Responsive image

Conheça 8 problemas de saúde que fazem você engordar

Não sei se as estatísticas conferem, mas creio que pelo menos 8 a cada 10 mulheres alegam estar fazendo algum tipo de dieta. E se, por mais que você feche a boca e se acabe na academia, você não vê nem 1 quilinho ir embora, atenção. Ou então você nem precisa estar de dieta, mas embora coma corretamente, você percebe o ponteiro da balança aumentar.

Foto: (c) Can Stock Photo

Saiba que não é apenas sua alimentação ou seu gasto calórico que fazem você emagrecer ou engordar. Outros fatores influenciam e podem atrapalhar sua saúde de modo geral.

-> Como perder peso com a dieta líquida

• Confira abaixo 8 problemas que podem ocasionar o ganho de peso:

1. Medicamentos

Pode acontecer de você estar tomando algum remédio que faça você ganhar peso. Dentre eles, podemos citar aqueles à base de corticoides.

O mais conhecido é a Prenisona, medicamento receito à pessoas que tratam de doenças inflamatórias, como a artrite. Um outro medicamento controverso são os anticoncepcionais. Sabe-se que os que possuem dosagem muito altas de hormônios podem levar ao ganho de peso, mas não é uma regra geral. Cada mulher pode reagir de maneira diferente mesmo que o anticoncepcional seja o mesmo.

O que mais ocorre é a capacidade de reter líquidos que as pílulas possuem. Antidepressivos também são conhecidos por aumentarem o apetite, assim como remédios à base de difenidramina.

2. Tireoide desregulada

Parece que não, mas a tireoide é um órgão cujas funções são importantíssimas. Basicamente, ela produz dois hormônios ( T3 e T4) responsáveis pelo funcionamento de outros órgãos, e está diretamente ligada ao ciclo menstrual, fertilidade, raciocínio. Caso a tireoide esteja desregulada, uma das consequências pode ser o aumento de peso

3. Stress

Quem nunca? Hoje em dia é difícil achar que alguém que não se sinta estressado ou pressionado, seja por causa de trabalho, estudos, família… O ruim é que ficar nesse estado coloca em risco sua saúde. Afinal, sua pressão arterial pode subir, o sentimento da raiva libera toxinas no corpo, etc. Além disso tudo, o hormônio do stress (cortisol) é o culpado por fazer você engordar.

4. Ansiedade

Ah, como mulher sofre com essa bendita ansiedade. Pode ser por preocupações pequenas, e lá vamos nós procurar alguma coisa pra comer, comer e comer. O ruim é que a ansiedade, além de causar mais apreensão, faz com que passemos o dia inteiro beliscando comidinhas nada saudáveis.

5. Doenças autoimunes

São chamadas de autoimunes porque, por algum motivo (genético ou ambiental), nosso sistema imunológico não reconhece determinadas células do nosso próprio organismo. Como exemplos, podemos citar a diabetes tipo 1, lúpus, artrite reumatoide. De um modo geral, algumas delas podem fazer com que você ganhe peso sem saber o porquê.

6. Falta de sono

É cientificamente comprovado. Dormir bem – e não necessariamente muito – é fundamental pra manter o peso. Quem não tem uma rotina de sono de qualidade está mais propenso a ver uns quilos a mais na balança.

7. Excesso de toxinas

Se sua alimentação é baseada em frituras, doces, carboidratos, carne vermelha e você não se exercita faz tempo, cuidado. Além de agredir seu corpo como um todo, você sobrecarrega o fígado, órgão importante que filtra tudo aquilo de ruim. Mas não depende só dele. E para não sobrecarregá-lo, é preciso que sua alimentação seja o mais balanceada e natural possível. Invista em legumes e verduras verdes para se desintoxicar.

8. Genética

Não é bem um problema de saúde, mas atinge muita gente. Se seus pais e familiares mais próximos são gordinhos, as chances de você ficar parecido são maiores. Não tem como modificar o material genético(ainda), mas tem como você frear esse processo! Com uma reeducação alimentar e uma rotina de exercícios, é possível não desenvolver aquela pancinha do seu tio ou aquele músculo do “tchau” da sua avó.

Obs: O recomendável é você procurar um médico e falar sobre o seu problema. Às vezes um único remédio já resolve seu problema. Além disso, ele pode investigar a doença mais a fundo e de modo responsável.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Como eliminar a barriga indesejável?
# Alimentação balanceada para emagrecer

Seja o primeiro a comentar em Conheça 8 problemas de saúde que fazem você engordar
Deixe seu comentário:





Publicidade
Publicidade
Publicidade
Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud