Exercícios alternativos para emagrecer: pilates

Quem está procurando um exercício alternativo para emagrecer vai amar o pilates! O método, que exige equilíbrio e força, é excelente para as garotas que querem um corpo bem torneado, mas odeiam musculação.

Estimule os seus músculos e aumente a flexibilidade do seu corpo com esta atividade que é considerada uma das melhores para a perda de peso!

O pilates

O criador do método, Joseph Pilates tem uma frase ótima sobre o exercício: “Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo”

Pilates

Foto: (c) Can Stock Photo

E isto é verdade, algumas pessoas já sentem a diferença nas primeiras sessões: o abdômen começa a ficar mais durinho e o corpo apresenta uma melhora na flexibilidade.

Por oferecer um excelente condicionamento físico, o Pilates é bastante utilizado em clínicas de fisioterapia; se você já operou o joelho ou sofre com problemas na coluna, não encontrará nenhum problema em realizar os exercícios de Pilates.

Como é feito

Há dois tipos de pilates para emagrecimento e, em todos, os movimentos são fluídos e não são feitas muitas repetições (o método não enjoa!).

O pilates é dividido em:

Mat Pilates – O pilates de solo, com exercícios de baixo impacto. Os materiais utilizados são bolas, faixas, toning ball (bolas pequenas e emborrachadas preenchidas com areia para dar peso) fitness circle, flex-band, halteres, Magic circle e rolos.

Os exercícios do Mat Pilares trabalham todo o corpo, numa seqüência que respeita o seu ritmo: a duração de cada alongamento é determinada pela sua respiração, quando estiver com o fôlego curto, o exercício se encerra.

Aparelhos e Pilates moderno – Neste tipo de pilates são utilizados os aparelhos e variações do Mat Pilates. Este método é mais dinâmico, no entanto, segue alguns conceitos do pilates original.

Aula de ilates em grupo

Foto: (c) Can Stock Photo

As aulas podem ser em grupo e o professor é quem vai indicar o tipo ideal de exercício para você: a cada sessão e conforme o seu desempenho, as aulas podem ficar mais desafiadoras, exigindo maior alongamento e flexibilidade.

Os exercícios feitos nos aparelhos causam menos impacto ao corpo, sendo ideais para quem sente dores nas articulações. Geralmente, este tipo também é indicado para os iniciantes, pois eles ainda precisam treinar o corpo para a nova carga de alongamentos.

O objetivo do pilates não é o emagrecimento, no entanto, por ser uma atividade física, o seu corpo vai gastando calorias e começa a trocar a massa gordurosa por massa muscular.

Benefícios do pilates

No pilates você estica todos os músculos do corpo e o ganho que uma aula proporciona vai além de uma forma escultural: mente e corpo entram em harmonia.

Benefícios do pilates

Foto: (c) Can Stock Photo

Confira os diversos benefícios do método:

• Combate o stress e alivia a ansiedade e nervosismo
• Deixa os músculos definidos
• Melhora a postura
• Aumenta a flexibilidade
• Dá energia
• Reduz o peso (mas a longo prazo)
• Funciona como um excelente alongamento
• Aumenta a força muscular
• Melhora a circulação sanguínea
• Relaxa
• Funciona como uma drenagem linfática
• Previne problemas na coluna
• Melhora a memória e concentração

Quando aliado a uma boa alimentação, você poderá ver, em apenas um mês, o seu abdômen começar a se definir e a sua flexibilidade ficar igual à de um gato!

Calorias Perdidas

O método pilates não tem um gasto calórico altíssimo, mas como os exercícios são gostosos de serem feitos, o índice de desistência é muito menor e, com uma freqüência contínua nas aulas, o aluno consegue atingir os seus objetivos: entre eles, o emagrecimento.

Para os iniciantes, uma aula de uma hora pode queimar, em média, 200 a 250 calorias (dependendo do aluno), o que equivale a uma caminhada em ritmo moderado.

Quem está no modo moderado, consegue ter uma perda calórica de 390 calorias; semelhante a queima de uma aula de natação de uma hora.

As aulas avançadas têm um gasto incrível, alguns alunos conseguem perder 500 calorias, um valor próximo da queima de uma aula, de uma hora, de spinning.

Por Samantha Alievi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Veja oito erros que você não deve cometer na hora da malhação
# Sete hábitos que atrapalham a perda de peso
# [Entrando em forma] – Pular corda para emagrecer rápido
# [Entrando em forma] – Muay Thai emagrece até mil calorias por aula

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Exercícios alternativos para emagrecer: pilates

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

A glória deve ser conquistada; a honra, por sua vez, basta que não seja perdida. Arthur Schopenhauer