Saiba quais são as doenças mais comuns no verão

O calor excessivo, o consumo de alimentos em locais não muito higiênicos, a pouca hidratação e a exposição sem proteção ao sol, são fatores que contribuem para o aparecimento das doenças típicas do verão.

Doenças que surgem com o verão

Foto: (c) Can Stock Photo

Neste período, o número de queimaduras, intoxicação alimentar e doenças de pele aumentam consideravelmente e, para você não ter nenhum problema, nós listamos quais são as doenças mais comuns do verão e como evitá-las!

-> Cuidados que devem ser tomados com a tatuagem no verão

Doenças de pele

A micose é a doença mais freqüente da época e a sua proliferação ocorre principalmente em locais úmidos, ou seja, na praia e na piscina, lugares em que estamos sempre descalços ou com pouca roupa.

-> Saiba como prevenir o envelhecimento precoce da pele

Para evitar passar pelo constrangimento de expor uma micose na pele, não fique muito tempo com o seu biquíni molhado e após o banho de mar ou piscina, seque o corpo, principalmente o pé e as dobrinhas.

Quem usa chapéu ou boné, não deve usá-lo com o cabelo muito molhado, pois o fungo pode se alojar até no couro cabeludo e quando isso acontece, há a probabilidade do seu cabelo começar a cair.

Dê sempre atenção redobrada aos locais que recebem menos sol, como embaixo dos seios, axilas e virilha, que são mais propícios para serem contaminados pelo fungo da micose. Mantenha estas áreas sem umidade!

Fora a micose, os seus pés também correm o risco de pegar uma frieira. Novamente, a dica é secar bem a área, principalmente entre os dedos, e não usar, por muito tempo, meias de algodão, que deixam o pé suado. Também use talcos anti-sépticos e hidrate a região para que não haja ressecamento e rachaduras.

Em algumas pessoas, a herpes se apresenta logo após o verão. Se você tem a infecção, use filtro solar para a boca e nunca a deixe muito exposta ao sol (fique embaixo do guarda-sol ou use um chapéu)

Para não sofrer com a insolação, não fique muito tempo tomando sol e também tenha sempre uma garrafinha de água por perto.

-> Cuidados ao se bronzear nesse verão

Não pense que você está protegida embaixo do guarda sol e não vai ter nenhuma queimadura: a areia da praia reflete os raios solares e você pode ter uma insolação mesmo estando ‘protegida’.

Intoxicação alimentar

No calor sempre optamos por ficar mais ao ar livre e como a estação também dá muita fome, acabamos comendo fora de casa freqüentemente. Atualmente os produtos vendidos nas barraquinhas de praia são fiscalizados, mas como alguns fogem desta fiscalização, é preciso que você seja farofeira e leve o seu próprio lanche.

Alimentação verão

Foto: (c) Can Stock Photo

O número de pessoas que se contaminam com alimentos estragados durante o verão é impressionante, e para você ficar de fora da estatística, vale a pena pesquisar bem sobre o local onde pretende comer e evitar comprar lanches com vendedores ambulantes.

-> Saiba como ter uma alimentação saudável no verão

Em casa, só faça alimentos frescos e não procure por congelados que são fáceis e rápidos de serem feitos – se eles estiverem na temperatura errada, as bactérias vão encontrar o ambiente ideal para se proliferarem.

Infecções

A umidade é a grande responsável pelas infecções do verão. A otite externa, aquela dor chatinha no ouvido, é provocada pela inflamação do canal auditivo que ficou úmido demais e sem muita cera. Sem a proteção da cera, os fungos e bactérias se instalam causando a otite externa.

Para combater a infecção é preciso, primeiro, evitar a entrada de água no ouvido e secar a área com toalha (nunca cotonetes!).

A conjuntivite também é causada pela água, mas desta vez, a culpada é a água contaminada do mar e da piscina não tratada.

A única forma de não se ter a inflamação dos olhos, é nunca entrar em praias impróprias para o banho e sempre usar a sua própria toalha.

O tratamento destas infecções é feito com remédios que só podem ser prescritos por um médico – em alguns casos a conjuntivite tem cura espontânea, mas para evitar ficar por cinco ou mais dias com o olho inchado, vá até um especialista.

Por Samantha Alievi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Cuidados especiais com o corpo e a pele no verão
# Saiba como escolher um bom protetor solar
# [Corrimento vaginal] – Infecções vaginais: Por que acontece comigo?
# [Prevenção de doenças] – Dicas para evitar o aparecimento de manchas no verão

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Saiba quais são as doenças mais comuns no verão

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

A glória deve ser conquistada; a honra, por sua vez, basta que não seja perdida. Arthur Schopenhauer