Responsive image

Gravidez passo a passo: dicas e cuidados

A gravidez é um dos momentos mais sublimes na vida de uma mulher e também um dos mais assustadores. Todo dia há uma descoberta nova e para as mamães de primeira viagem não ficarem se preocupando à toa, preparamos um pequeno manual com dicas sobre a gravidez e cuidados que você deve tomar!

Cuidados: primeiro trimestre

O primeiro trimestre da gestação é o mais arriscado e durante este período você deve se assegurar de realizar todas as baterias de exames ginecológicos.

grávidez

Foto: (c) Can Stock Photo

Se a sua gravidez não foi planejada e você continuou tomando pílula anticoncepcional ou outro tipo de remédio, não entre em pânico.

A taxa hormonal nem sempre interfere na formação do embrião e os atuais antibióticos, por exemplo, já estão sendo preparados de forma a diminuir o impacto no desenvolvimento do feto. Para tirar qualquer dúvida, vá ao médico.

Nos três meses iniciais da gravidez é aconselhável que você troque alguns produtos estéticos, como a tintura de cabelo, e deixe algumas atividades de lado para não colocar em risco o seu bebê.

Veja o que é possível fazer durante esta época:

- As mulheres podem pintar as unhas, mas procure evitar usar a acetona
– Evite pintar os cabelos: as tinturas sem amônia e henna ainda oferecem riscos ao bebê
– Diminua o ritmo das atividades físicas e procure exercícios de baixo impacto
– Evite saunas, ôfuros e outros banhos muito quentes (acima de 38º) que podem causar má-formação do feto

No final do primeiro trimestre, a gravidez começa a ficar mais calma: os enjôos vão diminuindo, a barriga aparece e aquela sensação de cansaço vai embora!

A partir do quarto mês, a mãe vai experimentar uma das sensações mais deliciosas da gravidez: os primeiros chutes! Claro, que em cada mulher isto ocorre em um período diferente, mas após quatro meses você vai poder sentir o seu pequeno chutar, e no ultrassom ele poderá aparecer chupando o dedo ou de olhinhos abertos. Fora que é nesta hora que você também vai descobrir se vai ter uma menina ou menino.

Cuidados: segundo trimestre

O segundo trimestre da gravidez é considerado o mais tranqüilo, mas também é necessário se cuidar! É comum a infecção urinária, que atinge várias grávidas, aparecer neste período. Caso sinta dificuldade para fazer xixi, procure logo um médico!

Durante esta época faça:

- Exercícios de respiração para se preparar para o parto
– Coma alimentos com cálcio, ferro, fibras e vitaminas receitadas pelo médico
– Faça exercícios corporais para alongar o corpo

Cuidados: terceiro trimestre

A ansiedade toma conta! A barriga já está grande e as dores nas articulações e nas costas fazem parte da rotina da grávida.

Grávidez passo a passo

Foto: (c) Can Stock Photo

Não se sinta constrangida caso você comece a soltar xixi sem querer: a barriga contrai a bexiga e este fenômeno é super normal. Para que isto não aconteça freqüentemente, aumente as idas ao banheiro!

Os maiores cuidados que você deve tomar durante os meses finais da gravidez são:

- Não comer muito sal para evitar pressão alta
– Fazer exercícios leves para que o sangue circule
– Dormir o tanto que precisar
– Evitar frituras, líquidos gasosos e temperos fortes que causam azia

Gravidez: dicas para gestação

- Nos três primeiros meses as mudanças do corpo não são tão nítidas para quem vê de fora, mas você vai sentir os seus seios aumentarem e ficarem mais sensíveis. Além disso, a sensação de cansaço, o sono e uma vontade enorme de ir ao banheiro são sintomas normais da gestação.

- O sexo é permitido em todas as fases da gravidez; você não precisa ficar com medo de que o pênis do seu companheiro machuque o bebê, pois o órgão masculino apenas se aproxima do útero e o seu pequeno estará bem protegido.

- Depois de quatro meses as mães podem sentir muita fome, principalmente à noite, e para evitar um aumento exagerado de peso, já deixe reservado na geladeira e nas prateleiras, alimentos sem muita gordura.

- È normal as auréolas dos seios ficarem escuras durante a gestação. Uma linha escura também pode aparecer na sua barriga, mas logo ela some!

- Para diminuir o inchaço das pernas, descanse, por pelo menos uma hora, com as pernas elevadas!

- Sentir dores durante a gravidez é normal: seu corpo não está acostumado com o peso extra e muito menos com as mudanças que ocorrem no seu útero. Por isso, as dores lombares, na perna, articulações, no estômago, na virilha, na coxa, dor de cabeça, cólicas, são consideradas como parte da gestação, no entanto, se elas persistirem ou incomodarem muito, é hora de ir ao obstetra.

- Com um barrigão enorme, as grávidas sentem muita dificuldade para encontrar uma posição boa para dormir. Para ter um sono de qualidade, deite de lado, coloque um travesseiro entre o joelho e procure não ficar de barriga para cima.

Por Samantha Alievi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Gravidez psicológica, sintomas e diferenças
# Como saber se estou grávida?
# [Teste de Gravidez] – Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de gravidez?
# [Sintomas de Gravidez] – Quando começam a aparecer os primeiros sinais de gravidez?

1 Comentário em Gravidez passo a passo: dicas e cuidados
  • Jacqueline Nathu disse:
    Este tema e bem vindo. assim podemos nos esclarecer melhor sobre a gravidez passo a passo.
  • Deixe seu comentário:





    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Ser profundamente amado por alguém nos dá força; amar alguém profundamente nos dá coragem. Lao-Tse