Responsive image

Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de gravidez?

Mulheres são regidas por hormônios. O stress, a ansiedade e o nervosismo do dia-a-dia podem fazer com que os níveis desses hormônios oscilem como montanhas-russas. A coisa degringola de vez quando algum método anticoncepcional falha: você tomou algum remédio que interagiu com a pílula, a camisinha estourou ou então nem foi usada.

mulher fazendo teste de gravidez

Foto: (c) Can Stock Photo

E quando a menstruação atrasa, o pânico se instala. Mas antes de correr pra farmácia e comprar um teste de gravidez, entenda como ele funciona e quando ele acusa corretamente os resultados.

-> Menstruação atrasada, o que pode ser?

Os dois tipos de exame

Existem dois exames que acusam se você está grávida ou não:

• O teste de farmácia, feito a partir da análise da sua urina
• Exame de sangue.

A função de ambos é detectar a quantidade de hormônio Gonadotropina Coriônica Humana, mais conhecido como hCG. Esse tal hormônio só é produzido quando a mulher está grávida.

A questão da sensibilidade

Quanto maior a sensibilidade do teste, mais confiável ele será quanto ao resultado. Isso porque o hCG pode estar sendo produzido numa quantidade baixa demais para que o exame de urina o detecte. E por isso ocorrem muitos falsos-negativos, já que infelizmente, na maioria das embalagens desses exames a sensibilidade do produto não é informada.

Já o exame de sangue pode ser analisado de duas maneiras: quantitativo (que determina a quantidade do hormônio hCG que seu corpo está ou não fabricando) e qualitativo (que diz apenas se você está ou não grávida). Os exames de sangue são normalmente feitos depois que um médico autorize tal exame. No entanto, algumas clínicas podem fazê-lo sem recomendação médica.

Quando realizar cada teste?

• Por ser necessária uma maior quantidade de hCG na urina para que os testes de farmácia acusem positivo, recomenda-se que você espere passar pelo menos 15 dias após a fecundação, ou seja, após o ato sexual. Assim você não correrá o risco de obter um resultado contraditório.

• Já no caso do exame de sangue, é preciso que você espere pelo menos de 9 a 12 dias após a concepção para realiza-lo. Essa diferença se dá devido à maior precisão em reconhecer pequenas quantidades do hormônio no sangue.

Cuidados ao realizar o teste de farmácia

A gente entende que é meio difícil ficar calma numa situação dessas. Porém, muitos erros de leitura acontecem devido a erros cometidos durante o processo, como utilizar outros frascos (e não aquele que acompanha o kit) para recolher a urina, não anotar o momento em que a amostra foi colocada na tira, não esperar o tempo certo ou passar do tempo recomendável para ver o resultado, não considerar a formação da cor (ainda que de leve) que possa indicar um resultado positivo.

Então, tente deixar a apreensão de lado na hora de realizar um teste assim.

Dicas para realizar o teste de gravidez

• Caso você tenha esperado umas duas semanas para realizar o teste, ele deu negativo e ainda assim você suspeita de uma gravidez, não hesite em procurar o médico para que ele a avalie e a encaminhe para um laboratório para realizar um exame de sangue.

• Lembrando que esse mesmo hormônio pode indicar a presença de tumores! É imprescindível que você procure um médico caso sinta outros sintomas, mesmo que não forem de gravidez.

• E se você não quer passar por essa tortura de fazer testes, lembre-se sempre de usar a camisinha como aliada para quando o anticoncepcional sofrer alguma alteração externa (esquecimento, interação medicamentosa, diarreias e vômitos). Deixe para se preocupar com a gravidez quando você estiver no momento certo para ser mãe!

Por Camila Mazi / Edição: Dona Giraffa
Foto: Divulgação

• Menstruação atrasada 10 dias. O que pode ser?

56 Comentários em Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de gravidez?
  • GABRIELLA disse:

    Meninas tenho uma duvida. No dia (164\14) foi o ultimo dia da minha menstruação,mas no dia (184) tive relações com meu namorado e ele gozou lá dentro.No dia seguinte 194 tomei a Pilula do dia seguinte,para evitar a gravidez,já que nós nos descuidamos. no dia 204 tive um sangramento que acredito ser o efeito do remedio. Minha duvida é faz um mês já do ocorrido e minha menstruação deveria vir ate o dia 15,e ate hoje 215 ela ainda não apareceu. Gostaria de saber se corro o risco de ter engravidado.

  • suelly disse:

    fiz o teste deu negativo mais minha menstruação esta atrazada a 2 dias
    eu não fiz com a primeira urina do dia não tem algo a ver.

    • suelly disse:

      oi gente minha mestruação tem 2 dias de atraso fiz o teste de farmacia deu negativo ,mas eu não fiz com a primeira urina do dia isso tem algo a ver.

      • Andriele disse:

        Não adianta fazer testes de gravidez com dois ou três dias de atrazo, os niveis de HCG so vão subir e poder ser detectados pelos testes a partir do 12ª dia após a concepção. Seja o teste de urina ou de sangue!!

  • minha mestruaçao tem 11 dias hoje de atrazo e normal ou posso ta gravida disse:

    minha mestruaçao tem 11 dias de atrazo e normal ou posso ta gravida

  • Raquel disse:

    minha mestruaçao atrasou 12 dias hoje e normal ou estou gravida

  • Laryssa Andrade disse:

    Minha menstruação estar atrasada a 24 dias, é normal? ou pode ser uma possibilidade de gravidez?

  • Gislaine disse:

    minha menstruação esta 4 dias atrasada e normal?

  • Danieli disse:

    Minha menstruação está atrasada a 12 dias… Já acusa no teste de farmácia, caso eu estiver grávida?

  • Juliana disse:

    Meu ato foi dia 2 de agosto 1 dia fértil, portanto fiz um HCG dia 13 de agosto e no resultado em fez de aparecer a numeração só diz não detecto, será que fiz o exame muito cedo ou devo esperar minha menstruação atrasar, pois minha menstruação estar prevista para o dia 20 de agosto.

  • vanessa disse:

    oi gente minha menstruação foi dia 24/7 e dia 08/08 tive relação acho que estava no meu periodo fertil sera que estou gravida?

  • priscila disse:

    tenho desconfiança de estar gravida,mas fiz o teste de urina em laboratorio e deu negativo,tenho ovarios policisticos e estou tentando engravidar,sera que pode ter dado errado,marque gineco pra amanha,estou cheia de duvidas…

  • naty disse:

    entao.. tive relaçao dia 20/9 com meu ex namorado,eu tava meio bebada.. ele usou camisinha , ele chegou ate a dizer q nao chegou ao orgasmo. mas homem mente muito , minha mestruaçao era pra ter vindo dia 4/10 e ate agora nada dela apareçer.. corro o risco de estar gravida??

  • Amanda disse:

    Tive relação e 1 semana depois minha menstruação desceu normalmente mais após uma semana tive 3 dias de enjôo corre algum risco ? ???

  • Izabel bruna disse:

    Minha mestruaçao esta atrasado que a dia 27, to precoupado vou pro medica na exame?

  • Aciléia Fernandes Petronilo disse:

    olá, boa tarde! a mestruação da minha filha veio dia 26/10, so uma dia msm! e está com 08 dias e ela está mt enjoada desde de segunda-feira… já está com uns meses que ela parou a injeção, tem como dizer se já é gestação? aguardo resposta!

  • karlla t.s. disse:

    Olá!
    minha m. está atrasada há 8 dias, e tem uns 3 dias que sinto cólicas que vão e voltam…
    seios levemente sensíveis ,sinto dor nos quadris,fatiga…fiz o teste de farmácia e deu negativo…o q pode ser?

  • nayara disse:

    bom minha m… esta atrasada a 10 dias e estou sentindo dores no pe da barriga e eu nunca tinha sentido antes, estou com seios doloridos dores nas costa, e nem tudo estou comedo,e saido liquido branco das mamas gostaria de saber se pode ser uma gravidez?

  • Andriele disse:

    Estou com 3 dias de atrazo e sinto muito sono, uma fome exagerada, também dores de cabeça frequentemente e fiquei por 3 dias tendo corrimento tipo borra de café… Será que posso estar grávida?

  • Karina disse:

    Meninas, preciso de ajuda! Dia 22 de dezembro era meu dia de ovular… E aconteceu relação sem prevenção. Ai tomei a pilula do dia seguinte. Menstruei normal no dia certo, dia 05 de janeiro! Dia 17 de janeiro tive novamente relação sem prevenção. Meu dia de ovular era dia 19, ou seja, estava já em fertilidade! Mas não tomei a pilula do dia seguinte. Devo menstruar dia 02 de fevereiro. Hoje, dia 27 de janeiro meus seios estão doloridos demais. Muito antes do que costuma quando vou menstruar. Posso estar grávida? ou o fato de ter tomado a pílula mês passado diminui essa chance?

    Obrigada!

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa página no Facebook
    Publicidade
    Não espere o futuro mudar tua vida, porque o futuro é a consequência do presente... Racionais Mc's