Responsive image

Como engravidar usando a tabelinha

Como engravidar usando a tabelinha

A tabelinha é um recurso natural usado por casais que pretendem ter filhos e ao mesmo tempo funciona como um método anticonceptivo, ou seja, para evitar a gravidez ou ainda para programar a mesma.

Como funciona a tabelinha

Quando se usa a tabelinha para engravidar, a mesma mostrará os dias de risco para uma gravidez e, assim sendo, dependerá do casal a decisão da escolha. Sabendo quais são os dias de risco, caso a mulher não queira engravidar, basta evitar ter relações nesses dias, caso não faça uso de preservativos.

Toda mulher que conhece seu corpo, sabe que esse método é eficaz e o mesmo serve tanto para mulheres que têm a menstruação regulada quanto para as que não têm a mesma sorte.

Dias de risco para engravidar

São os dias em que a mulher entra no período fértil, ou seja, a partir no décimo quarto dia depois de terminado seu ciclo menstrual. Durante esse período, os quatorze dias após a menstruação, são considerados dias secos, sem muco genital ou com pouca umidade, o que faz com que os mesmos se tornem seguros para quem não pretende engravidar.

-> Posso engravidar fora do perído fértil?

A partir do décimo quinto dia, a umidade vaginal não muda muito, mas requer muita atenção pois esses serão os dias próximos ao ápice, ou seja, o dia ideal para engravidar, que ocorre exatamente sete dias depois do primeiro dia fértil.

-> Primeiro sintomas de gravidez

Seguindo a tabelinha, você ficará sabendo quais são os três dias próximos ao ápice e se prevenirá, pois o risco de gravidez é quase fatal nesses dias. Sete dias após o ápice ocorrerá a menstruação.

Como fazer uso do método da tabelinha

Você precisará de um termômetro para se medir a temperatura basal do seu corpo, coisa que você deverá fazer logo pela manhã, assim que acordar ou após seis horas de sono. Essa medida pode ser tirada por via retal, oral ou vaginal, enquanto ainda estiver deitada.

Você deverá fazer um controle, medindo a temperatura todos os dias e anotar numa tabela. A temperatura deverá ser sempre amena, entre trinta e cinco e trinta e seis graus durante os dias inférteis. A mesma só se elevará quando a mulher entrar nos dias de risco de gravidez e no próprio ápice.

Marque em sua tabelinha, essa data em cor vermelha, para saber que é o momento em que uma gravidez poderá ocorrer. Nos outros dias, quando a temperatura estiver amena, pinte as datas de verde, assim você saberá que são dias em que estará livre de uma possível gravidez.

Faça você mesma a sua tabelinha

No começo parece difícil, mas com a prática você acabará vendo que é mais simples do que se imagina. Você precisará de um calendário específico para suas anotações e de duas canetas de cores diferentes para efetuar as mesmas. As cores ficarão ao seu critério, mas vamos sugerir que você use a cor verde e a vermelha, como já foram citadas.

Nesse caso você irá anotar o primeiro dia da menstruação sempre em cor verde. Você saberá que entre o primeiro dia da menstruação e até o décimo quarto dia você estará num período de infertilidade, então marque esses dias com a cor verde.

Os dias que se seguirem a essa data deverão ser marcados em vermelho, até o décimo nono dia, período no qual você deverá fazer uso de preservativo como a camisinha para não engravidar. Do vigésimo dia até a próxima menstruação, marque novamente em cor verde, ou seja, sem risco de gravidez.

No início você terá um pouco de trabalho, mas em alguns meses reconhecerá a sua fertilidade a cada ida ao banheiro, basta que você seja bem disciplinada.

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Como saber que estou grávida?
# Conheça os principais metódos contraceptivos

1 Comentário em Como engravidar usando a tabelinha
  • JANAINA disse:
    GOSTEI MUITO DE SABER SORE A TABELINHA, POIS AINDA NÃO TINHA SE QUER INTERESSE EM SABER COMO FUNCIONA, E VOCÊ EXPLICOU MUITO BEM E VOU SEGUIR ESTAS DICAS. MUITO OBRIGADO…
  • Deixe seu comentário:





    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    A medida do amor é amar sem medida. Victor Hugo
    filme online seriale online costume de baie filme porno