Responsive image

Confusão de sentimentos. O que fazer?

Confusão de sentimentos

Foto: (c) Can Stock Photo

Quando gostamos de alguém, ficamos meio confusos quanto à veracidade de tais sentimentos. E às vezes, fica difícil dizer se é amor ou amizade. Sem falar na eterna questão se é ou não possível a amizade entre homens e mulheres. Mas saiba que entre amor e amizade, há diferenças sim! Veja abaixo algumas delas:

Um está contido no outro

Quando se é amigo de alguém, consequentemente se ama esse alguém. Até porque, o amor pode ser dividido em sub-categorias: amor de pai, amor de irmão, amor de amigo.

Do mesmo modo que quando se ama alguém – no sentido de ter um relacionamento com entrega e tudo mais – também é possível e desejável que exista amizade entre vocês.

A questão carnal

Será que o que difere um amigo(a) de um namorado(a) em potencial é a vontade de fazer sexo? É a atração física? É a química? Não sei dizer. Fato é que é normal achar um amigo(a) bonito(a) e nem por isso ter despertado dentro de si a vontade de transar com ele.

Fica difícil estabelecer regras ou padrões porque hoje em dia existem muitas variáveis.

As definições de cada um

De acordo com o dicionário Priberam, amizade é “afeição recíproca entre dois seres/boas relações”.

Já o amor é definido como “Sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição ou atração; grande afeição ou afinidade forte por outra pessoa/ligação afetiva com outrem, incluindo geralmente também uma ligação de cariz sexual”.

Percebeu que a palavra afeição aparece em ambas as definições? Mas será que é só isso que diferencia além da questão sexual?

Na minha singela opinião, amigo está mais para um irmão sem laços sanguíneos. Fica difícil explicar quando a questão é nomear sentimentos, já que eles são tão subjetivos. Quando você fica amigo de alguém, raramente se sente aqueles sinais da paixão/tesão, como o coração acelerado, o nervosismo, a cabeça nas nuvens e as borboletas no estômago.

Quando se faz um amigo, parece que você ganhou um irmão que te faz muito bem. Já o amor é quase sempre acompanhado dessa coisa da excitação, das taxas de hormônios se alterarem e tudo mais. Amor é quando sentimos vontade de vivenciar tudo com aquela pessoa, de querermos passar o resto da vida com ela, de achar que ela se encaixa perfeitamente nos nossos braços…

Bem, definir é muito difícil. Até porque, muitas amizades podem se desenvolver para um grande amor. Quem não lembra da Monica e do Chandler no seriado Friends?

Como saber o que se sente?

Como eu disse, a questão de definir o que é um ou outro pode ser complicado. Afinal, quando amamos alguém, mesmo que seja no campo da amizade, queremos apenas o bem da pessoa, daríamos a vida por ela, gostamos da companhia dela… Mas um dos sentimentos que podem dar uma espécie de ultimato naquilo que sentimos pode ser o ciúmes.

Pode não ser a opinião de todas as pessoas, já que é também possível sentir ciúmes dos amigos. No entanto, esse ciúme de amigos parece ser mais maleável e ele logo passa. Já o ciúme de amor é mais violento e dá vontade de socar a pessoa que está falando com a sua amada (o).

A tensão física e sexual também pode ser considerada um fator que diferencie amizade de amor. Quando se é amigo de alguém, não é difícil ficar perto dessa pessoa.  Só que o mesmo não ocorre quando se gosta de alguém.

Podemos ficar mais inibidos, tímidos, sem saber o que falar e como agir. Tentamos ter a atenção da pessoa, queremos fazê-la rir, queremos dizer o que sentimos. Ficamos bobos e nossos olhos brilham, essa é a verdade.

Uma dica? Talvez fique difícil pra você mesmo definir o que sente ou tentar desvendar o que tal pessoa sente por você. Então peça pra alguém que está de fora observar a situação. Ela vai saber dizer se seus olhos  brilham – ou se os olhos da outra pessoa brilham por você.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Erros mais comuns no relacionamento
# Ele só me enrola. O que eu faço?
# Existe idade certa para começar a namorar?
# Como segurar um homem em um relacionamento

2 Comentários em Confusão de sentimentos. O que fazer?
  • disse:
    Muito bom o artigo, estou realmente passando por isso. Valew
  • phe disse:
    bom queria saber uma coisa ja mandei flores para essa mulher que amo ja fiz de tudo levei para sair agente teve umas briguinhas mais somos só amigos por enquanto mais não sei se ela gosta de mim eu fico confuso as vezes ja fiz as melhores loucuras de tudo eu a amo demais preciso de uma ajuda sou um lord a trato muito bem até as pessoas tem inveja mais como saber se ela me ama de verdade apesar de tudo que passamos ???
  • Deixe seu comentário:





    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud