Responsive image

Como age o anticoncepcional no organismo

A pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais utilizados pelas mulheres. Com eficiência de mais de 99%, quando usada juntamente com a camisinha garante que as chances de uma gravidez indesejada sejam praticamente nulas.

Anticoncepcional

Porém, algumas mulheres ainda mostram-se resistentes a este método, devido às dezenas de informações repassadas ao longo dos anos e que nem sempre são corretas. Além disso, há pessoas que ficam receosas por não saberem exatamente como a pílula age em nosso organismo.

-> Dúvidas mais frequentes a respeito da pílula anticoncepcional

Se você é uma dessas mulheres que antes de escolher o anticoncepcional como método contra a gravidez prefere saber todos os detalhes da pílula, confira abaixo como o medicamento age no organismo e faça sua escolha com mais tranquilidade:

Ação do anticoncepcional no organismo

Todo mês nosso corpo passa por um processo de ovulação, quando o corpo se prepara para receber um espermatozoide e, a partir disso, originar a fecundação. Quanto mais jovem a mulher for, mais ovulação ela terá, pois seus ovários são bastante ativos. Ao utilizar um anticoncepcional, este medicamento irá inibir a ovulação no corpo feminino e fará com que os ovários diminuam o ritmo.

Há também outra ação da pílula em nosso organismo, que se trata do equilíbrio hormonal do corpo e a manutenção dos níveis de estrogênio e progesterona.

De forma geral, os anticoncepcionais fabricados hoje possuem quatro mecanismos de ação:

• Eles são responsáveis pela suspensão da ovulação. Assim, a fecundação não irá ocorrer, classificando a ação anticoncepcional.

• Anticoncepcional também é a ação de alterar o estado do muco cervical, dificultando o acesso do espermatozoide até o óvulo.

• Quando o medicamento promove mudanças no endométrio (parede interna do útero), impedindo a nidação do embrião, a pílula age como um abortivo.

• Por fim, há alteração da movimentação do óvulo nas trompas. Caso o óvulo esteja fecundado, ocorrerá uma espécie de aborto, ou microaborto, quando não ocorre uma gravidez ectópica (aquela em que a criança se desenvolve na trompa, colocando em grande risco a vida da mãe).

Efeitos do anticoncepcional

De acordo com pesquisas realizadas nos Estados Unidos, a pílula comum provoca abortos em 5 a 10% das mulheres que a utilizam. Em contrapartida, as mini e micro pílulas, que possuem baixa dosagem, causam um microaborto em 30 a 50% das vezes.

Seus efeitos colaterais são os mais diversos, como câncer de mama, câncer cervical, malformação fetal e distúrbios circulatórios.

Porém, o uso de anticoncepcionais também pode ser benéfico, e esses benefícios mostram-se bem maiores do que os danos que podem causar.

Eles protegem, por exemplo, a mulher contra o câncer de ovário e endométrio, gravidez ectópica e anemia por deficiência de ferro. Além disso, beneficiam a densidade mineral óssea, miomas uterinos, acne, hirsutismo e endometriose associada à dor.

Esses benefícios da pílula são desconhecidos por grande parte das pacientes, que enxergam no medicamento apenas riscos, muitas vezes superestimados.

Devido a esse desconhecimento, é importante promover orientações às mulheres, pontuando a ação do anticoncepcional em nosso organismo e auxiliando em sua decisão de promover cuidados com sua saúde.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Menstruação atrasada, o que pode ser?
# Anticoncepcional engorda? Mitos, verdades e recomendações

3 Comentários em Como age o anticoncepcional no organismo
  • Deeh disse:
    Tive que parar de tomar porque fiquei com arritmia cardíaca e pressão alta, fora a retenção de liquido, que, por causa disso não consegui controlar meu peso (sou atleta e tenho que manter o meu peso por causa de campeonatos)
  • caracas realmente não tinha idéia, desses beneficios e muito menos dos efeitos.
  • TODA A MULHER DEVERIA SABER SOBRE ISSO É MUITO IMPORTANTE.
  • Deixe seu comentário:





    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    A medida do amor é amar sem medida. Victor Hugo
    filme online seriale online costume de baie filme porno