10 formas de economizar no casamento

Casamento

Casamento é assunto complicado, principalmente quando os noivos não abrem mão de uma festa e ao mesmo tempo não dispõem de uma verba suficiente para bancar a mesma. Haja criatividade para o casamento não passar em branco sem gastar muito dinheiro.

Foto: (c) Can Stock Photo

Nessas horas tem que recorrer à inteligência e priorizar muitos fatores. Vamos listar aqui, dez formas de economizar sem deixar que o casamento perca o seu glamour.

A primeira é o vestido da noiva

Como economizar num item que talvez seja o mais importante para essa data? Calma, tem como economizar sim. Você pode escolher o modelo do seu sonho e não abusar de tecidos muito caros. Uma boa costureira dará conta do recado. Outra opção é alugar um lindo vestido: sempre sai mais em conta.

Convites

Passada a preocupação com a roupa dos noivos, o próximo passo a ser dado é com relação aos convites. A lista de convidados já deve estar pronta, agora é só partir para a escolha do vonvite. Opte por convites bem objetivos e sem muitos detalhes. Hoje podemos nos desfazer dos envelopes e fazer convites do tipo artesanal, o que contribui muito com a economia.

Data

Um detalhe que faz boa diferença na hora de economizar no orçamento é o dia e hora em que o casamento irá acontecer. O aluguel de locais apropriados para eventos são sempre mais caros aos sábados. Marque seu casamento para uma tarde ou noite de sexta-feira e acabará economizando no aluguel.

Local a ser realizado o casamento

Procure por lugares belos e românticos: existem muitos. Nem sempre os clubes e salões mais caros oferecerão os melhores resultados. Especule, procure e encontre um local agradável e aconchegante para realizar a festa. Dependendo do número de pessoas presentes, chácara é uma excelente opção.

Decoração

Invista em arranjos naturais, com muito verde e flores coloridas. O resultado é sempre maravilhoso. Nem toda flor exótica e cara é a mais bonita. Com flores simples você poderá obter arranjos maravilhosos.

Buffet e bolo 

Outro detalhe a pesquisar: o cardápio. Muitas vezes você poderá conseguir um almoço ou jantar muito saboroso sem muita sofisticação. Basta saber escolher os pratos, atentando para o horário que irá ser servido e não esbanjar em nada.

Quanto ao bolo, esse não pode faltar numa festa de casamento. Hoje, porém, podemos recorrer a aluguel de bolo de exibição que, mesmo sendo grande e extravagante, não fica tão caro. Para servir os convidados você poderá mandar fazer um bolo mais simples, porém saboroso e bonito.

Número de convidados

Nunca exceda naquilo que você pode oferecer. Mesmo que seu rol de amizades seja extenso, procure convidar apenas as pessoas que fazem parte do seu dia a dia, que você sabe que irão realmente sentir e compartilhar da sua felicidade. Não vise quantidade, mas sim qualidade.

Bebidas a ser servida 

Pra começar economizando, saiba a quantia certa que você deverá comprar para não faltar nem sobrar. Já que você sabe o número de convidados, não é difícil calcular. Champagnes não muito caros associados a sucos de frutas naturais resultam em coquitéis de várias cores e sabores, o que deixa um visual muito bonito nas mesas, servidos em taças de cristal.

Fotografia

No mundo da digitalização em que nos encontramos hoje, difícil a pessoa que não tenha uma boa câmera e não saiba fazer bom uso da mesma. Sem contar os photoshop que dispomos também e podemos fazer uso deles sem despesa nenhuma.

Tudo isso pode baratear e muito um álbum de casamento, mesmo porque você poderá abusar do número de fotos a ser tiradas e depois, com calma, fazer uma escolha das que quer revelar para montar o mesmo. Quanto à capa, essa você encontra à venda nas lojas do ramo.

Música

Não pode haver festa sem música e uma banda sempre sai caro. Veja na sua rodinha de amigos- sempre tem um que canta bem e gosta de cantar.

Caso você não tenha essa sorte, recorra ao ipod com uma bela seleção de músicas para a ocasião. Aparelhos para que o som seja de qualidade é o que não falta para alugar. Caso você conheça algum DJ, convide-o e pexinxe no preço.

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Como organizar um casamento bom, bonito e barato
# As vantagens de um casamento ao ar livre
# [Preparativos] – Lembrancinhas de casamento | Modelos e dicas
# [Preparativos] – Convites de casamento | Modelos, dicas e fotos

Publicidade

5 comentários

  • Karina disse:

    Bom o post, ms tenho que descordar em 2 itens

    Fotografia e música.
    As pessoas confundem camera digital com boas fotos. O álbum é o que realmente fica do casamento e um especialista nessa hora é fundamental. Já vi casos de ‘fotógrafo’ que não apareceu ou que perdeu todas as fotos. Essa responsabilidade custa muito caro.

    Já a música é o que vai definir o tempo do casamento e fazer durar o investimento. Um dj sai mais barato que banda, mas é importante contratar um profissional que vai manter os convidados animados por longas horas.

    Delegar funções para amigos/convidados nem sempre funciona pq a preocupação deles é se divertir e não ficar preocupados com responsabilidades.

    Responder
  • O Bicheiro disse:

    Pra economizar bem no casamento, é só não casar. Porque depois desse gasto todo ainda tem o gasto com o divórcio. Casa no cartório e pronto, afinal de contas, o que interessa é o amor. Fazer festa pra encher a boca da parentada que de qualquer jeito vai reclamar depois é dureza.

    Responder
  • Francielli Apostolo Soares disse:

    Concordo com vc Karina! De todas as coisas the lista, a unica coisa que não dá para economizar é com o fotografo! Afinal, são as recordações desse dia tão especial!

    Responder
  • regis blanco disse:

    Concordo que haverá uma economia na escolha de um DJ, contudo as Bandas conseguem expressar uma “personalidade” única ao evento, proporcionando uma animação e interação com os noivos e convidados que indiscutivelmente não tem comparação. Fazendo uma pesquisa é possível contratar uma banda com um custo/benefício atraente.

    Responder
  • Alisson Silveira disse:

    Pelo Amor de DEUS, economizem em TUDO, menos na Escolha dos PROFISSIONAIS. Independente de Se for, de Foto, Vídeo, DJ, Pessoal do Buffet.

    Invistam em BONS PROFISSIONAIS, nada de colocar sobrinho para fazer trabalho.

    Responder

Deixe seu comentário