Responsive image

Brigas no namoro: saiba como agir e reverter a situação

Quantas vezes você acabou perdendo a cabeça com o seu namorado, disse coisas sem pensar e de repente, o que era um pequeno desentendimento virou uma briga sem solução?

Durante uma discussão, a raiva pode ser tão grande e incontrolável que colocamos em risco um relacionamento.

Aprenda a manter a calma na hora da briga

Brigar nem sempre traz a solução, muitas vezes causa mais ressentimento e aumenta a bagagem de problemas de um casal. Refletir sobre o nosso comportamento durante uma discussão é fundamental, pois nos ajuda a compreender nossos sentimentos e a conseqüência de nossos atos.

Não guarde rancor

Não fique acumulando sentimentos dentro de você, além de fazer mal ao relacionamento também faz muito mal à sua saúde. Se você tem algo a ser dito, diga. Não pense que a pessoa vai se magoar ou vai ficar brava com você, dizer não é o problema e sim o modo como você diz.

Diga com suavidade

Dizer uma palavra em um tom mais agressivo muda totalmente o seu sentido. Mesmo que a sua cabeça esteja em ebulição, respire fundo e organize as idéias para se expressar com calma e sem afobação. Quantas vezes alguém não falou num tom mais alto com você e a sua reação foi logo contra-atacar num volume ainda mais elevado? Se ele gritar, não devolva na mesma moeda, mantenha o mesmo tom e responda aquilo que você pensa.

Apontando erros

As críticas podem ferir, principalmente quando vem da pessoa amada. É inevitável que numa discussão você acabe revelando alguns pontos que não gosta na pessoa, porém, você já parou para pensar se ele fizesse o mesmo contigo? Imagine ter todos os seus erros sendo apontados para você; a conseqüência é devolver todos as críticas e ainda aumentar os defeitos da pessoa.

-> Erros imperdoáveis num relacionamento

Ao invés de apontar os erros, procure conversar sobre as coisas que você não gosta no seu companheiro numa hora mais calma, não durante uma briga. Como diria a religião xintoísta: “acha os teus próprios erros em vez de procurar falhas nos outros”.

Não jogue na cara

Quando a raiva vem, ela parece levar todos os acontecimentos ruins do passado até a sua boca. Juntar todos os problemas mal resolvidos do namoro e usá-los neste momento só mostra que você continua sofrendo e não os perdoou.

Pense antes de falar

Jogar na cara instiga apenas mais ressentimentos e não vai fazer com que a pessoa mude de opinião ou tente mudar de comportamento.

Saiba perdoar

Perdoar não é apenas dizer no momento que você deixou a briga para trás. É preciso passar por cima do orgulho, aparar cada frestinha mal resolvida e deixar o assunto no passado.

-> Veja como fazer as pazes com o(a) namorado(a)

Perdoar também é compreender o lado do outro, tentar descobrir as suas motivações e sentimentos. Se você tem dificuldade em perdoar, procure descobrir o motivo de tanta raiva e tente trabalhá-la.

Trabalhe o seu orgulho

Ter orgulho é ter medo de ser deixada de lado, de se submeter às vontades do outro, mas saiba que é possível manter a sua dignidade ao se dar conta que o outro não lhe deve em nada e você não é mais evoluída que ninguém.

Seja flexível e escute

Abrir mão de algumas coisas sem perder a sua identidade gera cumplicidade. Para ser flexível basta fazer um teste bem simples: coloque-se no lugar do outro. Como você se sentiria se a outra pessoa não escutasse a sua opinião?

Motivo da briga

Qual o real motivo da briga? Muitas vezes as discussões acaloradas são motivadas por um acúmulo de problemas e não por aquele fator inicial que resultou no desentendimento. Falta de respeito e ciúmes são desencadeadores ocultos instigados por aquele motivo fútil que abre caminho para a briga.

Se você seguiu estes passos, respirou fundo e mesmo assim o seu namorado continua sem te escutar e agindo por impulso, converse com ele (num momento mais tranqüilo) sobre as atitudes dele durante uma discussão. Seja firme em seu posicionamento e peça a ele que reavalie suas atitudes e trabalhe a raiva, um sentimento destruidor que gera somente a discórdia.

Por Samantha Alievi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# O relacionamento acabou, de quem é a culpa?
# Erros mais comuns no relacionamento
# [Ponto final na relação] – Desculpas mais usadas para terminar um namoro
# [Ponto final na relação] – Saiba como terminar um relacionamento numa boa!

9 Comentários em Brigas no namoro: saiba como agir e reverter a situação
  • Jessica Almeida disse:
    OO QUE FAZER QUANDO O SEU NAMORADO PENSA QUE VOCE ESTA PEGANDO MUITO EM SEU PÉ? E POR ISSO VOCES COMEÇAAO A BRIGAR? :/
  • andressa rodrigues disse:
    a vida e feita de alegria
  • andressa rodrigues disse:
    pra tudo tem uma soluçao
  • JR OSHIRO disse:
    Boa Tarde , amo minha noiva , sempre que brigo com ela e dessa maneira gostaria de saber como posso trabalhar o meu lado alguem sabe algum livro alguma coisa que pode ajudar .
  • Lana Beatriz disse:
    Boa Tarde, estou aqui porque estou no meio de uma briga com o meu namorado. Ele é muito estourado igual a mim, por isso estamos sempre brigando e eu e ele até falamos um por outro que detestamos essas brigas pois desgastam o nosso namoro. Bem o que eu queria dizer aqui na verdade e que se querem manter um relacionamento com uma pessoa terão que ter muita paciência antes de tudo e muitas e muitas vezes mesmo, ceder para o outro para que se entendam. É difícil, mas o amor tudo suporta e tudo supera. Espero que Deus abençoe a cada pessoa que visitar este site e que busque o que procuram e que consigam seguir com muita paz e harmonia o seu relacionamento. Beijinhos *-*
  • Catia disse:
    meu marido ultimamente esta muito grosso não sei o que fazer , ele briga sempre grita e sempre procura um defeito nas minha atitudes , a 20 dias sofremos acidente de carro e ele não consegui fazer nada , eu o ajudei fiz de tudo , banho comida etc tudo, mais depois de tudo isso ele não mudou nada e ainda disse que eu não fiz mais que a minha obrigação cuidar dele , mim ajuda eu gosto muito dele e queria que ele mim notasse e mim dasse mais valor o que eu faço? mim ajudem .
  • Julia Baldo disse:
    o motivo da minha briga com o meu namorado o Thiago foi ciume da parte dele, ele é bem ciumento e eu tambem briguei com ele por ter levado a menina até sua casa e enves de conversar eu retruque abrasando e ficando junto com o Carlos um amigo dele e vi que só almentei a briga não resolvi nada e ele me chamou para conversar e coloquei tudo pra fora e ele tambem e no final de tudo isso a gente se resolvel lembresse nunca RETRUQUE A SUA RAIVA ISSO SÓ PIORA :)
  • Julia Baldo disse:
    CUIDADO OQUE FALAR NÁ HORA DA BRIGA ISSO SÓ PIORA ;)
  • RAQUEL disse:
    nao sei mas o que fazer
  • Deixe seu comentário:





    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud