Qual a hora certa de dizer “Eu te amo”?

Postado por

São três pequenas palavras capazes de mudar muita coisa. Ainda que considerada um pouco fora de moda pela nossa sociedade que se diz tão moderninha, muitas pessoas não abrem mão de dizê-las quando querem se declarar a alguém. Entretanto, existe aquele receio de acabar dizendo isso na hora errada e levar por água abaixo o que seria um baita de um relacionamento.

Foto: (c) Can Stock Photo

Se você também anda confuso quanto a hora certa de posicionar sua língua, fazer vibrar suas cordas vocais e dizer “eu te amo”, confira algumas dicas e reflexões sobre quando dizer.

A sinceridade do sentimento

Os relacionamentos ficaram mais complicados. Antigamente era mais fácil. Fulano fica de namoricos com cicrano, dá-se um tempo e os dois se casam e tem uma porção de filhos. Isso quando não eram os pais que arranjavam o casório.

-> Como dizer eu te amo nos dias atuais

Hoje existe muita coisa acontecendo ao mesmo tempo na vida de todo mundo. No que diz respeito às mulheres, sempre rola um medo de ser interpretada errada pelos homens, que parecem fugir ao menor sinal de um relacionamento sério. Mas antes de pensar no que pode acontecer quando você disser ‘eu te amo’, é preciso avaliar esse sentimento. É amor mesmo ou é o ego falando mais alto e procurando alguém para controlar?

 O momento ideal

Não existe o momento 100% ideal se a outra pessoa não estiver pronta ou não fizer ideia de que você se sente assim. “Eu te amo” é muito forte, e pode significar muitas coisas. Se você se encontra numa posição mais de namorado(a) do que de ficante, significa que a pessoa corresponde sim aos seus sentimentos e intenções. E então, por que não dizer?

-> Confira 10 hábitos de início de namoro que devem ser mantidos

Agora, se você mal acabou de conhecer a pessoa, saiu com ela algumas poucas vezes, dizer ‘eu te amo’ pode soar muito errado. Afinal, é preciso que já tenha rolado muita coisa e que vocês se conheçam o suficiente – inclusive o lado ruim – pra afirmar que se ama. Por mais que não exista o momento ideal, o indicado é que você não use essas palavras como argumento final de uma briga, dizendo ‘mas eu te amo!’.

A mágica acontece quando você não consegue mais guardar tanto sentimento dentro do seu coração e precisa verbalizar. É a sensação de que falta espaço pra caber tudo numa só pessoa. E por mais forte e impactante que ‘eu te amo’ seja, os apaixonados sabem que ele parece pequeno e até insignificante demais pra representar e expressar tudo aquilo que se sente.

-> Maneiras criativas de dizer eu te amo

Se você está pensando em dizer isso pela primeira vez, aproveite os momentos que vocês se encontram em plena harmonia. Sabe quando você passa o dia com a pessoa, e tudo parece perfeito?

- Pode ser depois de um jantar
- Depois do sexo
- Vale qualquer situação de mais plena sintonia entre vocês

A beleza disso é a espontaneidade, a expectativa, o medo inerente. E se você não ouvir ‘eu te amo’ de volta, pare e reveja sua relação. Às vezes a pessoa também te ama, mas tem medo de ir rápido demais. Ou você a pegou de surpresa. O importante é não ter vergonha de ter se declarado, pois se abrir emocionalmente é sempre uma atitude boa.

Ação X Palavras

De nada adianta fazer mil e uma declarações de amor, mandar flores, comemorar as datas especiais, levar pra jantar e tudo mais se você esquece que o amor também está contido nos mínimos detalhes e nas situações mais banais do dia-a-dia.

-> Como saber se é amor verdadeiro ou apenas atração?

- Falar ‘eu te amo’ significa que você ama a pessoa por completo, sem tirar nem por.
- Falar ‘eu te amo’ e correr pro bar quando ela está de TPM não é uma atitude coerente, assim como quando ele quer sair pra jogar bola e você ficar de cara emburrada porque ele ‘te abandonou’.

Mais do que dizer essa três palavras é não dizê-las e transmiti-las a partir de ações que comprovem aquilo que você sente. Isso sim é difícil e raro hoje em dia, ao contrário dessa banalização do amor onde se diz ‘eu te amo’ pra tudo e todos.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Descubra como ser um homem romântico
# Por que se apaixonar é mais fácil do que esquecer?
# O Amor tem prazo de validade?
# Confira 12 ingredientes que um bom relacionamento deve ter

1 Comentário em Qual a hora certa de dizer “Eu te amo”?
  • hilton disse:
    é díficil heimmm essa palavra tem hora certa mesmo ou o coração que diz…
  • Deixe seu comentário: