Falta de confiança no namoro. O que fazer?

Relacionamento

Muito se diz sobre a fórmula perfeita para os relacionamentos durarem bastante. É impossível chegar num consenso, já que cada casal é único. Pode não existir uma verdade absoluta, mas existem certos elementos que são imprescindíveis se vocês querem fazer a relação dar certo e mais saudável. Dentre eles, temos o fator confiança.

Foto: (c) Can Stock Photo

Como ela é um dos grandes pilares de toda boa relação, ela não pode ser fraca. Se você sofre por não confiar no(a) parceiro(a) ou porque sabe que ele(a) não confia em você, confira algumas dicas de como lidar com isso:

-> Pessoas possessivas, amor verdadeiro ou amor doentio?

Da onde vem?

O sentimento de não confiar no outro pode ter várias raízes. Muitas vezes, a pessoa tem dificuldade para confiar no outro porque já foi traída alguma vez, não necessariamente num outro relacionamento, mas por amigos ou parentes.

Ou então, a falta de confiança pode ter origem no medo de se perder a pessoa amada para outra pessoa. Nesse caso, a pessoa que desconfia é normalmente ciumenta, possessiva, neurótica e controladora, características que deveriam ser excluídas de todos nós. Independentemente de onde venha esse sentimento, é hora de deixa-lo de lado caso você não queira que seu namoro acabe.

Há motivos reais?

Confiar cegamente numa outra pessoa eu diria que é até utópico. Pessoas mudam a todo o momento, e nem sempre dá pra prever as ações dos outros. O processo de confiar no seu parceiro (a) tem a ver com a realidade. Pergunte-se: há motivos reais para eu me sentir assim?

-> Ciúmes, amor ou sentimento de posse?

Entenda que numa relação funcional, é preciso existir uma vida social além da vida de casal. Com isso, é importante sair sozinho (a) com os amigos, ficar um tempo sozinho (a), não abandonar velhos hobbies, continuar cuidando do corpo. Quando nos amamos de verdade é que somos capazes de amar outra pessoa.

Aquele (a) que está ao seu lado optou livremente por isso, ninguém o forçou (a) a namorar você. Então não há porque proibir as saídas com os amigos, as conversas com amigos do sexo oposto, os telefones, as SMS, as notificações do Facebook. Além de fazer o parceiro sofrer, você acaba sofrendo também por ficar sempre nessa dúvida de “ele (a) está me traindo ou irá fazê-lo em breve”. Muita gente gosta de ficar procurando pelo em ovo, e isso só dá motivos para brigas desnecessárias.

A coisa muda quando você percebe que o parceiro está agindo diferente, e começa a mentir, encobrir informações, ficar extremamente romântico do nada(pois quem trai tenta compensar a culpa). Mas caso não haja nenhum indício dessas coisas, não tem porque não confiar.

Conversas alheias

Fofocar pode parecer algo banal, como também pode ser o motivo para muitas brigas entre vocês. As pessoas irão continuar com a arte da fofoca por muito tempo, quer você queira ou não. Solteiro (a) ou namorando, você sempre está passível de ser o alvo de fofocas.

Não permita que “achismos” alheios envenenem sua mente e te façam ver coisas que não existem. E nunca deixe de conversar com seu parceiro (a) sobre isso. É importante que ele(a) saiba que você se sente assim, e só então vocês não deixam que esse assunto se torne um tabu. Além disso, seu parceiro (a) é quem vai lhe garantir e dar provas reais e racionais de que não há motivo para a sua desconfiança.

Caso tenha acontecido alguma traição dentro do namoro de vocês, existem duas opções: ou vocês se perdoam de verdade e não fiquem jogando o erro alheio na cara do parceiro (a) ou conviver com isso se torna tão difícil que a melhor coisa é terminar.

-> Veja 10 passos essenciais para superar uma traição

Lembre-se que confiança é algo construído lentamente, mas que nunca chega a 100%, e nem deve. Racionar certos sentimentos (como a desconfiança ou o ciúme) é o segredo para que eles sumam de dentro de você.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Ciúmes, amor ou sentimento de posse?
# Como ser romântico: Um guia simples e eficaz
# Como driblar mentalmente o próprio ciúme
# Dicas para ter um relacionamento duradouro

Publicidade

30 comentários

  • Botti2015 disse:

    Nunca fui traida Mais sou muito Insegura.

    Responder
    • Fernanda disse:

      Eu tambem sou muito insegura , Só e meu namorado ter Facebook eu já fico meio que com medo , com as amigas de trabalho dele também me sinto bem inferior a elas … Naõ sei como melhorar isso

      Responder
  • Fanny disse:

    Eu vivi um relacionamento passado na qual fui traída.
    Depois de dois anos de luta em fim aparentemente o esqueci e resolvi então dar uma chance para um novo amor.
    Estávamos vivendo uma maravilha, só que então o que eu não esperava era que eu fosse desconfiar tanto de alguém que aparenta me oferecer algo verdadeiro.
    Tudo é motivos de desconfianças para mim! Meu Deus que loucura…
    Se é um antigo comentário da ex dele no face eu falo com ele, se é uma foto de mulheres que foram enviadas por amigos de grupos de whatsApp eu também questiono mais uma vez.
    Ele saiu dos grupos do whatsApp por respeito a mim. Mas eu me pergunto se ele não ama mais a ex dele, por qual motivos ela ainda está lá no face dele?
    Não eu não acredito que há amizade depois de um relacionamento frustado.
    Eu acho e penso que ele deveria excluí-la de todas as redes sociais.
    E ele acha isso loucura.
    Resumindo, a minha forma de pensar que para mim é um diálogo entre ambos, para ele é ciúmes e brigas.
    Eu infelizmente acho que não irei prosseguir, pois isso está me machucando e está machucando os outros. Alguém pensa como eu? Se sim, por favor responda meu comentário.

    Responder
    • Ribas disse:

      Com concordo plenamente com seu comentário.

      Responder
  • Raphaella disse:

    Namorei durante quase 3 anos e a 9 meses estava separada, resolvemos nos permitir e nos dar uma nova chance , mas as coisas não estão sendo fáceis, não temos mais confiança um no outro, jogamos tudo que aconteceu na cara um do outro durante esses nove meses , ele anda mais desconfiado pega meu celular escondido mexe em tudo e vira e mexa vejo o revirando outras coisas também… Pra finalizar tudo isso moramos em estados diferentes . Eu gosto dele mas não sei como agir nessa situação , o que fazer? Me ajudem ?

    Responder
  • Camila disse:

    Estou com um problema, pois eu e meu namorado fazemos faculdades em lugares separados, meu namorado é muito inteligente e nunca necessitou de ficar indo a faculdade cedo ou fazer aulas extras, porém de uns tempos para cá ele anda indo cedo e dando aula de reforço para uns colegas dele (incluindo meninas). Não sei se é porque o período está mais avançado ou se tem algo a mais. Será que só estou procurando cabela em casca de ovo? Este sentimento de desconfiança está acabando comigo. Já sentei pra conversar com ele e ele me explicou que agora esta tudo mais complicado na faculdade e por este motivo que ele está se dedicando. Não sei o que faço.

    Responder
  • Larissa disse:

    Confiança é algo muito dificil pra mim, no meu primeiro relacionamento fui traida, agora neste que estou além de começar a sentir desconfiança a pessoa ainda mora longe. Vejo curtidas e comentários em fotos de meninas. Estávamos deitados assistindo video no celular dele, chegou uma mensagem, imediatamente ele ocultou, eu não consegui perceber se era de uma menina, depois que deitamos para dormir vi ele mexendo no celular e quando viu q me mexi ele fingiu que estava dormindo, isso ele fez comigo do lado, imagina lá? em outra cidade? Odeio ser a louca ciumenta, mas estou vendo coisas que não me fazem bem. Quero conversar pra ver se ele consegue me explicar o que esta acontecendo, mas não consigo, tenho medo por ele ser mais velho que eu, pensar que é infantilidade da minha parte, estou indecisa, preciso de um conselho, termino tudo ou tento conversar? E as coisas que vejo? como faço pra aturar isso? ;(

    Responder
  • Sabrina disse:

    Comecei a parar de confiar no meu namorado quando ele se distanciou de mim. Quando no separamos ele me desprezou muito, olhava para mulheres na minha frente, etc. Quando ele me procurou, querendo voltar, eu ainda estava muito vulnerável e cedi. Mas depois a confiança foi ladeira abaixo. Descobri que ele falava mal de mim, consumia pornografia, apesar de criticar o pai dele por fazer o mesmo. Arrumava um monte de amiguinhas na internet e nunca falava que tinha namorada. Hoje parece que algumas coisas mudaram, mas o que são as aparências? Não consigo mais confiar nele e não o acho digno de confiança. Não sei nem se acredito nos sentimentos dele por mim. Me sinto muito confusa em relação a isso.

    Responder
  • Mirian santos disse:

    Olha, no meu caso eu sou a ciumenta, já passamos por diversas provações por isso motivo de tanto ciumes, as vezes eu não sei se é ciumes ou desconfiança, pois ele já me deu motivos pra desconfianças, hj ele mudou mais a ferida em mim não cicatrizou, ai dificulta o nosso relacionamento, eu amo ele muito, não quero perder, o motivo de nossas brigas é meninas, amigas dele, poxa ele chamava as amigas de amor!, isso é inadimissivel pra qualquer mulher, me ajude gente quem tiver um conselho bom manda pór email pra mim por favor

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Mirian, obrigado pelo comentário!

      Se você não gosta da forma como o seu namorado trata as amigas, converse com ele sobre isso.
      E se ele já te deu motivos para desconfianças no passado e houve mudanças da parte dele, de um voto de confiança. Pois, se vocês já passaram por provações e estão juntos até hoje, é porque realmente existe amor.
      Em um relacionamento tem que haver confiança, é o alicerce. Caso contrário, não vai muito longe.

      Boa Sorte!
      Beijos.

      Responder

Deixe seu comentário