Como saber se é paixão, amor ou atração?

Apaixonar-se é tudo de bom. O mundo parece ficar mais colorido, mais alegre, mais em paz. A gente fica eufórico, com os olhos brilhando. Não se sabe direito o que sentimos. Sabemos apenas que é bom e faz bem, e queremos ficar assim para o resto da vida.

-> Quais os sintomas do amor verdadeiro?

Será que é amor? Pura atração física? Ou é a velha paixão que veio pra mexer com nossos instintos? É normal ficar confusa. E o texto a seguir vai te ajudar a definir o que raios você está sentindo:

Ah, a atração…

Quase que por definição, a atração tem muito a ver com a tensão sexual. É quando você cruza com alguma pessoa na rua, esbarra com ela sem querer e aí sai até uma faísca. É quando você olha pra alguém e já imagina vocês dois numa longa noite de amor. É aquela química, aquela sensação de sufoco que fica no ar quando vocês estão sozinhos num mesmo cômodo.

atração

Foto: (c) Can Stock Photo

Além do aspecto quase que puramente corporal, não rola um interesse maior na pessoa em si, no que ela faz, veste, etc. Claro que determinadas características (dependendo do seu gosto pessoal) podem contribuir para que essa atração aconteça.

-> 10 passos para enlouquecer um homem

Uma vez que a ‘fome’ é saciada, o interesse pela pessoa desaparece.

Ah, a paixão…

É bem difícil amar alguém sem antes apaixonar-se por ela. Considerada o estágio inicial daquilo que poderá ser um relacionamento, a gente acha que está apaixonada quando tudo na pessoa é lindo – aos seus olhos. Os defeitos somem, e a pessoa parece ser a exata definição de beleza e perfeição.

É quase como uma droga mesmo. A gente fica meio dopado, sem saber o que fazer. Dá vontade de passar o dia com a pessoa, de viajar, de fugir com ela. O corpo fica recheado de hormônios da felicidade.

-> Qual a diferença entre amor e paixão?

Estudos científicos dizem que o estado da paixão não dura mais do que uns 6 meses. Depois que a euforia vai embora, resta saber se o que ficou era amor…

Ah, o amor…

O mais belo e sublime dos sentimentos. Pena que muitas pessoas o associem à prisão, perda da individualidade… Amar é conseguir se libertar do nosso ego, do nosso ciúmes, da nossa vontade de moldar o outro de acordo com as nossas vontades. A gente ama de verdade quando entende que nenhuma aliança e nenhum contrato são capazes de segurar a pessoa pra sempre ao nosso lado.

Paixão

Foto: (c) Can Stock Photo

Acima de tudo, a pessoa que está ao seu lado é livre, mas optou por acompanhar você nessa viagem louca chamada vida. Quando a gente ama, ficamos menos egoístas e aprendemos a ceder. Mais do que encontrar alguém que te ame de volta, o amor precisa ser cultivado todos os dias. Complicado? Sim, um pouquinho. Relacionar-se nunca foi fácil.

Mas quando o sentimento é verdadeiro, quando há o esforço mútuo do casal, quando há vontade em fazer dar certo, quando há liberdade, compreensão, companheirismo, surpresas e carinhos, o amor é a coisa mais linda desse mundo. Amor se constrói, e não nasce da noite para o dia.

-> 10 sinais de que você encontrou o cara certo

Não foi por acaso que eu elenquei esses 3 sentimentos dessa maneira. É como uma evolução. Isso não é uma receita e nem um modelo fechado para o que cada uma dessas coisas significa. Sentimentos não podem ser tratados assim. Entretanto, ficar sem saber exatamente o que estamos sentindo não é muito gostoso. Pode dar uma sensação de insegurança. Mas saiba que só você pode avaliar de verdade os motivos que fazem seu coração bater ou seu corpo pulsar.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Por que se apaixonar é mais fácil do que esquecer?
# Como diferenciar amizade de estar apaixonado?
# [Desvendando o Amor] – O que é o amor verdadeiro?
# [Desvendando o Amor] – 10 formas de curar um coração partido

Loading...
2 Comentários em Como saber se é paixão, amor ou atração?
  • Júlia'Lima disse:

    – Bein explikdo , tirei minhs dúvidas .

  • Nadyellen disse:

    Ajudou muito Obgrigada

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção. Antoine de Saint-Exupéry