Responsive image

Corrimento marrom escuro. O que é?

O aparecimento do corrimento marrom gera muitas dúvidas nas mulheres. O que ele significa? Será se é alguma doença, algo normal ou apenas um indicador que a menstruação está para chegar?

Menstruação

Foto: (c) Can Stock Photo

A origem do corrimento marrom varia e deve ser analisada para que você tenha certeza que não há nada de errado com a sua região íntima. Antes de tomar qualquer atitude e começar a esquentar a cabeça, procure o seu médico, pois ele é a única pessoa capaz de dar o diagnóstico correto para o seu corrimento.

Causas

Quando ocorre antes do fluxo menstrual, o corrimento marrom é apenas tecido endometrial velho, ou seja, o restante da menstruação do mês anterior que acabou não descendo. Este muco escuro não tem odor e passa logo após o início da menstruação. Se o mesmo continua, é preciso ir ao médico para tentar descobrir o que está gerando este corrimento.

-> O que é fluxo vaginal?

O corrimento marrom também pode aparecer quando não há higienização correta da região íntima. Porém isto não significa que você não está se cuidando direito, às vezes você pode até estar exagerando nos cuidados e diminuindo o ácido presente na vagina.

Quem limpa a área com sabonetes alcalinos ou usa jatos de água freqüentemente, poderá estar comprometendo o nível de acidez e provocando o surgimento do corrimento marrom.

O nível do ph vaginal precisa estar sempre em equilíbrio, pois é ele quem combate o aparecimento de bactérias e fungos nocivos.

Ficar muito tempo com calças apertadas, esquecer o absorvente interno ou usar calcinhas que não foram lavadas corretamente, também são fatores que podem desencadear a aparição de fungos e da secreção escura.

-> Como fazer uma higiene íntima correta

A vagina é um órgão tão sensível, que até um forte stress que você está passando pode desencadear a alteração do ph e conseqüentemente a aparição deste corrimento. Alergia ao látex da camisinha, talco e cremes em excesso e ou pequenas feridas também são colocadas na lista de possíveis causas.

Quando é preciso se preocupar

Repare se o seu corrimento tem algum cheiro, causa coceira e ardência. Se estes sintomas estão presentes, é necessário procurar um médico.

Corrimento

Foto: (c) Can Stock Photo

O corrimento pode ser o resultado de uma ferida no útero, no colo do útero ou nas trompas. As DSTs como vaginose, candidíase e outras infecções também se manifestam inicialmente com o surgimento do corrimento marrom.

-> DST’s: como evitar 7 doenças sexualmente transmissíveis

Se este for o seu caso, não entreem desespero. Procureprimeiramente o médico que irá fazer o acompanhamento necessário. Há tratamento para todas estas doenças e principalmente, para o corrimento marrom.

-> Corrimento esverdeado, qual o motivo?

Corrimento escuro pode ser indicio de gravidez?

Algumas mulheres acabam se confundindo tanto com o corrimento marrom que acham que ele pode ser um sintoma da gravidez. Como a secreção aparece quando a menstruação está atrasada, fica fácil misturar tudo. Mas como já dissemos, o corrimento pode ter como causa a mucosa uterina que não foi totalmente expulsa na menstruação.

-> Menstruação atrasada, o que pode ser?

Se você está grávida, já fez os exames e de repente começou a descer este líquido escuro, também não é necessário ficarem pânico. Agestação causa um rebuliço nos hormônios e o corrimento pode ser normal devido a esta mudança toda. Porém, se você sentir coceira e um cheiro forte, vá até o seu médico, pois neste caso pode ser um sinal de uma infecção vaginal.

-> Coceira vaginal: entenda os motivos

Tratamento

O tratamento do corrimento marrom é simples, o seu médico indicará um remédio específico para a região vaginal, podendo ser uma pomada ou creme. Em alguns casos o ginecologista também receita comprimidos para potencializar o tratamento.

Consulta médica

Foto: (c) Can Stock Photo

Quando o corrimento não é ocasionado por uma doença, a mudança de atitude é que determinará o tratamento, por exemplo, seu médico poderá pedir que você use mais calcinhas de algodão e lave a região corretamente, sem exagerar nas duchas vaginais.

Você não precisa usar somente sabonete íntimo para a região, sabonetes neutros também fazem a limpeza corretamente. O uso contínuo de protetor diário também não é recomendado, pois ele deixa a região abafada, aumentando as chances de haver uma proliferação de fungos.

Para evitar

Eis alguns cuidados que você deve ter para evitar o surgimento do corrimento:

- Fazer a higienização correta da área íntima com sabonete específico ou neutro

- Não usar roupas muito apertadas por várias horas

- Lavar corretamente a calcinha

Por Samantha Alievi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Dúvidas frequentes sobre menstruação
# Chás para descer a menstruação
# [Ciclo Menstrual] – O que é menstruação irregular?
# [Ciclo Menstrual] – Até quantos dias é normal a menstruação atrasar?

loading...
Destaques da semana
É um amor pobre aquele que se pode medir. William Shakespeare