Pular corda para emagrecer rápido

Não, ninguém está ficando maluco. Mas esse é um dos motivos pelos quais as crianças de antigamente eram mais saudáveis e menos gordinhas: elas passavam o dia pulando amarelinha, jogando futebol, bolinha de gude e pulando corda.

Perca peso pulando corda

Pular corda benefícios

-> Veja 10 erros que você deve evitar na hora de emagrecer

Você não é mais criança? Pois volte a ser! A corda é uma das novas aliadas pra quem enjoou da rotina e dos mesmo exercícios.

Confira alguns benefícios e opções de treino capazes de detonar calorias:

A corda ideal

Você encontra cordas desde lojinhas de R$1,99 até em lojas especializadas em esportes. Bom, fato é que o comprimento da corda deve ser um pouco maior que a sua altura. Se você optar por comprar o sisal (um dos matérias em que a corda pode ser feita), compre também um pedaço de mangueira ou alguma borracha. Esses pedaços servirão pra você colocar nas pontas da corda, de modo que eles evitem a fricção dela com as suas mãos.

Pontos trabalhados

Pra pular corda você se mexe inteira. Além disso, você melhora a circulação cardiovascular e ganha resistência muscular, ou seja, você começa a entrar em forma. Quanto aos músculos trabalhados, você irá sentir que seus ombros, glúteos e panturrilhas começarão a ficar mais definidos.

Calorias 

A parte boa: em 30 minutos dessa atividade, você manda para as cucuias cerca de 350 calorias (o equivalente a um hambúrguer bem recheado). Em 1 hora, dá pra queimar até 750 calorias.

Quem não pode fazer

Pular corda é considerado um exercício de alto impacto. Então pessoas que estejam muito acima do peso ou com problemas nas articulações(joelho e calcanhar) estão proibidas de fazer esse exercício. Se você não tem nenhum desses problemas, certifique-se de usar um tênis apropriado e que tenha sistema de amortecimento do impacto, ou seus joelhos sofrerão.

Opções de treino 

Pra quem está parando há um tempinho: o ideal é pegar leve e intercalar o exercício com corrida ou caminhada por 15 minutos, por exemplo. Após esses 15 minutos, pule corda por durante 2 minutos e descanse 30 segundos. Faça isso até completar 30 minutos.

Pra quem já está acostumado com uma atividade física, pode optar por algumas dessas opções:

• Pule com os dois pés por 3 minutos e descanse 15 minutos.

• Pule com intensidade leve por 30 segundos e vá aumentando a velocidade a cada 30 segundos. Repita até completar no máximo 30 minutos.

• Pule com os pés alternados, dando chutes no ar. Assim você trabalhará os músculos dos glúteos. Faça até que você pule 40 vezes em cada pé.

• Pule alternadamente, elevando o calcanhar próximo ao bumbum. Faça por 2 minutos.

• Pule alternadamente, elevando os joelhos ao peito na altura máxima que você conseguir. Faça por 2 minutos.

• Pule 20 vezes num pé e depois 20 no outro. Repita por 2 minutos.

• Pule e gire o quadril ao mesmo tempo para trabalhar os músculos da cintura. Faça por 2 minutos.

-> Alimentos para repor as energias logo após o treino

A sua respiração dirá se o exercício está sendo feito da maneira correta. Caso você se sinta ofegante, diminua o ritmo.

E pra aqueles que não gostam de rotina na hora do exercício, vale pular direto por 15 minutos. Mas novamente, o cuidado com as articulações, com o calçado escolhido e com o terreno onde será praticada a atividade deve ser redobrado. Ou qualquer pulo em falso te levará ao próximo pronto socorro e você terá seu pé imobilizado.

Todos os exercícios só dão resultados se praticados com regularidade e por pelo menos 20 minutos diários. Se você se propôs a treinar a sério, não desanime e nem queira resultados rápidos!

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Como eliminar a barriga indesejável?
# Aprenda a se exercitar em casa, sem gastar dinheiro

2 Comentários em Pular corda para emagrecer rápido
  • Bruna disse:

    Acho que o resultado varia de corpo para corpo mas com certeza é um bom exercício.

  • Mariana disse:

    Olá excelentes dicas vou praticar adoro pular corda ,obrigada.

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Loading...
    Publicidade

    Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud