Gravidez psicológica, sintomas e diferenças

Postado por

Quando a mulher passa por algum transtorno ou alteração psicológica, devido à ligação do ciclo menstrual com o hipotálamo (centro das emoções), é possível que seu organismo desenvolva algum desequilíbrio na menstruação e desencadeie um atraso no ciclo. (Menstruação atrasada, o que pode ser?)

Gravidez psicológica

Juntamente com esse atraso, é possível que ocorram sintomas como enjoo, seios doloridos e aumento do abdômen, que podem gerar certa confusão e fazer a mulher concluir que está grávida.

Comumente essa pseudo-gravidez ocorre em outros mamíferos, mas os seres humanos também correm esse risco.

Nesses casos, a gravidez falsa pode ser apenas psicológica, mas a mulher poderá desenvolver alguns sintomas que levarão ela a crer que realmente está gerando uma criança em seu útero.

Sintomas desenvolvidos na gravidez psicológica

Além de enjoo e dor nos seios, é possível que a mulher tenha outros sintomas que geram a confusão da gravidez. São eles:

• Interrupção do ciclo menstrual;

• Ganho de peso;

• Distensão abdominal, com aumento da barriga da mulher exatamente da forma como aumentaria se houvesse um feto;

• Amolecimento do colo do útero;

• Aceleração ou movimento fetal, mesmo sem que exista um feto para se mexer dentro da barriga.

> Primeiros sintomas de gravidez

Com tantos sintomas em comum, por mais que os ultrassons não revelem a presença de nenhum feto no útero da mulher, não é de se estranhar que em alguns casos até os médicos têm dificuldade para distinguir uma gravidez real de uma psicológica, conseguindo chegar a essa conclusão apenas após alguns meses, quando o ultrassom será mais claro.

Causas

Embora muitas pessoas acreditem que apenas mulheres com um intenso desejo de engravidar desenvolvem essa gestação psicológica, essa afirmação não é correta. Isso porque a falsa gravidez tende sim a ser desenvolvida por mulheres com um forte desejo de ficarem grávidas, mas também por aquelas que têm grande receio de engravidarem.

Nessa situação, a gravidez ocorre por estas mulheres, mesmo com grande receio de ficarem grávidas, desenvolverem inconscientemente uma gestação psicológica.

Quando as mulheres buscam engravidar incessantemente, a falsa gravidez ocorre também devido ao inconsciente, que deseja de todas as formas gerar um feto.

Precauções

Embora o diagnóstico de uma gravidez psicológica possa demorar, é possível identificar mulheres com potencial para desenvolver esse tipo de problema.

Para isso, leva-se em conta o tamanho de seu desejo por gerar um filho, além da dificuldade que ela tem para engravidar. Quanto mais difícil for, maiores as chances. Na gravidez psicológica nota-se também uma sensibilidade da mulher muito maior que o normal, e o medo de perder a criança também ultrapassa os limites tidos como normais.

Como agir

Em casos de um diagnóstico positivo, os familiares da mulher devem mostrar todo apoio e compreensão quanto ao problema.

Dependendo do caso, às vezes os familiares preferem informá-la de que houve um aborto espontâneo ao invés de contar sobre a gravidez psicológica, com medo de que a mulher sofra com a notícia e possa ter outros problemas mais graves ainda.

Não é possível afirmar que todo esse processo irá terminar sem que nenhum trauma ocorra, portanto, é aconselhável que a mulher comece uma terapia apropriada e receba muito carinho das pessoas que a cercam.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Confira alguns mitos sobre a gravidez
# Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de gravidez?

19 Comentários em Gravidez psicológica, sintomas e diferenças
  • renata disse:
    eu estou em duvida pois minha mestruaçao atrasou ja faz doi mese sinto enjoo…
    mais meus seios nao doem e nem mudaram de cor!!
    mais sinto muita cosseira neles…sera psicologico?
  • fernanda disse:
    já fazem 2meses que está atrasado a minha menstruação fiz exames de farmácia e de sangue todos deram negativos e tenho muito enjô e estou muito irritada o que pode ser?? me ajudem por favor
  • patricia disse:
    Minha mentruçao estava atrasa mais veio agora , mais.eu sinto enjoo e cansaço uma cosseirinha no peito e muita colica , tive relaçoes sem camisinha e estou preocupada .
  • Cristina disse:
    ola, gravidez psicologica nao altera quantidade hormonal??? os testes de farmacia positivo nao podem ser gravidez psicologica?? obrigada
  • sirleide disse:
    Oi eu sinto que o minha barriga esta ficando pura ,sinto que tem alguma coisa sinto nojo de algumas coisas e os meus seios doe muito parece que esta furando a um mês atrás eu fiz o exame de urina mais deu negativo minha mestruação atrasou 26 dias mais veio e agora a minha mestruação veim mais muito pouco e atrasa não sei o que fazer tenho medo de ser psicológico …
  • A minha bebe tá com 6 meses, e tô com um pequeno trauma de gravidez, parece que estou com esse sintoma de psicológico, porém sinto as vezes enjoou, a barriga tremer, sonho quase toda noite, quando engravidei novamente, meu filho estava com 1 ano e 7 meses, foi muito recente, talvez eu esteja muito insegura ao fato de poder ocorrer outra gravidez, mais agora eu tô tomando injeção mais mesmo assim não confio não!
  • Aline Senna disse:
    Sinto a mesma coisa que minha colega ai de cima minha barriga parece mexer as vesez so que nao sinto enjoo e nem mudanças tomo remediio e uso pereservativo ja tenho uma filha de 4 meses e tenho muito medo de engravidar de novo. Axo que e meu psicologico quando nao penso nisso mechendo na minha barriga acabo nao sentindoo.
  • Fernanda disse:
    minha menstruaçao ta 2 meses atrasa
    fiz exames de urina deram negativo sera q e psicologico
  • Débora disse:
    Engordei, estou com o meu palra diferente, não tenho tido enjôos , tenho cólicas e as vezes parece que vou menstruar.Estou atrasada a 8 dias…estou gravida ou e apenas um atraso?
  • BRANCA disse:
    tenho ciclo menstrual irregular chegando a passar oito meses sem menstruar, porem, em dezembro menstruei e em janeiro passado mais ou menos um mes tive uma relação em que a camisinha estourou e com quinze dias a mesnstruação veio mas nao tenho o habito de menstruaçao tao certo entao esta me deixando com paranoia…há possibilidade de uma gravidez?
    • val disse:
      Ola Branca!
      olha só em alguns casos a pequenos sagramento no início da gestação que pode ser confundida com menstruação.
      Portanto é melhor você procura um médico pra confirma suas suspeitas!
  • Será possível ter gravidez psicológica mesmo quando a mulher já sabe que não está e nem tem esperança de estar mas ainda com o negativo sentir todos os sintomas?
  • elane disse:
    mais n sei se pisicologica ou gravidez sinto enjoo tonturas tinha medo e engravidar mais de pois quis ter um eu acho q desde quando tirei a minha virgindade fiquem com isso o tempo todo na cabesa oq eu faço
  • cida disse:
    oi gostaria de saber se uma gravidez psicológica os sintomas são rapidos . pois já tenho um filho , mas de 3 meses pra cá estou sentindo algumas coisas que parecem com uma gravidez mas estão rapidos de mais
  • elza disse:
    teste positivo/negativo ultrason negativo
  • gabriela disse:
    olá minha menstruaçao estar 4 meses sem vim mais já veio um sangramento marrom que só sujou por um dia e sinto o pé da minha barriga tremendo e tenho colicas meus seio fica latejando o que pode ser?
  • Thaislaine Lara disse:
    Olá,tenho 15 anos minha menstruação ja está atrasada há 3 mêses nao fiz nenhum teste de gravidez tenho as vezes enjoo sera que estou gravida psicológicamente ??
  • Jaqueline Oliveira disse:
    Já faz 2 meses que não desce .. fiz exame de urina e sangue e deu negativo passei no ginecologista e fiz outro exame de sangue e negativo agora vou fazer ultrassom mas sinto que meu corpo mudou e o pé da barriga esta mais duro . Desceu pra mim mas bem pouco só uma coisa marrom . Estou preocupada tenho medo de ser uma gravidez psicológica.
  • Naiara Monteiro disse:
    Oi. Tenho 21 anos, e estou seriamente preocupada.
    Tive relaçoes com meu namorado sem camisinha a um mes e quatro dias atras.
    No inicio nem se quer pensei no risco da gravidez, mas, certo tempo depois começei a sentir algumas coisas q nao sentia antes. Minha menstruaçao atrasou cinco dias e qdo veio ficou apenas por dois dias e nao desceu mais.
    Estou enjoando, coisa q nao sentia a muitos anos mesmo. Meus seios doem muito dos lados.
    Me sinto muito bagunçada con relaçao aos sentimentos: fico triste mto facil, ando mto chorona. Da msma forma q fico mto feliz tbm. Ando mto cansada, e meu olfato esta incrivel. Estou com aversao a doces o q eu amava mto. E certos cheiros d comida me embrulham. Meus testes d gravidz ficam todos rosas numa linha reta e outra q dsc em fornato d cruz. Mas, da marca do tst nao ha resultados sobre isso. Tida vz q o tmpo passa e eu faço um 3 no total a linha q forma a “cruz” aumenta e fica mais e mais visivel. Me sinto diferente, e minha barriga esta pouquissima coisa aumentada na parte debaixo do umbigo, mas, da pra notar pq sou mto magra. Peso 48 quilos. Me ajudem, nao sei o q pensar.
  • Deixe seu comentário: