Responsive image

Saiba como remover manchas de desodorante na roupa

Algumas manchas que surgem na axila de nossas roupas são bastante desagradáveis e acabam estragando algumas peças às vezes.

Entre os culpados por esse dano, os desodorantes sempre levam a fama, que na maioria dos casos pode ser devido a eles, mas em outras situações, pode ter sido causado por elementos e hábitos que também ajudam a manchar axilas de camisas e camisetas, deixando-as com aspecto amarelado ou esbranquiçado, de acordo com a cor de cada roupa.

Foto: (c) Can Stock Photo

Os principais causadores dessas manchas são os sais de alumínio ou alumínio-zircônio, que compõem as fórmulas dos produtos antitranspirantes. Porém, esse é exatamante o ingrediente responsável por diminuir a transpiração, sendo assim, não é possível arrumar um substituto para a fórmula.

-> Como manter suas roupas limpas e sem manchas

Especialistas contam que este ingrediente possui forma sólida, de cor branca, e compõe produtos em creme, aerosol e roll-on. O motivo pelo qual eles causam as manchas nas roupas é que os sais são bastante finos, podendo depositar-se nas fibras dos tecidos, o que irá gerar a mancha.

Em peças escuras, as manchas são causadas pelos sais minerais liberados por nosso próprio corpo junto com o suor. Assim, quando o suor seca, origina-se um pó branco, bastante visível em roupas escuras.

De toda forma, os maiores causadores das manchas continuam sendo os desodorantes, indispensáveis em nosso dia a dia.

Para eliminar as manchas que eles geram, veja algumas dicas:

Remoção de manchas em aniagem, algodão, linho, viscose, seda, triacetato e lã:

Para a remoção de manchas nesses tecidos, aplique álcool isopropílico sobre a mancha e cubra com uma esponja umedecida com álcool.

Para aplicação em acetato, viscose e triacetato, dilua o álcool em duas partes de água. Mantenha tudo umedecido e deixe descansar enquanto as manchas estiverem sendo removidas.

Se depois disso ainda restar alguma sujeira, aplique uma solução feita com água morna, sabão e umas gotas de amônia (cuidado com seda e lã) no tecido, enxágue com água limpa e depois aplique uma mistura de água morna e um pouco de vinagre.

Remoção de manchas em tecido acrílico, modacrílico, nylon, olefina e poliéster:

Nesses tecidos, aplique detergente líquido ou um produto pré-lavagem, como removedor líquido, diretamente sobre a mancha. Lave a peça normalmente. Se não resolver, enxágue a roupa para extrair o detergente e lave a peça com vinagre branco, enxaguando em água limpa em seguida.

Remoção de manchas em couro e camurça:

Para limpar estes tecidos, misture sabão suave em água morna dentro de um recipiente. Agite para que faça bastante espuma e aplique apenas esta espuma sobre a peça, com ajuda de uma esponja. Seque a área com um pano limpo. Para o couro, é possível aplicar condicionador e limpador de couro também.

- Remoção de manchas em roupas de vinil:

As manchas neste caso são facilmente removíveis. Basta limpar a área com um pano imerso em água morna e sabão, enxaguar bem e secar com um pano limpo.

Dicas em geral: Nunca passe o ferro quente sobre tecidos manchados com desodorantes. Isso porque ao combinar produtos químicos com calor, o resultado é danificação a grande parte dos tecidos.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Crédito das imagens: (c) Can Stock Photo / Divulgação

Confira também

# Como tirar pelos de roupas pretas
# Dicas de como deixar seu guarda-roupas sempre em ordem

3 Comentários em Saiba como remover manchas de desodorante na roupa
  • danyqueiroz disse:
    Muito bom gostei das dicas.
  • ROSILAINE disse:
    Já existe no mercado alguns anti trasnpirante que nao manchan as roupas, por exempro o reguletor da RACCO
  • malvina disse:
    Esse blog é mavilhoso.Estou encantada com tantas dicas bacana.
  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete. Aristóteles