Veja oito erros que você não deve cometer na hora da malhação

Saúde e Bem estar

A malhação ainda é um dos exercícios mais praticado pelas pessoas. Independentemente do objetivo, muitas ainda acham que é só jogar os braços e pernas naqueles aparelhos de academia e realizar as séries até que a dor fique insuportável.

Foto: (c) Can Stock Photo

Se você quer ter a malhação como aliada ao invés de inimiga e causadora de lesões, confira abaixo os erros que você deve evitar pra conquistar seus objetivos:

1. Não comer

Muita gente ainda acha que perder peso significa passar fome. Ou então que ir malhar sem nada no estômago faz com que queimemos mais calorias, dando uma falsa ilusão de perda de peso mais rápida e eficaz. Acontece que nosso corpo é movido à energia. Energia essa que obtemos dos alimentos. Então antes de ir suar na academia, certifique-se de comer.

Os alimentos mais indicados são: frutas relativamente calóricas (banana, abacate, mamão), iogurtes, barras de cereais, carboidratos leves (batatas, macarronada, arroz), sanduíches naturais.

2. Check-up médico

Antes de se matar na esteira de tanto correr, é preciso se certificar de que não há nada errado com seu corpo. E não importa a idade. Desconfie de academias que não peçam um atestado médico dizendo que você está em boas condições para malhar. Então marque uma consulta com seu médico e peça que ele faça um check-up pra ver se está tudo bem, especialmente com seu coração.

3. Não se aquecer

Todo exercício pede um aquecimento antes de ser realizado. Até mesmo uma inocente caminhada na esteira. O alongamento é uma das melhores maneiras de evitar possíveis lesões enquanto você malha. Peça ajuda ao profissional da academia para que ele lhe indique uma série de exercícios que alonguem e aqueçam seus músculos antes de você sair em busca daquela barra de peso.

4. Exagerar ou não fazer esforço algum

Na ânsia de obter resultados rápidos, podemos exagerar e pegar mais peso do que deveríamos. Ou então a preguiça toma conta e deixamos de ir à academia.

Tenha seus objetivos bem claros na sua mente. E lembre-se que a persistência e a rotina dos exercícios são essenciais para você obter os resultados que quer. Não tente perder gordura e definir os músculos da noite para o dia. Isso é um processo gradual e lento.

5. Não seguir o treino

Lembre-se que você não tem o conhecimento necessário – a não ser que você seja um profissional da área – para montar o próprio treino. Converse previamente com o profissional e explique a ele os objetivos que você quer alcançar. Assim ele monta algo ideal pra você. E ele só dará resultado se você o seguir à risca e não inventar de fazer o treino do amigo.

6. Fazer os exercícios sem supervisão

Não é pra ficar incomodando os personal trainners a todo o momento, mas tire todas as suas dúvidas antes de partir para o próximo aparelho. Caso comece a sentir dores, peça ajuda e pergunte se você está fazendo o exercício da maneira correta.

7. Não variar os exercícios

Nos primeiros 3 meses – caso você não tenha faltado à academia e mantido a rotina dos exercícios – nossos músculos reagem com mais força aos estímulos.

Entretanto, é preciso variar os aparelhos e reformular o treino caso você comece a sentir que eles não requerem mais esforços. Se seus músculos se acomodaram com os exercícios, converse com o profissional da academia e peça que ele mude seu treino.

8. Não aliar os exercícios com uma dieta apropriada

De nada adianta ir à academia e continuar a comer tudo errado. Por mais que você queime as calorias, os estragos estão ficando na parte interna do corpo e podem se refletir na sua saúde. Hipertensão, colesterol alto e diabetes são apenas alguns dos problemas. Então aproveite o suor que você está perdendo pra colocar em dia a sua alimentação.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Aprenda a se exercitar em casa, sem gastar dinheiro
# Dicas para não pagar mico na academia!
# Veja 10 erros que você deve evitar na hora de emagrecer
# Como ficar em forma para o verão sem gastar um centavo

Publicidade

1 comentário

Deixe seu comentário