Responsive image

Como limpar e conservar espelhos: dicas

Toda casa tem espelhos, mesmo que sejam só aqueles pequenos que ficam no armário do banheiro. Cada vez mais eles são empregados como objetos de decoração, e servem pra dar a impressão de que os ambientes são maiores do que realmente são.

Porém, limpá-los de maneira correta ainda é um mistério pra muita gente, ainda mais quando a variedade de tipos de espelhos é cada vez maior. Confira a seguir algumas dicas de como deixá-los brilhando!

Antes da limpeza

Espelhos são superfícies delicadas, e sua limpeza deve ser baseada nisso. Considerando o fato de ficarem expostos, antes de passar qualquer produto, é importante retirar a poeira acumulada em cima deles.

-> Como limpar janelas e vidros

Com a ajuda de um espanador ou de um pano seco, limpe o espelho em toda sua extensão.

Limpando os espelhos

Como dica majoritária, nunca aplique um produto, por mais apropriado que ele seja, diretamente no objeto a ser limpo. E isso vale também para os espelhos. Veja as dicas abaixo:

Foto: (c) Can Stock Photo

- Depois de retirar a poeira, aplique um pouco de álcool misturado com água num pano e passe por todo espelho. Tome cuidado com os espelhos com bordas de madeira ou outros materiais, pois o álcool pode manchá-las.

- Use um pano que esteja limpo, do tipo flanela, e que não solte fiapos ou linhas.

- Não utilize vassouras ou outros materiais ásperos para retirar a sujeira de cima dos espelhos.

- Não jogue água diretamente no espelho, pois isso pode estragar as bordas.

- Caso o espelho esteja engordurado, retire a gordura superficial com a ajuda de um papel toalha.

- Os produtos mais indicados para a limpeza são: água, álcool, sabão neutro ou algum produto específico para a limpeza de espelhos.

- Não aplique nenhum produto diretamente no espelho. Borrife ou espalhe num pano e só depois passe por cima da superfície.

- Manchas de dedo saem facilmente com um pano embebecido em água morna.

- Não faça a limpeza com os espelhos ao Sol, pois ao secar, podem ficar algumas manchas dos produtos utilizados

- Para dar um toque final na limpeza de espelhos antigos, esfregue uma folha de jornal seco após a limpeza.

- Para se certificar de que as bordas dos espelhos, especialmente os emoldurados, estão completamente limpas e sem resíduos de produtos, seque-as com o auxílio de um secador de cabelos.

- Se for lavar alguma parede que contenha um espelho, evite jogar água ou qualquer outro produto próximo demais ao espelho, pois podem escorrer atrás do mesmo, estragando não só as bordas, como o espelho como um todo.

Pra não deixar o espelho embaçado

Existe um truque que pode fazer com que seu espelho fique limpo e sem marcas de embaçado por até uma semana: com cuidado, passe pelo espelho sabão em pedra (ou neutro) e depois retire com a ajuda de um pano úmido, secando em seguida com um pano limpo.

Foto: (c) Can Stock Photo

E os box de banheiro?

Não são de espelhos, mas por serem de vidro, podem ficar tão sujos e manchados quanto. A dica é: com a ajuda de panos ou a parte macia de uma esponja, limpe todo o vidro com sabão ou detergente neutro.

-> Como tirar manchas do box de vidro

Tire o sabão com água quente, e caso as manchas ainda tenham ficado no box, aplique um pouco de vinagre branco e enxugue os vidros com um pano seco.

Espelhos em ambientes úmidos

Muitos banheiros, saunas e outros ambientes cuja água pode ficar acumulada em forma de vapor contêm espelhos. Neste caso, a melhor saída para ajudar na conservação seria a instalação de exaustores, que retirariam a água contida neste lugares.

Cuidados com técnicas milagrosas

Todo mundo tem aquela receitinha caseira pra limpar alguma coisa. Entretanto, numa dessas tentativas você pode acabar estragando o material ou o objeto a ser limpo. Vinagre, cloro, água sanitária, amoníaco, lixas, palhas de aço  e outras substâncias ácidas ou materiais abrasivos podem danificar as bordas do espelho e a longo tempo, causar manchas escuras.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Como facilitar a limpeza de panelas
# Como limpar paredes e tetos
# Como limpar forno e fogão
# Dicas de como deixar o guarda-roupas em ordem

Seja o primeiro a comentar em Como limpar e conservar espelhos: dicas

Deixe seu comentário

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade. Carlos Drummond de Andrade