10 dicas simples para emagrecer e perder barriga

O sonho de quase todas as mulheres é ser magra e ter uma barriga definida, porém, a dificuldade em obter esse resultado geralmente é alta e muitas mulheres desistem deste objetivo no meio do caminho.

Foto: (c) Can Stock Photo

Há, no entanto, formas mais fáceis e rápidas de conseguir a desejada barriguinha definida, e podem ser divididas em 10 dicas simples:

1- Malhação

O exercício físico é tão importante quanto uma boa alimentação quando se trata de perder peso e diminuir medidas. Se você não faz nenhum exercício, escolha aquele que mais lhe agrade e torne a prática um hábito. Ao se exercitar, você libera hormônios, queima calorias, elimina o estresse e ainda tonifica os músculos.

Além disso, para quem possui uma barriga dilatada ou problemas digestivos, os exercícios físicos também aumentam a circulação sanguínea, ajudando na digestão.

-> Aprenda a se exercitar em casa, sem gastar dinheiro

Perder a barriga a longo prazo exige um treino regular intenso, com exercícios abdominais e cardio moderado. Você já verá uma boa diferença na primeira semana, quando perde a dilatação da barriga, que nada mais é do que inchaço e retenção de líquidos.

Porém, a barriga “tanquinho” demora um tempo, e você deve realizar exercícios alternados, de alta intensidade, além de uma boa alimentação.

2- Funcionamento do intestino

Quando a digestão funciona de forma correta e os nutrientes ingeridos são assimilados de forma certa, seu sistema imunológico melhora, você perde gordura e sua massa muscular e a qualidade de vida aumentam.

Ao utilizar antibióticos, manter uma dieta inadequada, sofrer de desidratação ou tensão em excesso, o funcionamento do intestino é alterado, influenciando na flora intestinal e levando o corpo a um inchaço abdominal, gases e má digestão.

-> Dicas de como manter o intestino saudável

Assim, para manter um funcionamento correto, você deve tomar um ou dois iogurtes com lactobacilos vivos por di e comer alimentos ricos em fibras.

3- Beber bastante água

A ingestão de água ideal para um dia é de pelo menos 1,5 litros, e se você viver em um local muito quente ou praticar atividades físicas essa quantia aumenta.

Porém, essa ingestão deve ser dosada, tomando um copo de água ao acordar, mais um ou dois ao longo da manhã, outro copo antes do almoço, dois copos durante a tarde, um copo antes do jantar e outro antes de dormir.

Se essa ingestão de água não for dosada, você acaba eliminando o líquido logo após a ingestão, sem dar tempo ao corpo de absorver a água e seus minerais.

4- Gases

Se você acorda com abdômen reto, sem gordura localizada, e logo após o café da manhã a barriga já está mais dilatada e totalmente inchada à noite, é sinal de que você tem problemas com gases.

Isso porque o sistema digestivo, embora esteja programado para eliminar os gases de forma facilitada, pode sofrer influência devido ao estresse, à má digestão, à intolerância ou alergia a alguns alimentos e acabar funcionando de forma incorreta. Isso acarreta em retenção dos gases e causa inchaço no estômago e tendência à dilatação, além de resíduos e gorduras na região do abdômen.

5- Intolerância à lactose

A intolerância à lactose pode ser fraca e não impedir as pessoas de ingerirem alimentos com leite ou derivados, porém, não impede que a enzima responsável por digerir a lactose funcione de forma adequada, levando a um inchaço abdominal.

Caso você sofra desse problema e opte por não ingerir laticínios, deve substituir os alimentos ricos em cálcio, ingerindo verduras, peixes e frutos secos.

6- Alimentos integrais

Ao escolher seus alimentos, selecione sempre massas, bolachas, cereais e pães integrais. Além deles serem mais completos, enchem o estômago com menor quantidade de alimentos e possuem menos calorias.

-> Alimentação balanceada para emagrecer

Além disso, a farinha branca ou refinada é pobre em fibras e nutrientes, o que pode causar inchaços abdominais.

7- Reduza a quantidade de sal

Se você utiliza muito sal em sua alimentação, faça uma experiência de uma semana e o diminua quase completamente. Essa diminuição é devido à característica do sal, de reter água no organismo para diluir o excesso de sódio, provocando um inchaço das células. Para não comer alimentos praticamente sem sal, o substitua por especiarias.

Com pouco sal no organismo, você retém menos líquidos e seu organismo funciona melhor.

8- Infusão de ervas

Há certos tipos de ervas que ajudam na digestão, como o chá de toldo, o chá de menta e o dente-de-leão. Experimente utilizá-los e veja os resultados positivos.

9- Coma devagar

Com a correria do dia a dia, acabamos muitas vezes fazendo refeições rápidas e mastigando pouco a comida. Ao agir assim, ingerimos uma maior quantidade de comida, já que não há tempo suficiente para o organismo ficar saciado.

Para que ele receba apenas a quantidade necessária, faça suas refeições em uma velocidade normal e mastigue bem os alimentos.

10- Descanse

Quando você dorme menos de 6 a 8 horas por dia, além de ter dificuldades para se manter acordado durante o dia, não terá disposição para aguentar todas as atividades. A falta de descanso acarreta em uma facilidade em ganhar peso e atrapalha sua busca por uma vida saudável.

-> Veja oito erros que você não deve cometer na hora da malhação

Se você dorme pouco, tende a sofrer de ataques compulsivos de fome e escolher alimentos mais gordurosos. A falta de uma boa noite de sono também pode atrapalhar suas atividades físicas, dificultando a busca por uma barriga definida.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Saiba como entrar em forma sem perder tempo
# Conheça 8 problemas de saúde que fazem você engordar
# [Saúde e bem estar] – Como eliminar a barriga indesejável?
# [Entrando em forma] – Maneiras de eliminar a flacidez depois da dieta

7 Comentários em 10 dicas simples para emagrecer e perder barriga
  • Não é fácil, mas nada relacionado com perder peso é fácil.
    Obrigado pela partilha.

  • liliane rocha disse:

    agora sim eu emagreço

  • Aline disse:

    Amei as dicas.. vou começar!!!

  • Glauco disse:

    Super bacana as dicas, principalmente sobre o utilizo do sal e noites de sono e a forma com que comemos os alimentos. Obrigado pelas dicas =D

  • Glauco disse:

    Poderia falar também sobre os benificios para quem sofre com pressao alta ^^

  • Arcy disse:

    Obrigada pelas dicas. São realmente essenciais para que a gente possa ter o corpo que deseja. Entretanto, há algo implícito (e importantíssimo) nelas: a disciplina.

  • Eduarda disse:

    eu amei vou fazer o que esta escrito e no próximo verão vou ta gatinha e gostosinha para atrair vários gatinhos.

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    Tão bom morrer de amor e continuar vivendo. Mario Quintana