Alimentos que ajudam a fortalecer os ossos

Os ossos são uma das estruturas mais importantes do nosso corpo. Responsáveis pela produção de células e outras vitaminas, protegem os órgãos, dão mobilidade, os ossos deveriam ter a maior importância quando o assunto é saúde. E, como já deu pra perceber, eles são feitos de cálcio.

Conservá-los em dia garante principalmente uma velhice livre das doenças que os acometem, como a osteoporose. Para mantê-los em dia, veja dicas e alimentos que garantirão a saúde e a vitalidade dos seus ossos:

Os ossos ao longo do tempo

Conforme vamos ficando mais velhos, a tendência é que nossos ossos se tornem mais frágeis, porosos e fracos, e daí a importância de nos alimentarmos bem antes de chegarmos à velhice como forma de prevenir a ação do tempo em nossos ossos.

Alimentos com alto índice de cálcio

Não dá pra separar a importância da ingestão do cálcio com a saúde dos ossos. Confira a seguir uma lista com os alimentos mais ricos neste mineral:

Alimentos com alto índice de cálcio

Foto: (c) Can Stock Photo

Laticínios: disparados, os alimentos que mais contém cálcio. Dentre eles, podemos citar: leite  (desnatado, integral, de soja), iogurtes, queijos (prato, tofu, minas).

Para os intolerantes à lactose, a deficiência em cálcio pode ser um problema comum, mas contornável. É só investir nos alimentos abaixo.

Verduras: Sobretudo os de folhas verdes mais escuras, como couve, espinafre, brócolis, agrião, rúcula, aipo, repolho.

Outros alimentos: peixes (salmão, atum, truta e sardinha), cereais e sementes (gergelim, linhaça), frutas cítricas (tangerina, laranja, acerola, limão), nozes, castanhas, amêndoas, carnes magras, salsa, manjericão, grão-de-bico, grão-de-soja, feijão branco

Suplementos de cálcio: Nas farmácias é possível encontrar caixas com pílulas de cálcio. Entretanto, cada um de nós, dependendo do sexo e da faixa etária necessita de uma quantidade de cálcio por dia.

Antes de sair comprando esse tipo de medicamento, avalie junto a um médico sua alimentação para que ele se certifique de que está faltando cálcio na sua dieta. (Lembrando que tomar este tipo de suplemento não evita a osteoporose, e é apenas uma das medidas a serem tomadas.

Mulheres grávidas, lactantes ou idosos devem se consultar com um médico antes de ingerirem suplementos alimentares).

Fique longe de alimentos ricos em sódio (refrigerantes diets, por exemplo), pois o sódio dificulta a absorção do cálcio pelo nosso organismo.

A relevância dos exercícios

Fazer exercícios só traz benefícios, em especial aos ossos. Essa é uma das maneiras de mantê-los saudáveis por bastante tempo. Incluir exercícios durante seu dia-a-dia garante um corpo em forma e em equilíbrio.

Malhar

Foto: (c) Can Stock Photo

Procure fazer alguma atividade que dê prazer, assim você se mantém estimulado a continuar a fazê-la.

-> Confira sete tipos de exercícios para emagrecer em casa

Ao contrário do que todo mundo pensa, os exercícios de alto impacto (pular corda, correr, são os melhores para fazer com que os ossos fiquem mais resistentes.

Os ossos e o Sol

A vitamina D é uma das principais vitaminas que o corpo precisa. Responsável pela manutenção dos níveis de cálcio do nosso corpo, ela só é produzida e utilizada quando ficamos expostos ao Sol.

Além de consumir alimentos ricos em cálcio, precisamos da vitamina D para que esse mineral possa ser utilizado pelo corpo, e pra isso é que precisamos do Sol. Certifique-se de tomar pelo menos 10 minutos de Sol todos os dias, antes das 8h da manhã ou após às 16h. E não se esqueça do protetor solar!

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Você sabe quais são os benefícios do leite para adultos?
# A importância das fibras para a saúde
# [Prevenção de doenças] – Lista de alimentos ricos em vitamina C
# [Prevenção de doenças] – Prisão de ventre: sintomas e tratamentos

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Alimentos que ajudam a fortalecer os ossos

Deixe seu comentário