Como tirar pelos de roupas pretas

Postado por

Roupas pretas são elegantes, básicas, modernas, clássicas, ousadas. Podem ser usadas durante o dia, durante a noite, com frio, calor, por pessoas gordas, magras, altas ou baixas. Ou seja, não há cor mais eclética e multifuncional do que o preto.

Com tamanha abrangência, qualquer pessoa tem pelo menos uma peça dessa cor em seu guarda-roupa e servem sempre como uma carta na manga.

Foto: (c) Can Stock Photo

Porém, há dias em que você precisa usar uma roupa preta e, no momento em que a coloca e se olha no espelho, percebe aqueles pelinhos grudados nela. A ocorrência é maior ainda quando a pessoa tem algum animal de estimação, como cachorro e gato, que sempre soltam pelos. Se a coloração é branca, com certeza eles terão grande destaque em peças escuras.

Quando isso acontece, como resolver?

Principais causas

A roupa preta às vezes assemelha-se a um imã que atrai poeira e pelos e não há nada nesse mundo capaz de impedir que isto aconteça. Algumas vezes, deixamos de usar uma peça preta apenas porque ela tem tantos pelos que mais parece um cachorrinho peludo.

Em outros casos, a simples lavagem da roupa na máquina, junto com tecidos que soltam pelos e fiapos, é o suficiente para que a peça preta saia cheia de sujeira.

Soluções

A saída para se livrar destes incômodos pelos que grudam de todo lugar pode ser uma fita adesiva grossa. Pegue-a, tire dela um pedaço, enrole-o de forma que a parte da cola fique para o lado de fora e em seguida vá colando a fita sobre a roupa e dando puxões fortes. Toda vez que você puxar, sairão muitos pelos. Aí é só repetir o processo até que a blusa esteja limpa.

A fita é um ótimo método porque as chances de estragar a roupa puxando fios é praticamente nula, já que ela retira apenas os pelos da superfície, sem penetrar no tecido.

Escovação

Se preferir, você pode utilizar escovas específicas para a retirada de pelos. Produzidas com um material semelhante ao velcro, mas um pouco mais grosseiro, às vezes essas escovas acabam puxando os fios do tecido da sua roupa. Portanto, ao utilizar este método, selecione as roupas que serão mais difíceis de danificar e tome todo cuidado ao fazer a escovação.

Mais dicas

1. Lave as roupas pretas ou escuras sempre separadamente, para evitar que elas acumulem pelos de outras peças.

2. Como as máquinas de lavar acumulam muita sujeira, é aconselhável que você faça uma limpeza nela com regularidade, sempre seguindo as recomendações do fabricante no manual da máquina para que não a danifique. Essa limpeza deve ser feita pelo menos uma vez ao mês.

3. Use saquinhos de nylon para proteger suas roupas enquanto elas são lavadas. Para aumentar o cuidado, vire-as do avesso.

4. Se suas tentativas de evitar pelos nas roupas pretas não surtirem efeito, recorra à escovação.

5. No guarda-roupas, mantenha as peças separadas por claras e escuras. Essa atitude também ajuda as roupas pretas a não acumularem pelos brancos. Ao colocar as peças no cabide, utilize sacos plásticos próprios, inclusive para blasers, casacos e paletós.

6. Há rolos adesivos específicos para a retirada de sujeira das roupas, e são encontrados em mercados eletrônicos ou em alguns supermercados.

7. Uma saída eficiente é utilizar aquelas esponjas de lavagem de louça. Por serem pequenas, você pode carregar na bolsa ou na mala e carregar sempre com você para qualquer emergência.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Como lavar roupas na máquina
# Como manter suas roupas limpas e sem manchas

2 Comentários em Como tirar pelos de roupas pretas
  • Vania disse:
    Adorei as dicas,gostaria de ter mais informações sobre isso é otimo termos solucoes para problemas tao pequenos como esse.aAmo vc girafa.
  • Hemilyn Balbuena disse:
    Adorei as dicas usarei sempre …
  • Deixe seu comentário: