Responsive image

Receitas de Natal 2013

Tem coisa mais gostosa do que a ceia de Natal? A mesa fica repleta de delícias que dificilmente a gente faria em outra época do ano e todo mundo se reúne para contar histórias de vida e jogar conversa fora.

No Natal até quem não gosta de panelas se arrisca e prepara uma refeição diferente para a ceia. Se você não é uma cozinheira experiente, mas quer tentar algo neste Natal, não se preocupe com a sua falta de habilidade, selecionamos receitas bem fáceis de fazer e algumas dicas para que a noite natalina seja um sucesso!

Dicas para organizar a noite de Natal

Preparando a mesa de Natal

- Peru, tender ou Chester? Para quem não entende muito de culinária, todos parecem ser iguais, mas o peru tem um carne com sabor mais leve, o tender é uma carne de porco e o chester é um frango maiorzinho, modificado para ter mais peito e coxas.

Como o peru só aparece nos supermercados nesta época do ano, e quando bem feito fica a coisa mais gostosa do mundo, eu sempre o escolho para o jantar.

- Convidados: Se você está pensando em chamar vários amigos e familiares para a ceia, talvez nem todos caibam na mesa. Para solucionar a falta de lugares, improvise com aquelas mesinhas de cama. Dê uma para cada convidado que não puder sentar-se à mesa e prefere ficar no sofá.

- Quantidade de comida a ser comprada: sempre compre um pouquinho a mais – se sobrar vocês utilizam depois. Como os convidados são seus conhecidos, tente lembrar quem come mais ou come menos, assim você consegue saber, meio que por cima, se há necessidade de dobrar a receita.

- Com as bebidas o cálculo é o seguinte: uma garrafa de espumante satisfaz três pessoas, um litro de refrigerante também atende três convidados.

Mas é sempre bom não se esquecer daquele seu tio que adora uma bebida e pode tomar sozinho uma garrafa, então mais uma vez, lembre-se do histórico da sua família.

Dê preferência por receitas mais simples, não queira radicalizar e fazer um peru cheio de condimentos e frutas, seus convidados podem ter um paladar exigente e não gostar da mistura.

Receita simples

Para você não passar o dia inteiro na cozinha preparando a ceia, faça apenas um prato de entrada, prato principal, acompanhamentos e sobremesa. Quantidade não significa qualidade!

-> Sobremesa para Ano Novo 2013 | Pavê de Bis Lacta

Para a entrada você pode servir nozes, frutas secas, canapés (um pão torrado com um creme de maionese, queijo e creme de cebola é uma boa escolha). Deixe as porções à disposição dos convidados na mesa.

Receita de Peru

Receita de Peru de Natal

Receita de Peru de Natal

Ingredientes

- 1 Peru de 5 a 6 kg
– 1/2 Xícara de chá de vinagre
– 1/2 Garrafa de vinho branco seco
– Suco de 1 limão
– 2 Colheres de chá de molho de pimenta vermelha
– 2 Colheres de sopa de sal
– 1 Cebola
– 3 Dentes de alho
– Cheiro verde
– 1 Folha de louro
– 250g de maionese

Modo de preparo:

1- Um dia antes do Natal reserve o peru e faça um molho com todos os temperos e a maionese.

2- Passe a mistura pelo peru como se estivesse o untando e reserve-o na geladeira. Somente no outro dia é que você vai cobrir o peru com papel alumínio e assar (por quatro horas).

3- Quando o peru começar a soltar um caldo, rasgue o papel alumínio e comece a regar a carne do peru.

4- O ponto de cozimento ideal é quanto a carne começa a ficar sequinha, quando isto ocorre é hora de desligar o forno. Prontinho, primeira receita feita.

O acompanhamento pode ser um arroz com salsinha e limão siciliano ralado que fica uma delícia e é super rápido de fazer. Para a sobremesa, você pode trapacear e comprar um bolo na padaria. E fazer mais uma receita para aumentar as opções de sobremesa, a nossa dica é a boa e velha rabanada.

Rabanada

Receitas de Rabanada

Receitas de Rabanada

Ingredientes

- 5 Pães velhos
– 2 Xícaras de leite
– 2 Ovos batidos
– Óleo para fritar
– Açúcar, canela
– ½ Xícara (de chá) de chocolate em pó
– ½ Lata de leite condensado

Modo de preparo:

1- Misture o leite, o chocolate em pó e o leite condensado.

2- Coloque o óleo na frigideira para esquentar.

3- Coloque as fatias na caldinha feita e tire um pouco do excesso.

4- Depois passe as fatias no ovo batido e frite.

5- Preste atenção na fritura, quando o pão começar a dourar é hora de tirá-lo do óleo. Caso queira, passe a rabanada no açúcar e na canela.

Viu como pode ser fácil preparar a ceia de Natal?

Por Samantha Alievi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: Divulgação

Confira também

# Aprenda como montar sua Árvore de Natal
# Significado das cores para o Réveillon
# [Looks inspiradores] – Roupas para Réveillon 2013 (140 fotos)
# [Looks inspiradores] – Roupas brancas para o Ano Novo 2013 (80 fotos)

3 Comentários em Receitas de Natal 2013
  • Menina disse:
    brincadeira, adorei muito, pois sou uma menina de 12 anos e só estava brincado, mais gostei delas, apesar de eu não saber cozinhar!!!!
  • Regina Souza disse:
    Amei vou fazer minha arvore de galho e o peru a dicas sensacional
  • Regina Souza disse:
    Vou fazer a receita de peru e a rabanada
  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete. Aristóteles