Responsive image

Veja 10 passos essenciais para superar uma traição

Para a maioria das pessoas, a traição pode ser o veneno que mata qualquer relacionamento, seja ele duradouro ou não. Como pra todas as outras coisas, não existe uma fórmula perfeita e ideal que te ensine a agir em situações como essa.

Superar uma traição

O ser humano é muito confuso e contraditório. E muitas vezes, nosso lado irracional dos tempos da caverna fala mais alto. Porém, certos conselhos são essenciais a serem seguidos caso você tenha sido traída(o):

-> Ele diz que me ama, mas trai. Por que homens agem assim?

1. O que você sente?

As pessoas que são traídas podem ficar confusas. Não só quanto à validade do relacionamento que tinham, mas com elas mesmas. A traição pode ser vista como um “não sou boa o suficiente” ou “se eu fosse perfeita(o) isso não teria acontecido”. É normal que se sinta raiva e tudo mais. Mas e o amor? Não que ele salve e supere tudo. Mas para passar por cima do que aconteceu, ele é essencial.

2. Abra-se ao diálogo

Por mais que você estiver se sentindo um lixo ou que a vontade de estrangular o outro fale um pouco alto, é preciso encarar a situação de frente. Ou isso ou você não irá conseguir entender o que fez com o que o outro partisse para a traição. Sente para conversar como adulto.

3. O que você quer?

Se a traição soou como a última gota d’água, então é hora de colocar um fim. Afinal, mesmo que você não mantenha mais uma relação amorosa com a pessoa, saber superar a traição é importante para saber como seguir em frente e se abrir para novas possibilidades. Reavalie a relação caso você queira continuar ou termine de vez e siga em frente.

4. Perdoe

Sim, mesmo que você tenha terminado com a pessoa. Viver com mágoas não faz bem a ninguém. Se você quer continuar com a relação, perdoe de verdade, e não fique trazendo isso à tona toda vez que vocês tiverem alguma discussão. Se você for terminar, perdoe também. Lembre-se que todos somos passíveis ao erro.

5. Mude e redescubra sua vida

Depois da traição, é recomendável que você ocupe sua mente com outras coisas. Viaje, saia para lugares diferentes, mude o visual, estude, trabalhe, redecore sua casa, troque os móveis, faça compras, arranje um novo hobbie, faça novos amigos. Abrir-se para o novo faz com que você enxergue as coisas de outra maneira.

6. Não dê o troco

Mesmo que você não continue mais com a pessoa, não traia seus futuros amados(as) só para fazer o outro sofrer. Ninguém trai porque quer. A traição pode ser um sinal de que a relação não estava bem e vocês(ou pelo menos você) não via isso.

7. Conselhos alheios

A pressão de amigos e familiares pode parecer maior caso você dê outra chance a vocês dois. Então filtre tudo aquilo que lhe disserem, pois podem reprovar sua atitude de continuar com a pessoa. Porém, você é quem está inserido na relação e sabe do que realmente rola a dois.

8. Não fique neurótica (o)

Independentemente da sua decisão. Tome cuidado para não tornar-se uma pessoa obsessiva, ciumenta e controladora. Até porque, quem está prestes a trair sempre dá um jeito mesmo com você observando cada passo que o outro dá.

9. Ajuda exterior

Nesses casos, ter a ajuda de profissionais para encarar tudo isso faz muito bem. Se você não está conseguindo superar sozinha, procure um terapeuta ou psicólogo. Isso vai ajudar você a ter outro olhar sobre sua relação, sobre si mesmo e sobre os outros.

10. Acredite

O rompimento ou a continuidade da relação dependerá da sua capacidade de lidar com a situação. Não ache que uma situação serve como parâmetro para o resto da sua vida. Não fique achando que mais ninguém presta só porque você teve uma experiência ruim. Continue a acreditar no amor! E lembre-se que amar não é sinônimo de possuir. Seja livre e independente e caminhe ao lado de outra pessoa, não em cima dela.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Foto: Thinkstock/GettyImages

Confira também

# É possível amar e trair ao mesmo tempo?
# Sinais que indicam que você está sendo traída

2 Comentários em Veja 10 passos essenciais para superar uma traição
  • Mariana disse:
    Tenho que discordar com o “ninguém trai porque quer”. Todo mundo trai APENAS pelo motivo de que quer trair. Traição não tem desculpas, se o relacionamento vai mal, conversar ou término e pronto. :)
  • Juliana Barbosa disse:
    Eu fui traida é estou consegindo supera,asvezes quando descobrimos uma traiçao botamos a culpa nos outro mais boa parte da culpa é nossa, assim foi comigo me tornei uma pessoa ciumenta é que pensa no meu trabalho,deixei meu esposo de lado ai nao deu outra fui traida.
  • Deixe seu comentário:





    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Ser profundamente amado por alguém nos dá força; amar alguém profundamente nos dá coragem. Lao-Tse