Responsive image

É possível engravidar sem penetração?

Engravidar

Apesar de não ser muito comum, o risco de uma gravidez sem penetração pode ocorrer sim.

Caso o homem ejacule perto da vagina da mulher, se essa estiver em período fértil, alguns espermatozoides poderão adentrar pela vagina, migrando em direção ao óvulo, ocorrendo assim a fecundação.

Não há necessidade de se correr esse risco

Ao iniciar uma vida sexual ativa, tanto o homem quanto a mulher devem estar conscientes daquilo que querem para si e uma gravidez não programada nem sempre é bem vinda.

Sabendo de todos esses pormenores e de como é fácil engravidar, desde que ambos sejam férteis ou não possuam nenhum problema que impeça a gravidez, o melhor a fazer e mais aconselhável, é o uso de preservativos seguros, seja ele qual for. Pra que correr riscos gratuitamente?

A responsabilidade deve estar nos dois

No que diz respeito a namorados, os mesmos devem conversar muito sobre o assunto e se precaverem quanto à possibilidade de uma gravidez, caso essa não seja desejada por nenhum dos dois ou os mesmos não tenham condições de arcar com as despesas de um filho nesse momento da vida.

No início da juventude, o casal sempre está, ou pelo menos na maioria das vezes, às voltas com os estudos e nem começou sua vida profissional. Imagine o aparecimento de um filho numa hora dessas: irá bagunçar totalmente a estrutura psicológica, tanto do rapaz quanto da garota, caso esses sejam responsáveis, de certa forma, e se preocupem com o destino da criança.

Aos irresponsáveis não há nada que afete, uma vez que agem sempre sem pensar e nunca arcam com as consequências de nada.

Faça sempre uso de preservativos

Ninguém é tão ingênuo, principalmente nos dias de hoje, quando temos total e absoluta abertura quanto aos assuntos que dizem respeito ao sexo e tudo mais.

-> Previna-se: Conheça os principais métodos contraceptivos

Mesmo que os pais não orientem seus filhos (o que não deixa de ser um erro), hoje os jovens estão mais descolados nesses assuntos que os próprios pais, muitas vezes. O que ocorre é que a maioria não está nem aí com as consequências que poderão advir do seu comportamento e acaba por fazer as coisas de um modo todo errado.

É possível sim, engravidar sem a penetração

Explicado os motivos de que existe a possibilidade de engravidar numa relação, mesmo que não haja penetração do pênis na vagina da mulher, não há porque ficar correndo riscos e viver aos sobressaltos quanto a esse caso.

Assuma de vez uma postura madura e, caso não queira ter um filho no momento, seja qual for o motivo, tenha uma vida sexual ativa, mas segura e tranquila.

E não é somente por conta da gravidez que deve prevalecer a responsabilidade: as DSTs estão livres e soltas por aí e não há o que as impeça de entrar no organismo de qualquer um, desde que se tenha relações com pessoas portadoras desses tipos de doenças que acabam por comprometer seriamente a saúde.

-> DST’s: como evitar 7 doenças sexualmente transmissíveis

Sem contar que existem doenças desse tipo que podem levar à morte quando não tratadas a tempo.

Pensar mais em tudo que se faz

Todos são livres e têm direito de fazer o que tem vontade, mas que seja da maneira mais correta possível. Pense sempre que um filho não é brincadeira e que ninguém pede para vir ao mundo.

Depende do adulto e de sua responsabilidade, evitar que cada vez mais crianças nasçam em lares desestruturados ou mesmo em consequência da imaturidade dos pais. Já existem muitas crianças abandonadas na sociedade em que vivemos.

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Informações sobre a pílula do dia seguinte
# Menstruação atrasada, o que pode ser?
# [Guia Adolescente] – Posso estar grávida?
# [Guia Adolescente] – Gravidez na adolescência

1 Comentário em É possível engravidar sem penetração?
  • jessika alves disse:
    ola a minha duvida e a seguinte…nao consigo fazer a tabelinha dos dias ferteis e eu e meu namorado praticamos o sexo anal..a minha ultima menstruaçao foi dia 17 quais as chances reais que eu tenho de estar gravida??
  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Não espere o futuro mudar tua vida, porque o futuro é a consequência do presente... Racionais Mc's