10 problemas que podem te afastar da academia

A academia ainda é um dos lugares mais freqüentados pra quem quer fazer exercícios. Cada vez mais ecléticas, hoje a maioria delas foge do básico musculação+ginástica e investe em outro esportes, como lutas e aulas de dança.

Foto: (c) Can Stock Photo

Entretanto, por mais diversificadas que elas estejam, é comum ver que muitas pessoas que se matriculam numa academia logo a abandonam sem nem completarem 1 ano de atividades.

-> Veja oito erros que você não deve cometer na hora da malhação

Quer evitar esse tipo de atitude? Confira a seguir 10 pequenos problemas que podem fazer você cancelar sua matrícula:

 1. Preço

Sim, elas estão cada vez melhores e com mais infra-estrutura. Acontece que isso tem um preço. Quanto mais coisas você quiser incluir no seu pacote, mais caro ficará. E aí é que muita gente pensa duas vezes antes de se matricular em aulas mais dinâmicas, e acaba ficando no básico mesmo. Procure por academias que ofereçam algum tipo de vantagem em se adquirir outras aulas.

 2. Distância

Se você se matricula numa academia um tanto quanto longe de onde você mora, trabalha ou estuda pode fazer você ficar desmotivado pra pegar algum tipo de condução e ir malhar. No começo tem toda aquela empolgação, mas depois vai enjoar. Veja se não existem outras academias por perto ou que fiquem na sua rota diária. Assim você pode ir a pé e evitar faltar porque deu preguiça de pegar o carro ou esperar pelo ônibus.

 3. Ambiente

Na maioria das academias o ambiente é o mesmo. Homens sarados levantando pesos e mulheres igualmente saradas correndo nas esteiras. Aí você chega lá com alguns quilinhos acima e não se sente bem ao ver que todo mundo está super em forma. Ao ficar com medo dos olhares e possíveis julgamentos, você acaba perdendo o interesse e desiste da academia.

Pra evitar isso, experimente ir a academias só de mulheres, por exemplo. Homens são menos encanados com essas coisas, mas isso não significa que eles também não se sintam envergonhados diante de tantos caras de ombros enormes. Procure por aquela cujo ambiente você se sente confortável.

 4. Falta de apoio

Não é de surpreender que muitas pessoas desistam de academias e dietas porque elas não recebem nenhum tipo de apoio dos parentes ou amigos. Pra continuar firme e forte na academia, não tenha medo de contar ao seu círculo social sobre sua nova empreitada!

 5. Falta de profissionais

Toda academia que se preze deve ter uma equipe bem preparada para atender os clientes. Se você chega no lugar e sente que todos os treinadores estão ocupados ou que você precisa ficar igual barata tonta atrás deles, você fica desmotivado muito fácil.

 6. Escolha errada do tipo de exercício 

De nada adianta se matricular na academia se você odeia a rotina dos exercícios. Pra não cair no erro, faça aulas experimentais e escolha aquela que te dê prazer.

 7. Suar sozinho

Malhar sozinho pode ser bem chato. Se possível, convide alguém pra fazer os exercícios com você ou faça amizades lá dentro mesmo. Assim você conversa e nem vê o relógio da esteira passar.

8. Estado de saúde

Antes de se matricular em alguma academia, fale com seu médico. Só ele poderá lhe dar o aval de que, apesar dos pesares, você tem condições de praticar exercícios. Problemas como a obesidade ou algum tipo de deficiência podem desmotivar as pessoas a continuar freqüentando a academia.

9. Lesões

É normal sentir o corpo dolorido nas primeiras semanas de academia. Mas isso não significa que seu corpo está pedindo pra parar (a não ser que as dores não cessem ao cabo de uns meses). São seus músculos ‘reclamando’ do esforço, mas eles se acostumam. Não deixe que isso te afaste dos exercícios.

10. Falta de vontade

Seja lá qual for seu objetivo, é preciso que você tenha força de vontade pra superar a preguiça, a maior inimiga de quem faz exercícios. Tenha em mente que nenhum objetivo é alcançado sem um mínimo de perseverança!

O importante é não desistir. Identifique os motivos que te levam a faltar da academia e procure saná-los. Assim você contribui pra sua saúde física e mental!

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Aprenda a se exercitar em casa, sem gastar dinheiro
# Dicas para não pagar mico na academia!
# Veja 10 erros que você deve evitar na hora de emagrecer
# Como ficar em forma para o verão sem gastar um centavo

Loading...
1 Comentário em 10 problemas que podem te afastar da academia
  • Emersom disse:

    cheguei obeso e com a força de uma criança de 5 anos na academia.
    Hoje to bombadinho e forte. No começo riram de mim e tal, sempre existira os bobalhoes, é so fingir que eles nao estao ali…
    Com o tmepo as pessoas te respeitam pela força de vontade

    Depois, com o tempo, quando os resultados aparecem, vcsperceberam a melhora na autoestima ao colocarem uma camisa mais colada e ela ficar sugada no braço, ou olhares quando vc chega em algum local…

    Feio ése entupir de porcarias pra depois ficar tomando remedio controlado pro resto da vida só porque ficou com vergonha de colcoar a saude em dia..

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud