatores determinantes, como herança genética, infecções e algum problema renal já existente.

Sabe-se que, no caso das pedras renais, ocorre uma disfunção nos rins, que acaba inibindo a produção de certas substâncias e metabolizando outras em grande excesso.

Sintomas

Como qualquer doença, os sintomas e seu aparecimento podem variar de pessoa para pessoa. Não necessariamente você irá apresentar todos os sintomas mais clássicos, e por isso é necessário visitar seu médico de confiança! Os sintomas mais comuns são:

– Dor intensa e que pode se irradiar para o abdômen

– Sangue na urina

– Necessidade de urinar frequentemente

– Febre

– Suspensão ou diminuição do fluxo urinário (apesar da sensação do aumento da necessidade de urinar)

– Cólicas na região lombar

Tratamento

O tratamento vai depender da formação do cálculo. Uma vez que o médico se certificou do que é feito o cálculo e qual seu tamanho, ele vai descrever o tratamento ideal. Mas podem ser utilizados:

medicamentos

Foto: (c) Can Stock Photo

– Medicamentos

– Cirurgia renal

– Litotripsia (bombardeamento das pedras por ondas de choque)

– Ureteroscopia (retiram-se os cálculos através de um endoscópio introduzido no ureter)

Como evitar

Não existe nenhum remédio que previna a formação dos cálculos renais. Existem apenas algumas mudanças feitas no seu dia-a-dia que podem evitar esse problema, como:

– Aumentar a ingestão de água (tome de 2 a 3 litros todos os dias)

– Evitar infecções

– Diminua o consumo de alimentos ricos em sódio

– Esvaziar a bexiga antes de sentir que ela está completamente cheia

Essas 3 medidas podem contribuir para que você não venha a desenvolver cálculos renais, mas não há uma garantia de 100% de eficácia, já que depende do organismo de cada pessoa.

Dúvidas mais comuns

“Já tive pedra nos rins, posso ter novamente?”

Sim. Estima-se que 70% das pessoas que já tiveram esse problema possam vir a apresenta-lo novamente. Não há como prever em quanto tempo, por isso é melhor prevenir.

“As pedras podem sair naturalmente?”

Poder elas podem, mas depende muito do tamanho delas (as pedras maiores do que 0,8 cm não saem sozinhas). Sem falar que, caso elas saiam, a dor é bem grande.

“Devo cortar o cálcio da minha vida?”

Apesar de alguns cálculos renais serem formados de cálcio, não é recomendável que você corte esse mineral da sua dieta. Até porque, ele é importantíssimo para a saúde dos ossos.

Obs: As informações aqui mostradas não substituem uma visita ao médico. Caso você sinta alguns dos sintomas, não hesite em procura-lo logo! Por mais que não seja nada, quando se trata de saúde a gente não pode titubear. Não seu automedique! Além de extremamente arriscado, você pode ocasionar o aparecimento de outras doenças. Somente um médico é capaz de fazer um diagnóstico correto quanto ao seu estado de saúde.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Cistite | Causas, sintomas e tratamentos
# Dores nos seios – saiba os motivos
# [Dor de cabeça] – O que é enxaqueca? Sintomas e tratamentos
# [Cólica e gases] – Prisão de ventre: sintomas e tratamentos

Loading...
2 Comentários em Pedra nos rins: sintomas, tratamento e prevenção
  • Gloria Faria disse:

    Estou com pedras nos rins é horrível esta dor.doí nas costas,no abdómen,febre,e muito cansaço,só da vontade de dormir fiquei sem animo para vida.

  • maria Luiza Ribeiro Cruz disse:

    Eu estou tendo problema nos rins,o que fico preocupada é;porque só o rim esquerdo doí e o direito não sinto nada,a dor é causada pelo dilatamento do rim com excesso de liquido,porque o direito não jogou para fora o liquido .Se não sinto dor alguma no rim direito o que pode aconecer.Por que so sinto doer o esquerdo.Estou fazendo tratamentos e dietas mandadas pelo medico.Só que as vezes os medicos parecem que não tem todas as repostas que necessitamos saber.Urinei com sangue uma dor insuportavel,nas nass duas ultra som que fiz não viram pedra alguma,mass a quantidade de cristais é enorme.Nada de derivados de leite,nada de carne vermalha,sal muito muito pouco,tomo muita agua,quero preciso que me ajudem,será que meu rim direito pode não funcionar mais.Mas nunca tive crise de rim esta é a primeira.agradeço e espero uma resposta.obrigada.

  • Deixe seu comentário