Como calcular seu peso ideal: Aprenda Agora!

Hoje em dia não existem mais as categorias gordo e magro. A ciência avançou, estudos foram feitos, e cada pessoa pode se enquadrar num padrão diferente quando o assunto é peso.

Peso ideal

Como calcular seu IMC

As balanças te dão apenas um número que, se você não levar em conta outras características, pode enganar. Veja a seguir se você está no seu peso ideal!

O IMC

O Índice de Massa Corpórea é o método mais usado pelos médicos para descobrirem se você está no seu peso ideal. Ele leva em conta também a sua altura, e seu cálculo é bastante simples: seu peso em Kg divido pela sua altura ao quadrado.

Exemplo: uma pessoa que pese 70 quilos e meça 1,75m. O cálculo: 70 dividido por 3.0625 (1,75 x 1,75) é igual a 22,8. De acordo com a tabela do IMC, essa pessoa está no seu peso ideal.

Situação IMC em adultos
abaixo do peso ideal abaixo de 18,5
no peso ideal entre 18,5 e 25
acima do peso ideal entre 25 e 30
obeso acima de 30

Entretanto, o IMC não mede a gordura corporal em si. Ele apenas faz uma proporção entre seu peso e altura. Muitas pessoas que estão no peso ideal não estão satisfeitas com seu corpo, por exemplo.

Calculadora on-line do IMC: g1.globo.com/bemestar

Dicas saudáveis para perda de peso

Cada um é cada um. Apesar disso, muitas mulheres sacrificam a saúde em busca de um modelo quase inacessível de beleza. A imagem vendida pelos meios sociais não representa a realidade da grande maioria das mulheres brasileiras. Além disso, é difícil ficar com um corpo igual à de determinada pessoa que não possui a mesma altura que você, por exemplo.

Medida certa

Fatores genéticos

Fatores genéticos, stress, dia-a-dia e saúde emocional devem ser levados em conta quando o objetivo é perder peso. Não existe dieta milagrosa. Você pode até emagrecer, mas se não houver uma mudança nos hábitos, todo o peso perdido aparece novamente. O ideal é buscar uma alimentação mais saudável e iniciar a prática de exercícios físicos.

-> Sete hábitos que atrapalham a perda de peso

Homens estão cada vez mais entrando na onda de seguirem ideais inalcançáveis de beleza. Sim, mudar um hábito pode ser bem difícil, mas é uma questão de começar pelas pequenas escolhas.

Por exemplo: uma pessoa que toma refrigerante todos os dias pode optar por consumi-lo apenas nos finais de semana. Ao longo do tempo, a vontade por essa bebida diminui drasticamente. E sim, podemos comer de tudo. A diferença está na quantidade ingerida!

O segredo da perda de peso saudável

Deve ser aliada a uma vida mais light, digamos assim. O estresse e a ansiedade podem nos levar à compulsões alimentares, assim como buscar emagrecer a todo custo pode levar aos distúrbios alimentares (bulimia e anorexia).

Antes de iniciar uma dieta, faça uma visita ao seu médico. Caso seja preciso, ele fará uma série de exames para verificar se não existem outros problemas médicos afetando sua saúde, como colesterol, triglicérides e os índices hormonais produzidos pela tireoide.

-> Conheça 8 problemas de saúde que fazem você engordar

A obesidade e os distúrbios alimentares matam milhares de pessoas todos os anos. Sozinho, o IMC não diz se você está realmente saudável ou não, já que outros fatores (sexo, idade, condições médicas, porcentagem de músculos e gorduras) devem ser levados em conta.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo & Divulgação

Confira também

# Aprenda a se exercitar em casa, sem gastar dinheiro
# 7 tipos de exercícios para emagrecer em casa
# [Emagreça com Saúde] – Dicas para emagrecer com saúde neste verão
# [Emagreça com Saúde] – Dicas para uma alimentação saudável no verão

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Como calcular seu peso ideal: Aprenda Agora!

Deixe seu comentário