Lista de exames importantes na gravidez

Do resultado positivo até a hora do parto, a gravidez é um momento único e especial. Como num projeto muito bem pensado, seu corpo todo se adequa para o pequeno ser que ali se desenvolve. Os cuidados com a alimentação bem como os exercícios físicos são muito importantes. Mas as grávidas também não podem ignorar a parte médica do processo.

Exames importantes na gravidez

Foto: (c) Can Stock Photo

Ir regularmente ao médico e fazer um bom acompanhamento do pré-natal são essenciais para que tudo corra bem e sem maiores sustos. Além disso, alguns exames são igualmente importantes para verificar se está tudo bem com você e com o bebê.

-> Primeiros sintomas de gravidez

Pensando nisso, reunimos uma lista com os exames mais importantes que você, quase mamãe, deve fazer durante sua gravidez:

Exames comuns a todas as grávidas

Hemograma completo: uma vez que você descobriu que está grávida, é 100% certeza que seu médico pedirá um hemograma completo para ver como está sua saúde. Neste exame, irão ser analisados seu tipo sanguíneo, fator Rh, se há sinais de anemia ou infecções, se há presença de vírus como o HIV, sua taxa glicêmica e se você possui anticorpos que indicam se você teve doenças que podem prejudicar a formação do bebê, como sífilis, hepatite e toxoplasmose.

Exame de urina e de fezes: esses dois exames também são pedidos como complementares ao hemograma. A partir deles é possível descobrir se você está com algum tipo de parasitoses ou alguma outra infecção.

Ultrassonografias: ao longo dos 9 meses são realizadas quatro ultrassonografias (contando que tudo corra bem). Já no primeiro trimestre de gravidez, o ultrassom permite que o médico veja a quantidade de embriões fecundados e sua exata localização, já que o(s) embrião(oes)  pode estar alojado nas trompas ao invés do útero (chamada gravidez ectópica).

A segunda ultrassonografia é realizada por volta da 14ª semana. Ela serve para medir o tamanho da nuca do bebê e a medida do osso nasal (parâmetros para verificar se há possibilidade do desenvolvimento da síndrome de Down).

A terceira delas ocorre por volta da 20ª semana, e nela já é possível ver e medir o tamanho dos ossos e dos órgãos do bebê.

O último é quando a mãe já está com 35 semanas aproximadamente. Este último ultrassom é associado a um exame que avalia a circulação do seu sangue até a placenta e vice-versa.

Cultura das secreções vaginais: esse exame torna-se rotina depois da 35ª semana. É a partir da coleta da secreção do colo do útero que o médico avalia se você é portadora de estreptococos que podem contaminar o bebê na hora do parto.

Exames especiais

Não se aplicam a todas grávidas, e só são realizados quando pedidos excepcionalmente pelo seu médico ou quando a mãe apresenta algum problema de saúde.

consulta médica gravidez

Foto: (c) Can Stock Photo

Biópsia vilocorial: feito na 12ª semana, esse exame permite diagnosticar malformações de origem genética.

Amniocentese: feito entre a 15ª e a 20ª semana, esse exame é realizado para investigar as síndromes mais comuns que afetam os bebês, como a síndrome de Down.

Ecocardiograma: feito a partir da 20ª semana, esse exame é para checar a saúde do coração de seu bebê.

Cardiotocografia: realizado após a 26ª semana, ou seja, já na reta final, esse exame permite verificar as oscilações dos batimentos cardíacos do bebê, que vão aumentando conforme as contrações uterinas.

Perfil biofísico fetal: também a partir da 26ª semana, esse exame avalia o comportamento e a saúde do bebê em mulheres que já apresentam algum problema de saúde, como diabetes e pressão alta.

Obs: como qualquer artigo de saúde vinculado na internet, este também não substitui uma visita ao médico que acompanha sua gravidez. Cada gravidez é única, e nem todas as informações e regras se aplicarão a você e ao seu bebê. Por isso é tão importante o acompanhamento médico com um profissional de confiança.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Cursos para gestantes on-line e gratuito
# Primeiros sintomas de gravidez
# Parto Natural | Recuperação e benefícios para a mulher
# Engravidar depois dos 40 anos | Fator idade, problemas enfrentados e prevenção

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Lista de exames importantes na gravidez

Deixe seu comentário