Como acabar com as dores musculares

Saúde

Atualmente é comum ouvirmos pessoas reclamando de dores pelo corpo, as famosas dores musculares. As causas mais comuns têm sido altos níveis de estresse e irritação devido à correria do dia a dia, mas essas dores também são causadas pela prática errada ou intensa de exercícios físicos, mau jeito, postura incorreta e levantar objetos muito pesados de forma errada.

Dores musculares

Quando essas dores são menos frequentes, é possível fazer uso de relaxantes musculares, que aliviam a tensão e dão fim às dores. No entanto, se as dores forem constantes, o uso de remédios a todo momento não é indicado, podendo causar danos à saúde.

Se você sofre com dores musculares constantes, há algumas maneiras de acabar com elas sem que seja preciso tomar diversas cartelas de remédio.

Atividades físicas

Se você passou um bom tempo praticando o sedentarismo e resolveu praticar atividades físicas agora, com certeza vai sofrer um pouco com dores musculares, principalmente nos músculos que foram trabalhados na academia. Porém, você pode evitar dores muito fortes ao começar o treino devagar, de forma moderada, e com o tempo ir aumentando a intensidade e os pesos, para que seu corpo se acostume aos poucos.

Estresse

Pesquisadores da Universidade de Nova York, na tentativa de diminuir o uso de analgésicos, encontraram maneiras simples para eliminar a tensão e dores no pescoço, costas e ombros. Essas dores, ocasionadas por ansiedade, medo ou raiva são causadas pela contração dos músculos e quando ocorrem por muito tempo, desenvolvem dores mais fortes.

Uma forma de acabar com essas dores é fazer exercícios físicos que permitam que você descarregue suas energias. Você pode fazer caminhadas, corridas, andar de bicicleta, praticar natação, musculação e até mesmo fazer sexo. Em casos de tensão psicológica, é bom também conversar com alguém de sua confiança sobre os problemas que a preocupam.

Alimentos que ajudam a prevenir as dores

Pode parecer estranho, mas você pode evitar dores musculares com a ingestão de alimentos certos. Antes de tudo, é preciso entender que essas dores são causadas devido ao ácido lático, que se aloja nas articulações e causa uma dor após a atividade física. Você pode também ter o músculo irritado, que resultará na temida câimbra e vai liberar mais ácido lático.

Para solucionar esses problemas, uma grande ajuda é a ingestão constante de banana, já que ela não exerce efeito instantâneo. Para prevenir dores musculares e câimbras, portanto, é aconselhável que você consuma uma fruta de manhã e outra antes de praticar exercícios físicos. Outro alimento indicado é o gengibre, que tem a capacidade de acabar com irritações estomacais, mas também pode diminuir a irritação muscular causada pelo esforço.

Exercícios para aliviar a tensão

Há alguns exercícios de alongamento que ajudam bastante a diminuir as dores e a tensão. Para isso, os exercícios devem ser suaves, para não causarem dor:

-> Rotação do pescoço: Sente-se em uma cadeira e mantenha ombros, pescoço e membros reto. Vire lentamente a cabeça para a direita, volte à posição inicial e repite o movimento para a esquerda. Faça o movimento 10 vezes de cada lado;

-> Flexão do pescoço: Dobre a cabeça para a frente e encoste o queixo no peito. Mantenha-se nessa posição por cinco segundos e repita o movimento por 10 vezes;

-> Extensão do pescoço: Leve a cabeça para trás, até seu queixo ficar na posição apontando para o teto. Repita o exercício 10 vezes;

-> Flexão lateral do pescoço: Incline o pescoço para o lado, até que sua orelha encoste no ombro (ou até onde você consiga sem que sinta dores). Cuide para que o ombro não levante e o mantenha relaxado, para que o alongamento seja eficaz. Faça 10 vezes essa flexão para cada um dos lados.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Como controlar a compulsão por doces
# Aprenda a se exercitar em casa, sem gastar dinheiro

Publicidade

Deixe seu comentário