Responsive image

Como esquecer alguém que marcou a sua vida

Esquecer um amor

Foto: (c) Can Stock Photo

Quando alguém cruza a nossa vida e por algum motivo sai dela, ficamos revendo todos os momentos como um filme que mostra os melhores ou os piores momentos. Nossa memória pode ser traiçoeira. E quando não conseguimos nos livrar de determinados pensamentos, parece que fica impossível seguir em frente. Pode ser difícil, mas será que dá pra esquecer de vez?

Esquecer ou não esquecer?

Eu fico me perguntando se essa é mesmo a melhor opção. Esquecer é um verbo tão forte e permanente que não sei se seria a escolha certa. “Ah, mas a pessoa só me fez sofrer”, você dirá. Não estou questionando esse tipo de coisa. E por mais que a pessoa só tenha lhe proporcionado maus momentos, acredito que até nessas horas a gente consegue extrair algo de bom. Posso mudar o verbo pra superar?

-> O que fazer para esquecer um grande amor

E desde quando superar é fácil?

Não, não é nada fácil. Quando nos deparamos com uma pessoa realmente especial e que com certeza marcará nossa vida, desejamos internamente que sejamos felizes pra sempre com ela. Acontece que nem toda história de amor é um conto de fadas. Ou nem precisa estar relacionada com o amor, pode ser uma grande amizade, por exemplo. A partir do momento que essa pessoa nos decepciona, nos faz sofrer, nos humilha e faz todo o tipo de coisa pra nos prejudicar, vai tudo pro saco.

-> Confira 12 ingredientes que um bom relacionamento deve ter

O ser humano não é dos melhores pra lidar com a perda. Sofremos, tentamos achar um culpado, culpamos o outro, vem aquele sentimento de vingança, planejamos mil e um planos para nos vingar da pessoa, queremos vê-la sofrer. Parece aquela coisa de novela quando a mocinha encurralada a vilã e faz ela comer no prato que cuspiu. Acontece que esses sentimentos não levam a nada, apesar deles serem normais.

Superar algo de ruim que nos aconteceu leva um tempo, mas não é impossível. Pessoas que marcaram nossa vida não são esquecidas. São lembradas com carinho ou com saudade, já que é preciso aprender a perdoar o outro.

As lembranças e o passado

Todo mundo deve ter uma parte do seu passado que desejaria esquecer. E isso também não é possível. Mas sabe do que mais? Ainda bem. Porque o passado que tivemos é quase sempre o responsável pelo nosso ser no presente. Somos o que somos devido às muitas histórias, situações e experiências que tivemos lá trás. Vai chegar uma hora que você irá olhar pra trás e perceber que foi melhor assim.

-> O que fazer quando o amor acaba?

Uma forma de deixar esse processo mais fácil é começar a prestar atenção nas pequenas alegrias e nas pessoas que estão a sua volta. Lembre-se o quão efêmera e rápida a vida pode ser, e não há tempo a perder com pessoas que em nada lhe acrescentarão. Se você conseguir perdoar a pessoa, ótimo. Só a partir daí é que você vai voltar a enxergar que o mundo não parou de girar pra prestar atenção na sua história. Pode ser meio cinza no começo, mas depois fica tudo colorido novamente. Talvez mudar o visual ajude. Talvez sair com os amigos faça com que fique mais fácil.

-> Como superar de vez o fim de uma relação

Mas não há nada de errado em “curtir” o luto. Sentir-se triste e melancólico é normal. E depois que esse período passar, você tem um estalo e se lembra de que era feliz antes de tal pessoa passar por sua vida. E você se lembra também que é preciso aprender a desapegar. Não somos donos de ninguém. Somos pessoas livres. E que vira e mexe, esbarramos em alguém e decidimos acompanhar a pessoa até determinado momento. Lembre-se de não esquecer. Ao invés disso, pratique a arte da superação.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Erros imperdoáveis num relacionamento
# Um relacionamento tem prazo de validade?
# 10 dicas para esquecer um grande amor
# Atitudes femininas que fazem um homem desistir do relacionamento

5 Comentários em Como esquecer alguém que marcou a sua vida
  • Leda disse:
    Nossa que mensagem linda, hoje vou trabalhar bem melhor q nos dias anteriores, me fez muito bem ler, entrei pra ver uma coisa e acabei parando aqui, estava possuída por um sentimento de vingança agora estou bem melhor refletinodo aqui…
  • ANDRÉ SOUZA disse:
    Tive momentos inesqueciveis ao lado de uma pessoa, mas tb, ao lado dela tive momentos pra se esquecer.Ás vezes me pego relembrando momentos que pra mim foram unicos, e que sei, que talvez nunca vou ter igual, mas sei que tudo que passei, senti e ainda sinto, me fez crescer como homem, e ser o que sou hoje. Mas ainda, com ela no pensamento.
  • jandersin disse:
    como esquecer minha mulher eu tento mais nao consigo
  • fernando disse:
    era justamente o conselho que eu tava precisando agente faz amizade com a pessoa e depois
    descobre que ela nao gosta mais de voce isso é muito ruim as pessoas magoam demais as outras
    parabens pelo texto
  • Fabio C disse:
    O Amor so pode ser curado com o outro amor.
  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud