Responsive image

Danos causados pela escova progressiva

Escova progressiva

Quando o assunto é beleza, as mulheres não medem esforços para terem o visual que mais as agrada e faz com que se sintam bem, inclusive enfrentando dor, tratamentos complicados e que exalam um forte cheiro da química produzida.

As escovas progressivas expressam bem esse cenário do sacrifício, e em poucos anos tornaram-se muito populares entre as mulheres que buscam um cabelo liso e perfeito. Com várias técnicas, às vezes não conseguimos sequer distinguir um tratamento do outro.

-> Mitos e verdades sobre a escova progressiva

Por mais que uma escova progressiva deixe a autoestima das mulheres em alta, é preciso dar importância aos danos que esse procedimento pode causar:

Formol e seus danos aos cabelos e a saúde

Nos primeiros anos, todas as técnicas para alisamento do cabelo por meio da escova progressiva eram feitas com a utilização de formol. Hoje em dia há algumas que oferecem o tratamento sem formol, mas é uma minoria.

- No processo de alisamento, o formol é responsável por impermeabilizar os fios, mantendo os fios lisos por alguns meses, normalmente entre dois e quatro. O lado negativo do produto é que ele impede que nutrientes e água penetrem nos fios, prejudicando seu brilho e maciez e os tornando ressecados. O formol também não deixa a oleosidade natural da raiz chegar às pontas dos cabelos, tornando o couro cabeludo irritadiço devido à concentração da oleosidade nas raízes.

- Algumas pessoas, à medida que o efeito do tratamento vai acabando, optam por retocar a escova progressiva e prejudicam ainda mais os cabelos, que se tornam mais rígidos e ficam com ainda mais falta de nutrientes.

- O formol pode também causar problemas à saúde, de forma geral. De acordo com a Anvisa e o Ministério da Saúde, os vapores liberados com a substância são extremamente agressivos às mucosas, aparelho respiratório e aos olhos, causando inclusive dermatites, branqueamento e endurecimento da pele, além de perda da sensibilidade no local.

Glutaral

Por mais que o formol tenha a fama de ser o único produto prejudicial das escovas progressivas, há um pior, o glutural. Esse produto faz parte dos ingredientes de algumas técnicas de alisamento e tem 10 vezes mais potência que o formol.

Caso utilizada em maiores quantidades do que recomenda a Anvisa (0,1%), a substância pode causar morte em algumas pessoas, devido a uma pneumonia química, responsável por queimar o pulmão no momento em que a pessoa faz inalação de uma grande quantidade de glutaral.

Cuidados essenciais

Por mais que os danos causados por formol e glutaral quando usados incorretamente, seguindo algumas recomendações é possível fazer uma escova progressiva sem maiores danos à saúde:

- Faça a escova progressiva com um profissional habilitado para o procedimento, de preferência um cabeleireiro que você já conheça;

- Peça para que a mistura seja preparada na sua presença;

- Procure, na embalagem do produto, pelo número de registro, ao lado do símbolo da Anvisa;

- Peça para que o cabeleireiro faça um teste em uma mecha do seu cabelo e, a qualquer sinal de ardência, coceira, olhos lacrimejantes ou falte de ar, peça para que o procedimento seja interrompido.

Depois desses cuidados, basta hidratar seus cabelos a cada quinze dias e seus fios estarão protegidos dos danos da escova progressiva.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Meu cabelo esta caindo o que devo fazer?
# Como saber se o cabelo está caindo além do normal

4 Comentários em Danos causados pela escova progressiva
  • marilza balduino disse:
    estou desesperada não sei mais o que fazer fiz uma escova progressiva em outra cabeleireira que não conhecia meu cabelo esta caindo desde a raiz e esta todo quebrado ja fui ate ao dermatologista não sei mais o que fazer so deus pode me ajudar
  • lucya disse:
    Marilza faça uma cauterização e hidratação bastante .
  • SANDRA disse:
    NÃO EXISTE ESCOVA SEM FORMOL, A DIFERENÇA É QUE COLOCARAM OUTROS NOMES:SELAGEM,PLÁSTICAS,BOTOX,ETC.AS MULHERES ESTÃO SE ACABANDO COM ESSES PRODUTOS QUE PROMETEM MIL MARAVILHAS NO INICIO FICA LINDO,DEPOIS MINHA AMIGA SÓ DA CABELO CAINDO PELA CASA, ALERGIA,PONTAS RESSECADAS,OLEOSIDADE, E POR FIM AQUELE CABELO LINDO QUE ANTES NINGUÉM GOSTAVA ACABA SÓ OS FIAPOS E NA BASE DA CHAPINHA ISSO NÃO É VIDA QUERIDAS CUIDAM DOS SEUS CABELOS DE FORMA SAUDAVEL, E PARAEM DE GASTAR RIOS DE DINHEIRO COM PRODUTOS E PROMESSAS DE SALÃO,ANTIGAMENTE TODO MUNDO FAZIA APENAS O RELAXAMENTO E VIVIA SEM ESSES PROCEDIMENTOS AGORA VAI EM UM SALÃO QUE ELS LOGO TE EMPURRAM A TAL DA SELAGEM E PROGRESSIVA.
    • camila disse:
      Eu concordo com tudo que sandra escreveu, e é verdade mesmo é tanto nome que colocam, é tudo a mesma coisa, fui ao salão e “as profissionais” indicam mil mundo de coisa para a pessoa da no cabelo na verdade eles só querem o nosso dinheiro, enfim dei uma escova progressiva com formou, no começo ficou lindo, depois de 2 meses começou a quebrar, já é segunda e ultima vez, que dou mas ta caindo muito da raiz, eu agora só irei tratar, hidratar em 15 em 15 e pronto e da muita cauterização, estou usando várias ampola, pra vê se melhorar o meu cabelo.
  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud