Responsive image

Teste caseiro para saber se estou grávida

Hoje as mulheres não passam mais por essas preocupações de terem que recorrer a testes caseiros para saber se estão ou não grávidas. Exames laboratoriais não são caros e a saúde pública oferece aos menos favorecidos, através de postos, esse procedimento de forma gratuita.

Teste de gravidez

Mas ainda assim existem mulheres que ainda recorrem a testes caseiros, usados no tempo de suas avós para saberem se estão grávidas.

-> Como saber que estou grávida?

Tipos de testes de gravidez caseiros

Os tipos de testes de gravidez caseiros mais conhecidos são feitos com a urina da mulher.

– Um deles consiste em colher a própria urina numa panela e levar ao fogo. Quando esta começar a ferver, fique observando. Caso crie uma espécie de nata amarelada sobre a superfície da mesma, o resultado é positivo. Com certeza a mulher está grávida.

– Outro tipo de teste consiste em misturar um pouco da urina da mulher com um pouco de cloro. Se houver alteração na cor da mesma, o resultado é positivo: gravidez na certa.

Esses testes possuem credibilidade?

Por não contarem com outros recursos, as mulheres de antigamente recorriam a esses testes caseiros, usando sempre a urina como elemento para identificar o estado em que se achavam, ou seja, se estavam gravidas ou não.

Quanto à veracidade desses testes, nenhum estudo científico realizado até hoje comprova ou contesta os mesmos. Não temos como saber ao certo.

Testes de farmácias realizados em casa

São muito práticos e eficientes, sem contar que acabam com a ansiedade de saber se está ou não grávida em apenas cinco minutos. São bem mais baratos que os exames laboratoriais e apresentam o resultado de imediato. Quanto à confiabilidade dos mesmos, segundo pesquisas realizadas, o índice chega a noventa e nove por cento de precisão.

Recomenda-se, porém que se repita o teste depois de passados alguns dias para a confirmação do resultado. Caso continue dando negativo e você continua a sentir todos os sintomas de uma gravidez, procure por um médico, pois algo pode estar errado.

-> Primeiros sintomas de gravidez

Tipos de medicamentos que afetam nos resultados desses testes

Somente os medicamentos que contém hormônio gonadotrofina coriônica podem causar um resultado positivo falso. Outros tipos de medicamentos, mesmo as pílulas anticoncepcionais e antibióticos, em nada afetam no resultado desses testes.

Como é feito o teste de farmácia caseiro

O teste de gravidez, comprado em farmácias e feito em casa é realizado com a urina que você coleta num pequeno recipiente em um nível determinado na própria tirinha do teste.

– Você mergulha a mesma na urina por cinco minutos e, se após esse tempo, a tirinha apresentar duas listras vermelhas, o resultado é positivo: você está grávida.

– Caso apresente apenas uma só listra, o resultado é negativo. Atente para um detalhe: caso o teste seja feito muito no início da gravidez, o mesmo poderá dar negativo devido à falta de hormônio suficiente na urina para que esse dê resultado positivo. Então o caso é ir repetindo o teste com o passar dos dias até certificar-se de que a gravidez realmente aconteceu.

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa
Foto: IStockphoto

Confira também

# Informações sobre a pílula do dia seguinte
# Conheça os principais metódos contraceptivos

loading...
174 Comentários em Teste caseiro para saber se estou grávida
  • vania fonseca disse:

    Boa Tarde
    Minha menstruação atrasou 9 dias, fiz o teste de farmácia dia 07/11 sábado, deu positivo, tnho consulta dia 11/11 e irei fazer o Beta Hcg!
    Testes de farmácias, são confiavéis?
    Obrigada
    Mas desde já estou mto feliz, estou com mta cólicas eas vezes sinto tremencia nos orgãos baixo ventre rs

  • Alice disse:

    Gente, que cor a urina fica com esse teste??? Qual é a quantidade de cloro e quanto tempo tem que esperar?

  • 1 4 5 6

    Deixe seu comentário