O que é Anorexia? Causas, sintomas e tratamentos

A anorexia trata-se, de forma técnica, de uma perturbação psicológica da auto-percepção da forma e do tamanho do corpo, ou seja, você passa a enxergar de forma distorcida seu corpo, devido a alterações do seu psicológico.

O problema pode atingir pessoas de qualquer idade, mas a maioria dos casos ocorre com adolescentes e jovens mulheres, e sair dele é muito difícil.

Anorexia nervosa é um distúrbio alimentar

Foto: (c) Can Stock Photo

Além de ser vista como uma perturbação psicológica, a anorexia é classificada também como uma perturbação do comportamento alimentar, com característica principal a excessiva perda de peso associada ao medo de ganhar quilos.

Pessoas com anorexia não têm falta de apetite, mas mesmo que tentem comer, não conseguem, de onde surge uma limitação na ingestão dos alimentos.

Quem tem anorexia não admite o distúrbio, por isso, no momento em que eles começam a receber ajuda, a doença geralmente já está em um grau bastante elevado.

Causas

Fatores psicológicos acompanhados por ansiedade e obsessão, vulnerabilidade da personalidade, decepção e problemas sentimentais ou fatores socioculturais são as maiores causas da anorexia.

Hoje em dia, não é difícil associar a doença ao mundo da moda, com modelos escravas de um padrão de medidas abusivo, que a indústria da moda exige. Levadas por essa vitrine, mulheres comuns acabam sentindo-se gordas e deformadas por não terem um corpo magérrimo igual ao das modelos que vêem nas revistas, o que acaba gerando um aumento de mulheres anoréxicas.

Como a perda de peso devido ao distúrbio dificilmente tem acompanhamento médico, as pessoas chegam a um emagrecimento excessivo, podendo levá-las a tornar-se anoréticas.

Consequências 

As consequências geradas pela anorexia são extremamente graves, e é mais fácil que familiares e amigos notem o problema do que a pessoa que sofre o problema se dar conta do que está ocorrendo e admitir que possui o distúrbio.

Mulheres com anorexia costumam ter amenorreia, que é a ausência de menstruação, sofrem queda dos cabelos e das unhas e seus dentes amolecem. Além disso, é comum elas serem vulneráveis a infecções.

Junto com a anorexia, vêm mais problemas:

• Tristeza;
• Alterações comportamentais e emocionais;
• Depressão ou sintomas depressivos;
• Alteração do sono;
• Isolamento social;
• Vontade de comer doces;
• Reação excessiva em algumas situações normais;
• Desinteresse ou falta de vontade de viver;
• Indecisão.

Comportamento de uma pessoa anoréxica

Pessoas com este distúrbio costumam anotar tudo o que comem e têm decorado o número de calorias de todos os alimentos. O peso tem controle diário, e até mesmo várias vezes ao dia, mesmo que a pessoa esteja extremamente magra.

Há uma espécie de ritual durante as refeições, como ingerir e mastigar os alimentos bem devagar e em quantias pequenas, cortar fatias minúsculas para que pareçam mais e espalhar bem a comida no prato, passando a impressão de que comem mais do que a verdade.

Essas pessoas geralmente comem apenas alimentos magros ou com poucas calorias, nunca admitem estar com fome e possuem um controle extrema.

Em último caso, até mentem sobre a alimentação, passando uma ideia de que se alimentam normalmente.

Tratamento

O tratamento é considerado a última fase da anorexia, já que só ocorre quando o distúrbio é detectado e a paciente tenha admitido que sofre da doença e queira receber ajuda.

Seu diagnóstico é feito baseado na perda de peso e em sintomas psicológicos comportamentais característicos.

O tratamento é feito por uma equipe multidisciplinar que conta com um psiquiatra, um psicólogo, em endocrinologista e um nutricionista, e possui duas etapas:

1. Recuperar o peso normal do paciente, ou ao menos levá-lo a um peso aceitável, que não deixe a pessoa sentindo-se gorda, e recuperar as defesas do organismo;

2. Iniciar um tratamento com base em psicoterapia e medicação, com anti-depressivos, se for necessário.

Há casos em que o paciente precisa ser internado, para forçá-lo a alimentar-se por via endovenosa e a tomar medicação, já que às vezes ele não está inclinado a colaborar com os especialistas que tentam ajudá-lo; na sua visão, essas pessoas estão apenas querendo que ele engorde.

Pessoas anoréxicas são extremamente sagazes quando se trata de enganar os pais e os médicos, por isso, é necessário manter uma vigilância constante.

A anorexia é uma doença complicada e possui prognóstico reservado, uma vez que o tratamento é longo e as recaídas são comuns. Há casos em que torna-se uma doença por toda a vida, podendo ser controlada, mas sem controle e atenção, pode nunca ser totalmente resolvida.

Há pessoas que não querem colaborar de forma alguma com o tratamento, ou então têm o problema detectado tarde demais. Nestas situações, o risco de morte por anorexia é bastante elevado.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# O que é enxaqueca? Sintomas e tratamentos
# O que é fluxo vaginal?
# [Saúde da mulher] – Como prevenir a infecção urinária
# [Saúde da mulher] – Corrimento esverdeado, qual o motivo?

Loading...
Seja o primeiro a comentar em O que é Anorexia? Causas, sintomas e tratamentos

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção. Antoine de Saint-Exupéry