Exercícios alternativos para emagrecer: dança

Mexer o corpo conforme a música é tão gostoso que ninguém o considera um exercício físico. Mas a dança é, sim, uma atividade aeróbica. Perca peso e ainda arrase na balada com este maravilhoso exercício alternativo que pode queimar até 600 calorias por aula!

A dança e seus ritmos

As academias descobriram o filão que é a dança e oferecem estilos para todos os gostos. A dança de salão é a mais popular e você não precisa ter um par para começar a ter aulas: geralmente as escolas e academias contam com mais de um instrutor para orientar os novos alunos.

dançar para emagrecer

Foto: (c) Can Stock Photo

Na dança de salão os ritmos são os mais variados possíveis indo do forró ao samba, passando pela gafieira, lambada e sertanejo. Cada escola inclui um estilo musical, por isso, antes de se matricular, procure saber quais os ritmos oferecidos.

Quem não curte dança de salão pode tentar o street dance, a dança afro, o flamenco e o sapateado. Ou partir para os clássicos: ballet e jazz. O segredo é encontrar um que combine com o seu estilo.

O tango, uma das danças mais sensuais que existe, é ótimo para quem pretende aumentar as suas armas de sedução. Apesar de ter um ritmo mais cadenciado, o tango também gasta calorias e emagrece!

Caso você queira dizimar rapidamente a gordura corporal, vale à pena procurar as aulas mais agitadas, como axé, frevo e o zouk (que lembra muito a nossa lambada).

O mais interesse da dança é que no começo você vai se sentir um patinho feio: como nem todo mundo tem o dom da dança, é normal errar vários passos, se sentir desengonçada e fora de ritmo.

Mas com o tempo, você vai ver como a sua postura vai mudar e os movimentos vão surgir de uma forma fluída.

Após três meses de aula, você vai se sentir bem à vontade para colocar em prática, na balada, tudo o que aprendeu. Na dança você não pode sentir vergonha em errar e deve sempre persistir, pois só o tempo é que vai melhorar a sua habilidade.

Benefícios da dança

Com a dança você perde peso, queima muitas calorias e vira uma ‘pé de valsa’.  Além disso, quem pratica não se sente na obrigação de ir para as aulas, pois a atividade é prazerosa e descontraída.

dançar

Foto: (c) Can Stock Photo

A música alta, a evolução da sua coordenação motora e o ineditismo de cada aula fazem da dança um exercício nem um pouquinho entediante.

Cada estilo de dança traz um benefício particular, contudo todas elas vão garantir a você:

• Um corpo mais torneado;

• Pernas bem delineadas;

• Melhora no sistema cardiovascular;

• Resistência aeróbia;

• Melhora na coordenação motora;

• Estímulo da circulação sanguínea;

• Aumento da capacidade respiratória;

• Emagrecimento;

• Aumento da força;

• Flexibilidade;

• Favorece a socialização;

• Aumenta a capacidade respiratória;

• Alongamento dos músculos;

• Relaxamento.

Calorias Perdidas

Cada estilo de dança gera uma perda calórica diferente: uma hora de street dance, por exemplo, queima, em média, 500 calorias. Os ritmos mais moderados como o bolero e tango eliminam 300 calorias, o mesmo tanto de uma aula de hidroginástica.

perder peso

Foto: (c) Can Stock Photo

As aulas mais intensas, como o axé e o forró geram uma perda calórica excelente, parecida com a da ginástica localizada e da corrida: em uma hora 500 calorias são queimadas.

O zouk, que é voltado justamente para o emagrecimento, consome, em uma hora, 600 calorias! Para você atingir um nível assim, só realizando uma aula de body combat que é muito mais cansativa.

Com a dança você vai sentir o seu corpo mudar após quatro meses de aula, e sem precisar complementar a atividade. Por ser um exercício aeróbio e localizado, a dança se torna um exercício completo de emagrecimento!

Por Samantha Alievi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Exercícios alternativos para emagrecer: pilates
# Sete hábitos que atrapalham a perda de peso
# [Entrando em forma] – Pular corda para emagrecer rápido
# [Entrando em forma] – Muay Thai emagrece até mil calorias por aula

Loading...
1 Comentário em Exercícios alternativos para emagrecer: dança
  • gabi disse:

    adoro danca e por onde vou comecar

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    Só existe uma lei no amor; tornar feliz a quem se ama. Stendhal