Responsive image

Como descobrir que estou grávida?

Foto: (c) Can Stock Photo

As mulheres na maioria dos casos possuem uma sensibilidade aguçada quando se trata de reconhecer os sinais do corpo que indicam que um bebê está sendo gerado em seu útero. Isso porque a partir do momento em que ocorre a fecundação, o organismo já começa a se comportar de forma diferente, se preparando para receber o feto que ficará dentro dele por mais ou menos nove meses.

Porém, nem todas as mulheres possuem esse instinto, ou eles se apresentam mais fracos, e elas demoram um pouco mais para desconfiarem da gravidez.

Nesses casos, há sinais comuns a quase todas e que indicam que você está grávida.

1- Atraso na menstruação

Este é um dos maiores indícios de gravidez. Se você possui uma menstruação regular e ela atrasar por muitos dias, pode ser algum outro problema, mas o mais óbvio é que você esteja grávida, principalmente se tiver uma vida sexual ativa sem o uso de contraceptivos que previnam contra a gravidez.

-> Até quantos dias é normal a menstruação atrasar?

2- Enjoo

Algumas mulheres relatam que não têm enjoo ou ânsia de vômito no começo da gravidez, porém, há outras que possuem esses sintomas com bastante frequência. Eles são causados pela progesterona presente no organismo, responsável por desacelerar as funções do aparelho digestivo e tornar a digestão mais lenta, culminando nessa sensação de enjoo.

-> Primeiros sintomas e sinais de gravidez

Por mais que não ocorra com todas as mulheres, se você perceber que sua menstruação está atrasada e os enjoos aparecerem, provavelmente está grávida.

3- Vertigem

A vertigem, ou tontura, embora menos comuns, também é considerada um indício de gravidez. Com o aumento do volume de sangue, essa tontura geralmente vem acompanhada

4- Seios

Grande parte das mulheres, ao engravidar, nota que seus seios estão mais sensíveis, logo no início da gestação. Porém, essa sensibilidade pode ocorrer devido aos sintomas do período pré-menstrual, podendo causar confusão.

Quando os seios ficam sensíveis devido à gravidez, este sintoma dura em média ao longo dos três primeiros meses de gestação.

5- Banheiro

De repente você tem ido ao banheiro para urinar com mais frequência que o normal? Este também pode ser um sintoma de gravidez, bastante comum nos primeiros dias de gestação.

Isso acontece porque, à medida que o útero cresce com a presença do bebê, ele faz uma pressão contra a bexiga, que tem sua capacidade de contenção de urina diminuída. Em torno do quarto mês de gestação esse sintoma diminui e você volta à regularidade da sua bexiga.

Portanto, ao identificar um ou mais desses sintomas, é possível que você esteja realmente grávida.

Para que uma confirmação seja feita, vá ao médico e conte da sua suspeita. Depois disso, ele irá pedir que você realize o exame Beta HCG, que identifica através do hormônio HCG a presença de maior produção de progesterona, revelando ou não a presença de um feto em seu útero.

-> Menstruação atrasada, o que pode ser?

Este exame pode ser feito já a partir do primeiro dia em que sua menstruação estiver atrasada, e caso seja feito por meio de coleta de sangue, as chances de erro são praticamente nulas, dando um resultado seguro, sem possibilidade de engano.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Posso engravidar fora do período fértil?
# Chás para descer a menstruação
# Gravidez psicológica | Sintomas, como tratar
# Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de gravidez?

3 Comentários em Como descobrir que estou grávida?
  • JANAINA DE MELO disse:
    OLHA EU POSSO ENGRAVIDA MAS CONTINUA METRUANDO , SIM OU NÃO
  • sara disse:
    e o meus seios estão doloridos e com tontura
  • Ivanilde disse:
    estou com todos os sintomas de gravidez ,mas meu teste de gravidez de fármacia deu negativo, devo fazer outro?
  • Deixe seu comentário:





    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud