Como diferenciar amizade de estar apaixonado?

Muitas vezes pode ser difícil entender exatamente o que estamos sentindo, ainda mais se o sentimento se manifestar por alguém que já faz parte do nosso círculo de amigos. Por mais que amizade e amor possam se confundir, eles são bem diferentes.

Foto: (c) Can Stock Photo

A confusão pode se dar por diversos motivos: carência, embalo do momento, algum gesto legal. Enfim. O fato é que quando isso acontece, a gente fica sem saber o que fazer. Se você também está confuso, confira abaixo se o que você sente é amizade ou algo mais.

A sutil diferença “Amizade / Amor”

Realmente pode ser difícil separar. Afinal, é preciso ser amigo daquele que amamos. Sem falar na infinidade dos vários tipos de amor: de pai, de mãe, de irmã(o) e até de amigo. Mas o amor de amigo é diferente do amor de amantes.

-> Qual a diferença entre amor e paixão?

A linha é tão tênue que fica complicado definir e dizer “amor é X e amizade é Y”. Os dois estão contidos em si mesmos, e é isso que dificulta toda a coisa. Acredito que no fundo a gente sabe quando a amizade passou pra área do amor. O que existem são sinais que indicam isso, como por exemplo…

…A questão da atração

Você sabe que não é mais amizade quando você, de um dia para o outro, passa a olhar aquele seu amigo(a) com outros olhos. Tudo nele(a) é perfeito e os defeitos são inexistentes. Quando se é apenas amigo, existe a clara noção dos pontos positivos e negativos na pessoa. Existe uma diferença entre achar um(a) amigo(a) bonito(a) e sentir-se atraído por ele(a).

-> 10 sinais de que você encontrou o cara certo

Quando a beleza externa (primeiro fator que acenda a chama da paixão) se manifesta, você olha pra pessoa com olhos de admiração e valorização das qualidades dela. Se seu coração passa a bater mais forte, se você passa a se preocupar mais com seu visual, se você começa a fazer de tudo para agradar a pessoa, já é paixão.

-> Me apaixonei pelo meu amigo. E agora?

Precisa existir a chamada tensão sexual entre vocês. O papo parece não acabar nunca e vocês se encontram em plena sintonia de tudo. Tudo isso contribui pra você achar a pessoa atraente e, consequentemente, se apaixonar por ela.

…A vontade de estar junto

Claro que todos nós temos vontade de ficar junto com os amigos. Quando dá pra ser ver, ótimo, é só alegria. Mas quando não dá, tudo bem, você arranja outra coisa pra fazer.

Foto: (c) Can Stock Photo

Isso não acontece quando você está apaixonado. Você passa a querer encontrar a pessoa sempre que dá, frequentando os mesmos lugares que ela só pra aumentar a chance de vocês se verem.

Essa vontade incontrolável tem a ver com a paixão, que inunda seu cérebro de hormônios e deixa seus sentimentos todos à flor da pele.

…O ciúme

Pode existir sim o ciúme entre amigos, mas é um ciúme inocente. Se seu amigo vai sair com outro grupo de pessoas, você pode até se sentir deixado de lado, de escanteio, mas passa.

Agora se você está apaixonado, o ciúme cresce um bocado e você passa o dia imaginando o que a pessoa estará fazendo e com quem.

A prova final… 

Pra saber mesmo se era apenas amizade, é preciso esperar o período de paixão passar. Dizem que o amor cega as pessoas, mas eu acho que é a paixão. Porque quando a euforia toda passa, aí é que você começa a enxergar a pessoa como ela realmente é.

-> Atitudes que podem significar que você está gostando dele

Dá-se um zoom na personalidade, nos defeitos, nas manias, no jeito de ser. O amor é quem abre os olhos dos apaixonados. Então, se ainda assim você não sabe se é amizade ou algo além, dê-se um tempo. Talvez esse encanto todo seja só ‘siricutico’, como dizia minha avó.

Foto: (c) Can Stock Photo

Ficamos mais suscetíveis a paixão quando nos sentimos sozinhos, carentes, ‘abandonados’ à própria sorte. Grandes amizades podem evoluir sim para grandes amores, mas só o tempo pode dizer isso.

O importante é não ir com muita sede ao pote pra não se decepcionar. Ou se jogue de cabeça, pois a vida é curta demais pra passarmos nosso tempo pensando em tudo.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Qual a hora certa de dizer “Eu te amo”?
# O que é o amor verdadeiro?
# [Conquistando um amor] – Confira 12 dicas para encontrar o amor em 2013
# [Conquistando um amor] – Atitudes indispensáveis para conquistar um homem

Loading...
3 Comentários em Como diferenciar amizade de estar apaixonado?
  • Fabiano Gregorio de Matos disse:

    realmente é uma questão complicada, você olha para pessoa e fica imaginando essa pessoa nua ao seu lado e em outras posições.

  • Lisandra Araújo da Luz disse:

    Acabei de chegar à conclusão de que tô gostando de um amigo.Mas eu ainda não sei se ele gosta de mim,só sei que ele gosta de estar perto de mim.Um dia eu descubro rsrs.

  • Deixe seu comentário