Teste caseiro para saber se estou grávida

Gravidez

Hoje as mulheres não passam mais por essas preocupações de terem que recorrer a testes caseiros para saber se estão ou não grávidas. Exames laboratoriais não são caros e a saúde pública oferece aos menos favorecidos, através de postos, esse procedimento de forma gratuita.

Teste de gravidez

Mas ainda assim existem mulheres que ainda recorrem a testes caseiros, usados no tempo de suas avós para saberem se estão grávidas.

-> Como saber que estou grávida?

Tipos de testes de gravidez caseiros

Os tipos de testes de gravidez caseiros mais conhecidos são feitos com a urina da mulher.

– Um deles consiste em colher a própria urina numa panela e levar ao fogo. Quando esta começar a ferver, fique observando. Caso crie uma espécie de nata amarelada sobre a superfície da mesma, o resultado é positivo. Com certeza a mulher está grávida.

– Outro tipo de teste consiste em misturar um pouco da urina da mulher com um pouco de cloro. Se houver alteração na cor da mesma, o resultado é positivo: gravidez na certa.

Esses testes possuem credibilidade?

Por não contarem com outros recursos, as mulheres de antigamente recorriam a esses testes caseiros, usando sempre a urina como elemento para identificar o estado em que se achavam, ou seja, se estavam gravidas ou não.

Quanto à veracidade desses testes, nenhum estudo científico realizado até hoje comprova ou contesta os mesmos. Não temos como saber ao certo.

Testes de farmácias realizados em casa

São muito práticos e eficientes, sem contar que acabam com a ansiedade de saber se está ou não grávida em apenas cinco minutos. São bem mais baratos que os exames laboratoriais e apresentam o resultado de imediato. Quanto à confiabilidade dos mesmos, segundo pesquisas realizadas, o índice chega a noventa e nove por cento de precisão.

Recomenda-se, porém que se repita o teste depois de passados alguns dias para a confirmação do resultado. Caso continue dando negativo e você continua a sentir todos os sintomas de uma gravidez, procure por um médico, pois algo pode estar errado.

-> Primeiros sintomas de gravidez

Tipos de medicamentos que afetam nos resultados desses testes

Somente os medicamentos que contém hormônio gonadotrofina coriônica podem causar um resultado positivo falso. Outros tipos de medicamentos, mesmo as pílulas anticoncepcionais e antibióticos, em nada afetam no resultado desses testes.

Como é feito o teste de farmácia caseiro

O teste de gravidez, comprado em farmácias e feito em casa é realizado com a urina que você coleta num pequeno recipiente em um nível determinado na própria tirinha do teste.

– Você mergulha a mesma na urina por cinco minutos e, se após esse tempo, a tirinha apresentar duas listras vermelhas, o resultado é positivo: você está grávida.

– Caso apresente apenas uma só listra, o resultado é negativo. Atente para um detalhe: caso o teste seja feito muito no início da gravidez, o mesmo poderá dar negativo devido à falta de hormônio suficiente na urina para que esse dê resultado positivo. Então o caso é ir repetindo o teste com o passar dos dias até certificar-se de que a gravidez realmente aconteceu.

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa
Foto: IStockphoto

Confira também

# Informações sobre a pílula do dia seguinte
# Conheça os principais metódos contraceptivos

Publicidade

193 comentários

  • vania fonseca disse:

    Boa Tarde
    Minha menstruação atrasou 9 dias, fiz o teste de farmácia dia 07/11 sábado, deu positivo, tnho consulta dia 11/11 e irei fazer o Beta Hcg!
    Testes de farmácias, são confiavéis?
    Obrigada
    Mas desde já estou mto feliz, estou com mta cólicas eas vezes sinto tremencia nos orgãos baixo ventre rs

    Responder
  • Alice disse:

    Gente, que cor a urina fica com esse teste??? Qual é a quantidade de cloro e quanto tempo tem que esperar?

    Responder
    • ELIZABETE ALVES disse:

      BOA NOITE! EU ESTOU COM 50 ANOS,NO MÊS DE FEVEREIRO DIA 15 FIQUEI VEIO NORMAL PARA MIM,EU NÃO TOMO NADA,E FIZ AQUELE TESTE DA URINA QUE COLOCA O CLORO MUDOU DE COR,MAIS NÃO SEI POR QUE COLOQUEI MUITO CLORO OU NÃO TEM NENHUM PROBLEMA DA QUANTIDADE.O TEM QUE MUDAR DE COR SE FOR POSITIVO.

      Responder
      • Dona Giraffa disse:

        Olá Elisabete, obrigado pelo comentário!

        Não confie muito neste teste de urina caseiro. Compre uma marca boa de teste de farmácia, será bem melhor e mais confiável.

        Boa Sorte!
        Beijos.

        Responder
  • Ana Livia disse:

    Gente no dia 15/05 eu tive uma colica muito forte e veio apenas um dia e muito pouco, no dia 29 seria o dia certo da menstruaçao, tive colicas bem leves e veio bem pouco outra vez meio rosado. Meu peito ficou muito inchado e dolorido do dia 15 ate o dia 29 depois disso voltou ao normal. Não estou com nenhum sintoma , sera que posso estar gravida?

    Responder
  • tereza cecilia disse:

    Gente tive relação sem camisinha no natal, logo depois tomei a pílula do dia seguinte , depois de 10 dias minha menstruação veio, no outro mês tive ciclo de 30 dias e a menstruacao veio , esse mês e pra eu ficar menstruada amanhã mas nem sinal ainda tive cólicas mas ainda não veio nada , to com medo tenho 18 anos posso estar grávida?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Tereza, obrigado pelo comentário!

      Calma, creio que não seja gravidez pois, pelo seu comentário sua menstruação veio certo nos dois meses após a relação.
      A pílula do dia seguinte é uma bomba hormonal e pode influenciar o ciclo menstrual.
      Caso você tenha um atraso superior a 15 dias, aí sim, procure um médico. Mas, desencana, daqui a pouco ela chega!rsrs

      Beijos!

      Responder
  • iracema disse:

    Olá! Não menstruo mais, creio que foi por causa da injeção mais faz um mês que não tomo mais e tenho relação com meu namorado e nesses dias sinto meu seio dolorido que as vezes nem consigo por a mão.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Iracema, obrigado pelo comentário!!
      Se você tem relação com seu namorado e não se previne contra gravidez, sempre tem a probabilidade de estar grávida.
      Procure um médico e faça um exame de gravidez.

      Boa sorte,
      Beijos!!!

      Responder
  • Tereza disse:

    Sai com um rapaz e fiz relação sexual sem prevenção. Não estava tomando remédio a 5dias e mesmo assim no dia seguinte tomei a pilula do dia seguinte, ja faz uns 5 dias o acontecimento agora estou sentindo um inchaço na barriga e mal estar estou com medo que seja gravidez.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Tereza, obrigado pelo comentário!

      O que sempre falo aqui: A pílula do dia seguinte é uma bomba hormonal e pode causar alguns desconfortos e até interferir no ciclo menstrual.
      Lembre-se da grande importância do uso da camisa pois, além da gravidez, você estará se protegendo de muitas doenças sexualmente transmissíveis como Hepatite B e AIDS.
      Cuide-se!

      Beijos!!!

      Responder
      • Stephanie disse:

        Gente minha menstruação chegou no domingo mas eu não sabia e transei com uma pessoa ele disse que gozou dentro mas o lençol estava molhado e o primo dele me disse que ele tinha melado o lençol e agora eu to com medo eu tenho apenas 17 anos ainda e mesmo assim não quero ter filho agora o que devo fazer , fiz o chá do cravo 2 vezes já mas mesmo assim to com medo me ajudem por favor :'(

        Responder
        • Dona Giraffa disse:

          Olá Stephanie, obrigado pelo comentário!

          No período menstrual as chances de gravidez são pequenas, mais existe né. Agora não tem muito o que fazer. Você tem que se prevenir em primeiro lugar, pra não ter que passar por isso.
          A camisinha além da gravidez previne doenças sérias que podem ser transmitidas durante a relação. Cuidado! Tenha mais responsabilidade da próxima vez.

          Boa Sorte!!!

          Responder
  • Deise disse:

    Olá meu nome é DEISE eu não sei se estou grávida..
    Pq passou 3 dias após a relação…
    Só que estou ficando inchada e meus seios inchando…
    e não tomo rémedio…
    Só que a minha menstruação só vem dia 17/05 será que tenho que esperar ate ver se vem…
    para mim saber se estou gravida ou não????

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Deise, obrigado pelo seu comentário!

      Só tem 03 dias que você teve relação? Então, está muito cedo para aparecer os primeiros sintomas de gravidez. Não deu tempo do corpo sofrer as alterações hormonais de uma gestação e qualquer teste de gravidez não seria capaz de detectar.
      Esses sintomas podem ser o seu psicológico. Relaxa!! Espere até o dia da sua menstruação e caso ela atrase ai sim, faça um teste!

      Beijinhos!!!

      Responder
  • Ana Livia disse:

    Ola, bom dia! Meu ciclo é de 28 dias e minha menstruação era para ter vindo dia 30 de abril, dia 12 de maio fiz o teste de farmácia e deu negativo. Devo repetir o exame?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Ana Livia, obrigado pelo seu comentário!

      Seria bom fazer logo o teste de gravidez de sangue, o Beta. É mais confiável.
      Procure o seu médico!!!

      Beijinhos.

      Responder
  • Mirella disse:

    Oi boa tarde, tive relação com meu esposo sem camisinha ele gozou fora e depois continuamos a relação. Durante alguns dias senti uns enjoos mas passou, era pra minha mestruação vir hoje dia 17/05 mas ainda não veio. Posso esta gravida?
    Notei que teve uma alteração na minha barriga tbm, quero muita grávida mas tenho medo de ser psicológico!

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Mirella, obrigado pelo seu comentário!

      O coito interrompido não é método muito confiável, né?!
      Espere sua menstruação atrasar mais tempo, fique tranquila. Você está ansiosa e isso pode atrasar um pouco.

      Beijinhos.

      Responder
  • Ingrid disse:

    Ola, tenho uma neném de 6 meses, tive normal. Estou com suspeita de gravidez e acabei de fazer o teste colocando o xixi pra ferver e subiu uma nata branca. É certeza que eu esteja gravida?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Ingrid, obrigado pelo seu comentário!

      Esses teste caseiros não são sem um pouco confiáveis.
      Faça um teste beta (sangue) e procure o seu ginecologista.

      Boa Sorte!

      Responder

Deixe seu comentário