Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de gravidez?

Mulheres são regidas por hormônios. O stress, a ansiedade e o nervosismo do dia-a-dia podem fazer com que os níveis desses hormônios oscilem como montanhas-russas. A coisa degringola de vez quando algum método anticoncepcional falha: você tomou algum remédio que interagiu com a pílula, a camisinha estourou ou então nem foi usada.

mulher fazendo teste de gravidez

Foto: (c) Can Stock Photo

E quando a menstruação atrasa, o pânico se instala. Mas antes de correr pra farmácia e comprar um teste de gravidez, entenda como ele funciona e quando ele acusa corretamente os resultados.

-> Menstruação atrasada, o que pode ser?

Os dois tipos de exame

Existem dois exames que acusam se você está grávida ou não:

• O teste de farmácia, feito a partir da análise da sua urina
• Exame de sangue.

A função de ambos é detectar a quantidade de hormônio Gonadotropina Coriônica Humana, mais conhecido como hCG. Esse tal hormônio só é produzido quando a mulher está grávida.

A questão da sensibilidade

Quanto maior a sensibilidade do teste, mais confiável ele será quanto ao resultado. Isso porque o hCG pode estar sendo produzido numa quantidade baixa demais para que o exame de urina o detecte. E por isso ocorrem muitos falsos-negativos, já que infelizmente, na maioria das embalagens desses exames a sensibilidade do produto não é informada.

Já o exame de sangue pode ser analisado de duas maneiras: quantitativo (que determina a quantidade do hormônio hCG que seu corpo está ou não fabricando) e qualitativo (que diz apenas se você está ou não grávida). Os exames de sangue são normalmente feitos depois que um médico autorize tal exame. No entanto, algumas clínicas podem fazê-lo sem recomendação médica.

Quando realizar cada teste?

• Por ser necessária uma maior quantidade de hCG na urina para que os testes de farmácia acusem positivo, recomenda-se que você espere passar pelo menos 15 dias após a fecundação, ou seja, após o ato sexual. Assim você não correrá o risco de obter um resultado contraditório.

• Já no caso do exame de sangue, é preciso que você espere pelo menos de 9 a 12 dias após a concepção para realiza-lo. Essa diferença se dá devido à maior precisão em reconhecer pequenas quantidades do hormônio no sangue.

Cuidados ao realizar o teste de farmácia

A gente entende que é meio difícil ficar calma numa situação dessas. Porém, muitos erros de leitura acontecem devido a erros cometidos durante o processo, como utilizar outros frascos (e não aquele que acompanha o kit) para recolher a urina, não anotar o momento em que a amostra foi colocada na tira, não esperar o tempo certo ou passar do tempo recomendável para ver o resultado, não considerar a formação da cor (ainda que de leve) que possa indicar um resultado positivo.

Então, tente deixar a apreensão de lado na hora de realizar um teste assim.

Dicas para realizar o teste de gravidez

• Caso você tenha esperado umas duas semanas para realizar o teste, ele deu negativo e ainda assim você suspeita de uma gravidez, não hesite em procurar o médico para que ele a avalie e a encaminhe para um laboratório para realizar um exame de sangue.

• Lembrando que esse mesmo hormônio pode indicar a presença de tumores! É imprescindível que você procure um médico caso sinta outros sintomas, mesmo que não forem de gravidez.

• E se você não quer passar por essa tortura de fazer testes, lembre-se sempre de usar a camisinha como aliada para quando o anticoncepcional sofrer alguma alteração externa (esquecimento, interação medicamentosa, diarreias e vômitos). Deixe para se preocupar com a gravidez quando você estiver no momento certo para ser mãe!

Por Camila Mazi / Edição: Dona Giraffa
Foto: Divulgação

• Menstruação atrasada 10 dias. O que pode ser?

81 Comentários em Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de gravidez?
  • Lidiane Laura disse:

    Estou em duvidas de uma possivel gravidez. Eu tomava aquela injeção de 3
    em 3 meses então não descia para mim, era pra eu ter tomado agora em janeiro dia 10 mas não tomei, então era pra ter descido agora em fevereiro, mas só tive cólica e um pequeno sinal de menstruação e mais nada, porém sinto muita azia, sono, e um pouquinho de cólica, como sou fumante assim que acordo costumo primeiramente fumar e de uns dias pra cá quando faço isso sinto fortes tonturas. Será que é possivel eu estar gravida?

  • tha disse:

    Bom dia, estou com medo. Uso o anticoncepcional yaz. Tive relação na madrugada de domingo. E a pilula de sabado eu esqueci, o horário certo de tomar era 22:47, tomei ás 4h quando cheguei em casa. Umas 2h depois vomitei. Fiquei com medo e 40h depois tomei a pds. Obs: não houve ejaculação dentro.
    Corro risco?

  • Adriane Mendonça disse:

    Boa noite!Minha menstruação está atrasada a8 dias ,sinto colicas,meus seios não estão inchados e nem doendo,mas coça demais.Tenho 2 filhos já meu Deus….

  • Adriely disse:

    Atraso de 40 dias jà fiz exame de sangue, urina até o transvaginal e não tem bebezinho :'( .. Meu sonho ser mamãe .

  • Cristina disse:

    Boa noite.
    Estou com uma dúvida. Tomo anticoncepcional e tomei a pílula no sábado. Neste mesmo dia tive relações sexuais à noite, com ejaculação dentro. No domingo esqueci de tomar a pílula, ou seja, eu teria que ter tomado a pílula ao meio dia(no domingo) e só fui tomar às dez horas da noite. Existe alguma possibilidade de gravidez?

  • M disse:

    Oi, sou super regulada, Minha Menstruação nunca atrasou, Agora estou com 11 dias de atraso, e o pior que meu esposo fez exames de espermograma e ele não produz espermatozoid, Eu gostaria de saber se há alguma possibilidade de ele produzir espermatozoid e eu engravidar?…. eu chego a comentar que se eu estiver grávida será por milagre de Deus. A Menstruação pode atrasar esses dias todos sendo só por estado emocional, Não observei nada de anormal com meus seios, e só sinto muita cólicas, como se a menstruação está descendo. Mais quando vou ver nada. Estou aguardando mais dias para fazer qualquer teste. Mais gostaria de uma resposta para essa dúvida.

  • Flavia disse:

    Minha menstruação está atrasada a 10 dias corro risco de uma possível gravidez?

  • jessica disse:

    Boa Tarde , no mês de abril entre 15 e 16 eu tive relação com meu namorado ,e a camisinha estouro , eu não faço uso de anticoncepcional só preservativo… tomei a pilula do dia seguinte dose unica chamada 24 hrs … era pra descer entre 19 a 24 de abril.. porém não desceu , senti cólicas depois de uma semana, logo na outra semana meus seios começaram a ficar doloridos as colicas foram um pouco mais intensas e sinto bastante dor cóccix .. fiz dois teste de gravides no atrsaso de duas semanas e deu negativo… mais venho tendo alguns sintomas esquisitos .. e estou comendo muito sinto fome a toda hr, e eu não era assim só comia a base de vitaminas, ando muito sentimental e tenho azia … eu corro o risco de estar gravida??.. hojé ja é dia 15.07.2016 e ainda não desceu, isso pode ser sequelas da pilula do dia seguinte, ela faz com que atrase a menstruação??? ..

  • Thais Lima disse:

    Tô 12 dias de atrasada , sinto dor de cabeça , fiquei com febre , fiz teste de famarcia a primeira linha deu rosa escuro e a segunda um pouco fraca .. Minha barriga tá inchada será q to grávida? Amanhã irei fazer o de sangue

  • Fernanda disse:

    Bom dia,
    Estou tentando engravidar há dois anos e não consigo. já fiz alguns exames e meu marido também, a médica diz que está tudo bem mas até agora nada. Meu ciclo é de 26 dias e costuma ser regular. Hoje estou no 28 do ciclo e nem sinal de menstruação. Isso pode ser considerado um atraso? Quando devo fazer um teste?

  • juliana disse:

    Boa tarde, quero tirar uma duvida tive gravidez ectopica quatro anos atras e só tenho uma tropa eu tomava anticoncepcional só que agora parei no mês de julho minha mestruação veio dia 26/07/2016
    passei cinco dias mestruada só que até hoje não veio mas tenho chance de está gravida

  • Deixe seu comentário