Infecção urinária na gravidez: sintomas, tratamento e prevenção

Postado por

Vinte por cento das grávidas sofre com a infecção urinária. A doença, apesar de ter sintomas aparentes, nem sempre é detectada pelas gestantes e muitas mulheres confundem a dor e a dificuldade para urinar como algo normal da gravidez.

Gravidez

Foto: (c) Can Stock Photo

Para que você saiba o que está acontecendo com o seu corpo, vale a pena conferir os principais sintomas da infecção para evitar que o distúrbio se torne um problema para você e o seu bebê.

Sintomas

A infecção urinária nem sempre é percebida pelas grávidas, como o útero comprime os órgãos próximos e entre eles o canal urinário, muitas mulheres acabam nem percebendo que as idas frequentes ao banheiro podem ser um sinal da infecção.

Para você saber se o seu caso é normal ou não, repare na quantidade de idas, se elas forem exageradas ou aumentaram de repente é bom ligar para o seu médico para descobrir o motivo desta mudança.

O sintoma mais característico da infecção urinária é dor ou coceira na hora de fazer xixi ou uma dificuldade imensa para urinar. Algumas grávidas tentam fazer esforço para eliminar o líquido, mas nada sai ou quando sai são apenas algumas gotas.

-> Coceira vaginal: entenda os motivos

O motivo para que isto ocorra é o fato do canal urinário estar bloqueado com xixi e bactérias. As bactérias podem surgir por diversos motivos: má higienização da vagina, alterações hormonais e consumo exagerado de açúcar.

Sim, até o açúcar pode provocar a infecção, pois com o aumento de glicose na urina, as bactérias encontram o ambiente propício para se proliferar.

Se você tem diabetes, fique atenta com os primeiros sinais de dor ou coceira, pois você corre muito mais risco de desenvolver a doença do que as outras mulheres.

Quem sentir um ou mais destes sintomas deve procurar imediatamente o médico para que o problema não se agrave.

Consequências da infecção

A infecção urinária, a princípio, não causa nenhuma sequela para o bebê, mas se ele se desenvolver e não for tratado, há a possibilidade da infecção se estender para os rins, se tornando uma doença mais grave chamada de pielonefrites.

A pielonefrite tem sintomas muito fortes como febre, vômitos, dor lombar intensa e urina com cheiro forte. Por ser um tipo de infecção mais agressivo, é preciso se consultar rapidamente com o médico, para evitar que a mesma cause contrações no útero (que leva ao parto prematuro) aborto ou infecção generalizada.

Para você diferenciar uma infecção da outra veja a nossa lista:

Infecção urinária:

• Idas frequentes ao banheiro
• Incômodo no baixo ventre
• Sensação de bexiga cheia
• Desconforto ao urinar
• Ardência
• Alteração na cor e cheiro da urina

Infecção urinária mais grave

• Náuseas
• Vômitos
• Febre
• Urina com aspecto mais escuro e forte odor

Tratamento

O tratamento da infecção urinária é feito com antibióticos que só podem ser descritos pelo ginecologista. Não é preciso ficar com medo do efeito do medicamento sobre o bebê, a medicação receitada causa pouco impacto no desenvolvimento da criança e você se verá livre do incômodo da infecção.

Medicamento

Foto: (c) Can Stock Photo

Como evitar

A infecção urinária é evitada com medidas simples; como não ficar segurando xixi e ir ao banheiro logo que sentir vontade. Beba muita água para “limpar” o canal urinário e evitar que haja um acúmulo de líquido.

Eu sei que isso soa contraditório já que dizemos que a frequência contínua ao banheiro é sintoma da infecção, mas neste caso você é quem está regulando o seu organismo para que ele tenha o funcionamento correto.

A higiene íntima também é fundamental para prevenir a infecção, nunca use biquíni molhado por muito tempo e prefira calcinhas de algodão. Sempre quando possível fique um tempo sem a peça íntima, assim a região vai ficar menos abafada, o que diminui a incidência de bactérias.

Também cuide da sua alimentação e não exagere nos doces.

Por Samantha Alievi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Candidíase | O que é a doença e como tratá-la
# Como prevenir a infecção urinária
# [Corrimento vaginal] – Corrimento marrom escuro. O que é?
# [Prevenção de doenças] – Corrimento na gravidez | Sintomas, tratamento e prevenção

Seja o primeiro a comentar em Infecção urinária na gravidez: sintomas, tratamento e prevenção
Deixe seu comentário: