Responsive image

Festa de aniversário em casa: como organizar

Celebrar o aniversário é sempre uma boa pedida. Não importa quantos anos se faz, é bacana convidar os amigos e a família para festejar mais um ano de vida. Buscando economizar, muita gente opta por fazer a festa na própria casa ou na casa de alguém.

Foto: (c) Can Stock Photo

Porém, quando ficamos responsáveis pela organização da nossa festa, imprevistos e problemas podem atrapalhar o sucesso do seu aniversário. Confira abaixo algumas dicas de como organizar uma festa de aniversário de modo prático, barato e bonito!

A quantidade de pessoas:

Uma das primeiras coisas a serem pensadas é a quantidade de pessoas que você pretende convidar. Dependendo do local onde a festa será realizada, é preciso limitar o número de convidados para que o trânsito de pessoas não fique congestionado. A quantidade de pessoas também varia de acordo com a verba que você tem em mãos. Quanto mais gente, mais caro.

O local da festa:

Você fez a lista e não pretende tirar ninguém dela. Se você mora em apartamento, alugue o salão de festas do prédio. Se você mora em casa, mas ainda assim não vai caber todo mundo, fale com algum amigo ou parente que esteja disposto a emprestar a casa para a sua festa.

Mas lembre-se que você ainda é o responsável pela festa, e isso inclui deixar o local organizado antes e depois que a festa acabar. Certifique-se de que haverá lugar suficiente para as pessoas sentarem ou colocarem seus pratos e copos. Caso precise, alugue cadeiras e mesas de alumínio ou de plástico, pois não fica muito caro.

De quem é a festa?

Se você for celebrar o aniversário do seu filho(a), a festa pede um ambiente divertido tanto para ele(a) quanto para os amigos dele(a).

Invista numa decoração colorida (não precisa lotar o ambiente de bexigas), comidas fáceis para os pequenos comerem (como pipoca, cachorro-quente, sanduíches, hambúrgueres), e se caso não existir um parquinho, a dica é alugar algum brinquedo (pula-pula, piscina de bolinhas) ou algum artista para entreter e fazer brincadeiras com as crianças (palhaço, mágico, teatro de fantoches).

Já se a festa for de algum adulto, invista num ambiente propício para conversas, com uma música agradável ou até mesmo um músico, um bartender. Cada festa deve condizer com o aniversariante.

Convites:

O ideal é fazer a entrega dos convites pelo menos 2 meses antes. Assim os convidados terão tempo de se programarem para a data.

Hoje em dia existem sites que enviam convites virtualmente (www.webvites.com.br). No caso de festas infantis, para garantir que os convites sejam realmente entregues às mães, vá até a escola do seu filho(a) e deixe os convites com os responsáveis das crianças, ou então vá de casa em casa (o que não é uma opção tão barata).

As compras e as comidas:

Para economizar, aproveite as lojas que vendem produtos atacados. Bebidas, por exemplo, ficam bem mais em conta se compradas nesses mercados. Lojas especializadas em artigos de festas também costumam ter itens mais baratos do que os supermercados comuns.

Se a festa for para poucos convidados, você pode economizar nos produtos descartáveis. Além de contribuir com o meio ambiente, a festa fica um ar mais íntimo. Vá às compras só quando você já tiver feito uma lista com tudo aquilo que você irá precisar, inclusive os ingredientes para a preparação dos pratos.

Caso queira economizar, vale você mesma(o) fazer o bolo e os docinhos, pois podem ser fáceis de fazer e rendem bastante. Pense num cardápio simples, fácil de comer e que agrade a maioria dos convidados. Lembre-se de fazer opções para aqueles que não podem comer determinados alimentos.

A decoração:

Artigos de decoração podem ser bem caros. Opte por um tema e vá fazendo a decoração com itens relacionados ao tema. Flores dentro de garrafas de vidro, toalhas coloridas, algumas poucas bexigas com gás hélio. Use a imaginação para criar ambientes que fujam do comum.

O mais importante é deixar a festa com a cara do aniversariante. Não se esqueça de limpar previamente o ambiente e arrumá-lo de maneira organizada. Não custa nada pedir a alguns amigos ou parentes que façam uma força tarefa antes ou depois que a festa acabar.

Caso você conte com essa ajuda extra, recompense as pessoas que ficaram com algumas garrafas de cerveja, e elas ficarão felizes em ajudar sempre!

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo / Divulgação

Confira também

# Bolos decorados para festa de 15 anos

6 Comentários em Festa de aniversário em casa: como organizar
  • Luana Reis disse:
    foi muito bom me ajudou bastente pq eu vou fazer uma festa na minha garagem.
  • Léia disse:
    muito legal assim é bom pra organizar festas de aniversário
  • Herica disse:
    Pedir local emprestado nao e comigo,acho muito chato.Entregar convite dois meses antes?Nem pra casamento…achei um exagero.
  • catharina disse:
    achei muito legal, e essas dicas foram ótimas! me ajudou muito.
  • Regiane disse:
    Ótimas dicas… Tinha dúvidas, agora estou cheia de ideias…
  • Fernanda disse:
    Muito boas dicas!!!

    Parabéns!!

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud