Responsive image

Até quantos dias é normal a menstruação atrasar?

A maior preocupação quando nossa menstruação atrasa é a de que exista uma gravidez, ainda mais quando a forma de prevenção não inclui anticoncepcionais, que trazem mais tranquilidade às mulheres nessa questão, nem ao menos camisinha.

Menstruação atrasada

Foto: (c) Can Stock Photo

Se você já possui uma vida sexual ativa há algum tempo, sabe que atrasos na menstruação são comuns, porém, se o seu ciclo menstrual costuma ser regular, é inevitável pensar em gravidez quando a menstruação atrasa.

-> Menstruação atrasada, o que pode ser?

Até mesmo quem toma todos os cuidados não escapa desse pensamento, já que é o motivo mais comum para atrasos menstruais.

Diante dessa dúvida, muitas são as perguntas que surgem, entre elas, quantos dias é comum que a menstruação atrase sem que precisemos nos preocupar com problemas maiores e mais graves.

Como ocorre o processo da menstruação

Um ciclo menstrual dura em média 28 dias, quando ocorre a eliminação do endométrio (menstruação). É essa mucosa uterina que aloja o embrião no útero, e se isso não ocorre, os hormônios fazem com que o útero expulse o endométrio, renovando as células.

-> Problemas comuns durante a menstruação

Todo esse processo é devido aos hormônios que, estimulados pelo hipotálamo e pela hipófise (glândulas responsáveis por regular a atuação dos hormônios no corpo), têm uma ação no aparelho reprodutor feminino. Se esses estímulos têm sua origem no cérebro, eles podem ser influenciados pelo estresse, nervosismo, traumas e ansiedade. Ou então outros fatores como desequilíbrio hormonal, disfunção uterina, excesso de estrogênio e medicamentos.

Cada um desses fatores possuem uma explicação científica, já que qualquer disfunção em nosso corpo é capaz de gerar muitos problemas. Com uma mudança no estilo de vida, hoje em dia é muito mais comum, por exemplo, que as mulheres apresentem problemas hormonais que antigamente eram raros.

-> Menstruação irregular pode estar relacionada a risco de doença

Assim, antes de se desesperar achando que está grávida, mesmo que as chances reais sejam mínimas ou inexistentes, saiba que até certo ponto o atraso da menstruação é comum.

Por quantos dias o atraso é normal?

Há uma variação no período que dura um ciclo menstrual de mulher para mulher. O normal, tida como regular, é um ciclo com duração de 28 dias, ou seja, a cada 28 dias a mulher menstrua. Porém, seu ciclo pode ser a cada 25 dias, ou 30, e mesmo assim será considerado um ciclo regular.

Nestes casos, atrasos de 1, 2, 3 ou até mais dias, uma vez ou outra, é encarado como algo normal, e não há motivos para preocupação. Dependendo dos problemas que a mulher possui, um atraso de até 10 dias é aceitável, contanto que não seja frequente.

-> Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de gravidez?

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Chás para descer a menstruação
# Primeiros sintomas de gravidez
# Posso engravidar fora do período fértil?
# Gravidez psicológica | Sintomas, como tratar

69 Comentários em Até quantos dias é normal a menstruação atrasar?
  • ANNA disse:
    oLÁ eu tive minha primeira menstruação no dia 10 de setembro desceu bem pokinho durou 4 dias.Estou esperando a segunda mais ela não vem… é normal ? Gravida sei q n to porque sou virgem!
  • bernardett pinto ramos dos santos disse:
    oi minha menstrução no mes passado só correu 1 dia e nesse mês ainda não caiu e deveria ter acido no dia 3 e foi a ginicologia não estou gravida .oque podera ser?
  • delaine disse:
    minha menstruação esta desegulada posso esta gravida
  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te. Friedrich Nietzsche